Índice
Provavelmente muita gente não se lembre, mas o SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens curtas (daí o seu nome) que pode ser realizado via aparelho celular. Esse serviço usa um protocolo de comunicação padronizado que é extensamente utilizado por diversos tipos de empresas.
Mesmo que, hoje em dia, os usuários não utilizem mais tanto o SMS como primeira forma de comunicação, já que hoje é mais comum falar pelo Whatsapp e pelo Facebook Messenger, ele ainda tem um papel importante dentro da sociedade e, principalmente, no setor de marketing.
O SMS surgiu em 1985, desde então o seu uso só tem aumentado. E a tendência é que aumente acada vez mais! Isso porque todo mundo, para ter um celular, precisa estar associado ao SMS, portanto, este é um dos serviços com mais usuários no meio mobile.
Quais são as empresas que usam o serviço de SMS?
Primeiramente as empresas de telefonia, já que para registrar uma nova linha de celular é fundamental utilizar o sistema de SMS para receber a validação. Mas outro mercado enorme são os departamentos de marketing de grandes empresas.
Elas perceberam que as pessoas leem mais as mensagens de SMS do que os e-mails quando mandados por empresas, o que dá um total de 75 mensagens lidas a cada 100 enviadas, um aproveitamento de 75%. Também perceberam que é muito mais barato investir no SMS do que em publicidade impressa.
Outras vantagens são a rapidez com que é possível criar uma mensagem, já que ela não apresenta nenhuma necessidade de edição, bem como a capacidade de mensurar e de quantificar os resultados através de ferramentas e relatórios complexos que mostram tudo o que é preciso saber. Tudo isso se soma ao fato de que o mercado de dispositivos móveis estar numa crescente e, com isso, são mais usuários recebendo SMS. E ainda tem a segurança do sistema de SMS.
Exemplos de empresas usando SMS para o relacionamento com os clientes
As imobiliárias estão usando o SMS para avisar de novos imóveis para vendas ou para aluguéis pedindo que somente os interessados respondam ao anúncio enviando um SMS já marcando uma visita, evitando a necessidade de telefonemas e até mesmo de pesquisas na internet.
Uma empresa que também usa este tipo de serviço é a BitCasino, a qual manda diversas informações de forma confidencial para os seus usuários cadastrados. Dessa maneira, eles têm acesso, principalmente, aos bônus e às promoções, como também confirmações de ações que tomam dentro do site.
Outras empresas são os mercados online que mandam mensagens avisando sobre as entregas e também sobre os produtos que podem estar faltando ou não, dessa forma, o cliente não é pego de surpresa.
SMS é um serviço simples e versátil – Para cada empresa uma solução
Ou seja, para quem acreditava que o SMS não tinha mais importância dentro do celular, engana-se. Esta é a ferramenta mais antiga, mais prática e mais fácil de se comunicar com clientes pelo celular.
E cada uma das empresas devem adaptar a ferramenta ao seu segmento, utilizando-o da melhor forma possível para garantir melhores soluções e melhores atendimentos aos seus clientes, trazendo vantagens para todos.
Com equilíbrio, não há inovação de privacidade, mas sim um serviço que faz falta quando não recebido. Usar o SMS com inteligência é fazer com que o cliente o espere e deseje-o receber.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.