Entenda o que são os "voos fantasmas" das companhias americanas. Companhias aéreas estão sendo investigadas por venderem mais passagens do que podem atender. Prática é conhecida como "voos fantasmas"

Entenda o que são os “Voos Fantasmas” das companhias americanas

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Companhias aéreas estão sendo investigadas por venderem mais passagens do que podem atender. Prática é conhecida como “voos fantasmas”

A época de final de ano é conhecida por ter muitas viagens de avião e, de olho na alta demanda, algumas empresas de passagens aéreas acabaram vendendo mais voos do que realmente podem atender. Isso tem nome: voos fantasmas. E se não possui capacidade para cumprir o que prometeram, é necessário realizar cancelamentos, estornos e demais procedimentos, sem contar que quem comprou a passagem pode ficar de mão atadas e muitas vezes, não consegue chegar ao esperado destino.

A empresa que mais está sendo investigada é a Southwest Airlines, que alegaque as más condições climáticas foram o principal motivo para tantos cancelamentos durante os últimos dias de 2022. O Departamento de Transportes dos EUA percebeu que o fenômeno foi maior do que deveria e muitos passageiros tiveram problemas. Entenda o caso agora.

Southwest Airlines teve mais de 15 mil cancelamentos

O Departamento de Transporte dos EUA abriu uma investigação para analisar se as companhias aéreas dos EUA estão aderindo à prática de voo fantasma e vendendo mais passagens do que realmente podem oferecer.

Clientes afetados por possível prática de voo fantasma da southwest airlines
Departamento de transporte dos EUA cita que cancelamentos foram maiores do que o esperado (Foto: Reprodução/internet)

A polêmica se instalou quando, durante a última semana de 2022, mais de 16 mil voos da Southwest Airlines foram cancelados. É verdade que as tempestades de neve nos EUA foram um dos principais motivos para que os aviões fossem impedidos de decolar, mas órgãos de consumidores perceberam que mesmo os problemas relatados, a quantidade de cancelamentos foi muito acima do esperado.

O DOT (Department Of Transport) também está investigando se os executivos da Southwest se envolveram em agendamentos irrealistas de voos, o que, segundo a lei federal, é considerado uma prática injusta e enganosa. O DOT aproveitará toda a extensão de seu poder de investigação e fiscalização para garantir que os consumidores estejam protegidos.

Porta-voz sobre possível prática de voo fantasma

A empresa, em sua defesa, alega que o sistema que usa no dia a dia, desenvolvido pela GE Electronics, não realizou o devido gerenciamento à medida que voos em mais de 50 aeroportos precisaram ser cancelados, devido às tempestades de neve que foram se agravando. Apesar da justificativa, o Departamento de Transportes dos EUA acredita que a quantidade de passagens vendidas faz parte de uma demanda que jamais poderia ter sido atendida pela empresa.

Voos fantasmas ou problemas de clima?

Quando questionada sobre agir nos dias que era impossível realizar viagens, a Southwest Airlines cita que o clima estava tão gelado nas cidades de Chicago e Denver que as equipes não puderam ser enviadas. A empresa negou que faz parte do conglomerado do voo fantasma e que “foi realizado um planejamento para o período de final de ano”. Confira:

Nossa programação de voos de férias foi cuidadosamente projetada e oferecida aos nossos clientes com o respaldo de um plano sólido para operá-la e com ampla equipe. Nossos sistemas e processos ficaram sobrecarregados enquanto trabalhávamos para nos recuperar de vários dias de cancelamentos de voos em 50 aeroportos após uma tempestade sem precedentes. Estamos extremamente focados em aprender com este evento, mitigando o risco de uma ocorrência repetida e oferecendo a hospitalidade e o excelente serviço que nossos clientes esperam de nós.

Southwest Airlines sobre acusações de voo fantasma

A GE Electronics ressaltou que o sistema desenvolvido para a empresa que mais está sendo investigada pelo Departamento de Transportes dos EUA funcionou dentro do esperado e que segue trabalhando para que problemas causados sejam resolvidos.

A ferramenta GE Digital integrada aos sistemas da Southwest funcionou conforme projetado durante todo o evento, e estamos trabalhando com eles para definir novas funcionalidades à medida que melhoram a capacidade de reprogramação da tripulação. 

GE Electronics sobre erro que causou venda de voo fantasma

Estima-se que com os cancelamentos, reembolsos e custos de estadias para os clientes afetados, a perda de dinheiro pode chegar a US$ 725 milhões e US$ 825 milhões quando tudo estiver resolvido. A empresa também precisa lidar com possíveis multas após a investigação ser finalizada. A grande dúvida é: como tantas passagens foram vendidas se a empresa sabia que o que estava por vir em relação ao clima?

Outras empresas estão sendo investigadas

Pode-se dizer que a investigação para saber se a prática de voo fantasma realmente aconteceu foi derivada de uma fala de Scott Kirby, CEO da United Airlines. Ele citou que “muitas empresas” estão sobrecarregando seus sistemas e que os consumidores estão sendo os mais afetados.

O sistema simplesmente não consegue absorver o volume hoje, muito menos o crescimento que é esperado. Existe um número de companhias aéreas que não consegue fazer seus voos programados, e os consumidores estão pagando o preço. O que aconteceu no final de ano não é algo isolado causado pela meteorologia, e não foi apenas em uma companhia aérea.

Scott Kirby, CEO da United Airlines

Há uma grande pressão sobre o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, que vem sendo criticado desde o começo de seu mandato. O CEO da United Airlines deu uma pequena alfinetada em Pete ao citar que na verdade, o governo dos EUA está permitindo a prática de voos fantasma. Ele justificou isso ao citar que empresas como Alaska, Frontier e Spirit Airlines não tiveram o mesmo número de cancelamentos que a Southwest Airlines, mas que a quantidade foi tão alta quanto as da United, American e Delta.

Cancelamentos de passagens aéreas nos eua
Outras companhias aéreas dos EUA estão sendo investigadas (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo informações do The New York Times, o Departamento de Transportes dos EUA está investigando “três companhias aéreas”, sem citar nomes. Mais detalhes devem ser compartilhados em breve, mas a principal reclamação dos órgãos de consumidores é que os voos fantasmas estão sendo utilizados apenas para conseguir dinheiro dos clientes, sem a realização da viagens conforme o que foi combinado no primeiro momento.

Você teve problemas de viagens no final do ano? Como tudo foi resolvido? Diga pra gente nos comentários!

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Com informações: Aeroin l NPR l Jalopnik


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