Apple e Samsung brigam há anos pela liderança no concorrido mercado de smartphones. A empresa sul-coreana, no entanto, vem ganhando fôlego na corrida.
Apesar da velha reclamação em relação à utilização de frames de plástico na manufatura de seus telefones (haja a vista a preferência dos consumidores pelo uso de metais como o alumínio), a Samsung vem conquistando a satisfação dos usuários de seus smartphones e tablets.
Na semana passada, uma pesquisa americana de satisfação do consumidor, que analisou 230 marcas diferentes e entrevistando 70.000 pessoas, concluiu que a Samsung atingido um score de satisfação de 81 pontos (numa escala de 0 a 100 pontos). Este valor é 6,6% maior que o atingido no ano passado, colocando a empresa num patamar acima da Apple, com 79 pontos.
A pesquisa também aponta que a nota de satisfação do consumidor obtida pela Apple está em declínio constante desde 2012, quando atingia 83 pontos no índice.
Base- line |
95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 00 | 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | Previous Year % Change |
First Year % Change |
|
Samsung Electronics | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 73 | 71 | 73 | 70 | 71 | 70 | 76 | 74 | 71 | 76 | 81 | 6.6 | 11.0 |
Apple | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | 83 | 81 | 79 | -2.5 | -4.8 |
Cellular Telephones | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 69 | 69 | 70 | 70 | 71 | 72 | 76 | 75 | 74 | 76 | 78 | 2.6 | 13.0 |
Nokia | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 72 | 70 | 69 | 72 | 74 | 74 | 76 | 73 | 75 | 76 | 77 | 1.3 | 6.9 |
Motorola Mobility (Google) | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 70 | 70 | 71 | 72 | 74 | 72 | 76 | 77 | 73 | 77 | 77 | 0.0 | 10.0 |
HTC | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | 75 | 72 | 75 | 4.2 | 0.0 |
BlackBerry | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | 69 | 69 | 74 | 7.2 | 7.2 |
LG Electronics | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | 75 | 71 | 73 | 2.8 | -2.7 |
All Others | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 64 | 66 | 68 | 70 | 70 | 73 | 77 | 74 | 73 | 76 | 71 | -6.6 | 10.9 |
Kyocera | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 70 | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | NM | -999.0 | -999.0 |
Acredita-se que, com uma média de 1 lançamento de smartphone Galaxy a cada 7 dias, e apresentando modelos que representam o máximo em tecnologia de hardware como o Galaxy Note 4 e Galaxy S5, a Samsung agradou a maioria dos consumidores neste último ano, ou teve sucesso em atender mais nichos de mercado do que a concorrente.
A Apple, por outro lado, sofre para acompanhar a velocidade da Samsung em lançamentos e teve o nome da empresa manchado com reclamações como o “bendgate” (que denunciava a facilidade de entortar o corpo do iPhone 6 e 6 Plus) e problemas relacionados ao aplicativo de Mapas da Apple, ou até com a antena de alguns modelos de iPhone, nos anos anteriores.
No entanto, a Samsung anunciou um declínio no lucro angariado no último trimestre fiscal de 2014, sendo este o primeiro declínio em 3 anos. Para tentar retomar o crescimento, o diretor de relações com investidores Robert Yi confirmou que a empresa “não foi rápida o suficiente” em reagir às mudanças de mercado e deverá responder com mais foco em “eficiência”, implicando numa mudança para produzir menos aparelhos.
Fonte: American Customer Satisfaction Index (ACSI), Tech Times.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.