Se tem uma coisa que os pesquisadores da Purdue University não gostam é um aplicativo Android ineficiente. Eles já revelaram como diversos aplicativos gastam quantidades enormes de energia rodando propaganda (por exemplo: 63% do consumo do jogo Angry Birds é gasto para mostrar propaganda), e agora confirmaram algo que há tempos se suspeita: muitos aplicativos do Google Play também contém “bugs de energia”.
Especificamente, existem aplicativos que usam controle de energia ou API de “wakelock” que barram o telefone de entrar em modo de economia (sleep). Grande parte dos desenvolvedores usam o wakelock corretamente, mas cerca de 25% cometem erros em como eles lidam com diferentes APIs, o que pode levar um aparelho com bateria cheia a drenar a bateria em menos de 5 horas.
Mais de 187 aplicativos que utilizam wakelock foram testados. Destes, 42 continham erros. A lista dos aplicativos ainda não foi divulgada, eles devem liberar uma publicação na próxima semana mostrando um método automático para detectar esses problemas. Será um novo aplicativo?
Particularmente espero que seja, muitos colegas listeiros e amigos sempre reclamam que tem alguma coisa dreanando a bateria do celular, e os procedimentos para descobrir o resultado do real ladrão são sempre bem complexos, espero que algum aplicativo bem direto nesse ponto nos ajude a melhorar o consumo dos nossos aparelhos.
via Engadget.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.