Índice
A Samsung aproveitou o início de fevereiro para realizar o Galaxy Unpacked 2023, grande evento onde trouxe ao mundo a linha Galaxy S23 e também novos notebooks Galaxy Book3.
Focando na linha de notebooks, os 4 modelos anunciados pela marca demonstram que ela está cada vez mais empenhada em liderar o segmento de computadores pessoais. E, para saber mais dessa fase, o Showmetech teve a oportunidade de conversar com Mincheol Lee, vice-presidente e chefe da equipe Global Eco Biz da empresa.
Samsung enxerga crescimento contínuo em PCs
A linha Galaxy Book foi apresentada ao mercado em 2021, com a proposta de trazer para os notebooks algumas das vantagens dos smartphones. Em 2022, ela se expandiu com o Galaxy Book2 e chegou em 21 novos países. Agora em 2023, com a chegada do Galaxy Book3, o foco será mostrar a evolução no desenvolvimento e criação dos aparelhos através de 4 modelos: Galaxy Book3 Pro de 14” e 16”, Galaxy Book3 360 e Galaxy Book3 Pro Ultra.
Segundo Mincheol Lee, análises feitas internamente pela empresa mostraram o crescimento do segmento de PCs, comparando o momento atual do mercado, com o pré-pandêmico. Esse crescimento foi ainda mais acentuado em máquinas premium, onde a Samsung já domina 50% do market share.
“Acreditamos que esse crescimento e a parcela do mercado da Samsung se deram por conta da maior utilização de práticas de trabalho remoto e também por entendermos que o PC é uma forma importante de se manter conectado.”
Mincheol Lee, Vice-Presidente e Chefe da Equipe Global Eco Biz da Samsung.
Para seguir a proposta de manter a linha de notebooks com essa grande gama de conexões, Lee afirma que a Samsung utilizou na construção e desenvolvimento dos notebooks toda a expertise adquirida no mercado mobile, com a linha Galaxy de smartphones.
Dito isso, os modelos anunciados contam com diferentes focos: o Galaxy Book3 Ultra chega com hardware de ponta e alta performance, garantida pelo processador Intel i9 de décima terceira geração e placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4050 ou 4070, além de contar com opções de RAM de 16 e 32GB; o Galaxy Book3 Pro 360 tem tela sensível a toques e formato 2-em-1 que deixa você usá-lo como tablet, até com caneta S Pen, e opções de 8,16 ou 32GB de RAM; e o Galaxy Book3 Pro é a base da linha, com dois tamanhos de tela (14 e 16 polegadas) e placa gráfica e CPUs Intel de última geração, com as mesmas opções de memória RAM de seu irmão 2-em-1.
Os 4 novos modelos contam com padrão de tela 16:10 Dynamic AMOLED e suporte HDR(sendo que o Galaxy Book3 Pro está disponível em modelos de 14″ e 16″, enquanto o Galaxy Book3 Pro 360 e o Galaxy Book3 Ultra só estão disponíveis com 16″), para uma maior fidelidade nas cores exibidas na tela, e buscam aliar a integração com outros aparelhos da Samsung e desempenho poderoso. Os modelos, graças ao ecossistema, também facilitam a utilização de tablets como segunda tela — seja como monitor duplo, estendido ou espelhado — principalmente se ele for da linha Galaxy Tab S7, S7+, S7 FE, S8, S8+ ou S8 Ultra.
“Desde 2021, com o lançamento da linha Galaxy Book, estamos entendendo as necessidades dos usuários de PC. Com a apresentação dos novos Galaxy Book3 no primeiro Unpacked do ano, queremos apresentar a um público ainda maior nossos produtos.”
Mincheol Lee Lee, Vice-Presidente e Chefe da Equipe Global Eco Biz da Samsung.
A importância das parcerias para o Galaxy Book3
Lee também comentou sobre como parcerias com empresas como Microsoft, Intel e NVIDIA também são importantes para o sucesso da linha de notebooks. Segundo o executivo, com a Samsung trabalha em conjunto com os representantes mais relevantes do mercado, para integrar soluções de última geração em seus produtos.
Essas parcerias se traduzem no uso de processadores de ponta – como a linha Intel de décima-terceira geração – placas gráficas potentes – como a NVIDIA GeForce RTX 4070 – e sistema operacional atualizado – como o Windows 11 da Microsoft.
E essas características não estão somente no modelo mais poderoso – Lee também destaca que tanto o Galaxy Book3 Pro e o Galaxy Book3 Pro 360 também contam com tecnologias de ponta, mantendo um conjunto de itens essenciais bem similares.
“A parceria com demais líderes do setor de tecnologia é essencial para nós. A Samsung está em constantes conversas com a Microsoft, Intel e NVIDIA para descobrir quais serão os desafios que devemos vencer na indústria, e isso reflete-se na qualidade dos produtos que oferecemos ao público.”
Mincheol Lee, Vice-Presidente e Chefe da Equipe Global Eco Biz da Samsung.
A importância do Brasil para a empresa
Finalizando a conversa, Lee falou sobre a importância do Brasil nos planos da empresa, com o executivo afirmando que a Samsung pretende continuar expandindo a capacidade de produção local no país, além de sempre estar analisando as demandas e necessidades do consumidor brasileiro.
“Nós fazemos questão de apresentar nossos produtos para os consumidores do Brasil, e isso se reflete em bons números, com a Samsung assumindo a liderança do mercado brasileiro de notebooks desde 2021”.
Mincheol Lee, Vice-Presidente e Chefe da Equipe Global Eco Biz da Samsung.
O executivo reforça a intenção da Samsung em permanecer líder na venda de notebooks ao redor do mundo. Ele explica que a Samsung tem como meta que 1 em cada 4 donos de smartphones da linha Galaxy tenham um notebook Galaxy Book até 2025.
Veja também
Conheça as diferenças entre o Galaxy S23 e S22
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.