Índice
A Sony Mobile convidou o Showmetech para uma entrevista exclusiva com o Joe Takata, gerente de produtos da divisão. Em um almoço com um clima bastante descontraído, pudemos conversar sobre o portfólio 2013 da japonesa. Assuntos como mercado, lançamentos, atualizações e até algumas falhas em smartphones foram discutidos.
Durante a entrevista, o que pude notar é que a patrocinadora oficial da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, começou o ano decidida a ganhar uma fatia no mercado de iPhones e Galaxys (#ogiganteacordou ?). Confira na nossa matéria o que a Sony já fez e os planos para garantir seu lugar ao sol.
Quem é a Sony no mercado?
A Sony é uma empresa japonesa presente há 67 anos no mercado e uma importante fabricante de equipamentos eletrônicos. Seu catálogo é bem variado e vai de televisores a equipamentos médicos, passando por fones de ouvido e computadores.
A companhia entrou no mercado de celulares em uma pareceria com a Ericsson, formando a Sony Ericsson. Infelizmente (ou felizmente) o casamento entre as duas gigantes não deu certo e em fevereiro de 2012, a Sony comprou a parte da Ericsson e virou Sony Mobile Communications.
Segundo Joe Takata, essa mudança de nome foi extremamente importante para o crescimento da empresa, pois a marca já era consolidada e isso despertou nos usuários mais confiança e uma expectativa de produtos de qualidade. E, convenhamos, a mudança veio em boa hora, pois a Sony Ericsson vinha amargando prejuízos por muitos anos, isso sem contar a enorme lista de reclamações de clientes.
Após o “término”, a Sony continuou utilizando a linha Xperia, mas com um enfoque diferente. Aparelhos da série não eram bem recebidos antigamente, mas agora possuem lugar de destaque nos mercados (e imprensa) nacional e internacional.
Portfólio de 2013
Atualmente no Brasil, a japonesa possui 5 aparelhos em seu portfólio de 2013 (até agora), contra 4 do ano passado. É notável a diferença de estratégia. (www.losaltosresort.com) Segundo Takata, as vendas da Sony triplicaram nos meses abril e maio de 2013, se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso ocorreu após o lançamento de dois modelos de entrada Xperia J (veja nosso review aqui) e o Xperia E Dual (veja nosso review aqui), em fevereiro.
O Xperia ZQ (veja nosso review aqui), anunciado na CES 2013, também chegou para aumentar as vendas de empresa. Lançado no Brasil em maio, o top de linha esgotou na pré-venda em apenas 24 horas. Um retorno incrível dos consumidores a uma empresa que está se recuperando de um período turbulento.
Recentemente foram anunciados o Xperia L, um mid-end com foco na melhor experiência em câmera, e o Xperia SP, um smartphone com 4G e configurações de top de linha, mas com preço acessível.
Com exceção do Xperia L, tive a oportunidade de conhecer todos os outros smartphones da linha 2013 e uma característica marcante entre eles é o design sofisticado. Não me canso em elogiar. Inclusive a própria Sony vê isso como um diferencial de mercado. Takata conta que para vencer em um mercado de Galaxys, a japonesa tem produzido produtos de alta qualidade (mesmo os modelos de entrada), utilizando materiais premium em detrimento do plástico e valorizando pequenos detalhes, como por exemplo os leds de notificação e botão de power (centralizado na lateral do aparelho e com design diferenciado).
Além de modelos bonitos, a Sony traz ao consumidor toda sua experiência de mercado de câmeras, televisores e até jogos para seus celulares. A japonesa quer facilitar cada vez mais a vida do usuário e garantir uma conectividade simples, onde o smartphone seria o ponto central de conteúdo. Para isso, a empresa tem investido bastante na tecnologia One Touch, que utiliza o NFC (Near Field Communication) como auxiliar, ou seja, a conexão é estabelecida apenas encostando um aparelho em outro. A Sony possui atualmente 60 produtos com esta função (de televisores a fones de ouvido).
Vendi. E agora? Como fidelizar o usuário?
Pós-venda. Um dos termos bastante utilizados na atualidade e que as empresas tem se preocupado bastante. Isso porque com as redes sociais, a reclamação de um cliente pode chegar a níveis astronômicos, podendo afetar o futuro da empresa. A Sony se preocupa com sua imagem construída ao longo destes 67 anos e está trabalhando muito nesta área.
Ao questionar Takata sobre a política de atualizações dos aparelhos, fui informado que a Sony pretende atualizar todos os aparelhos da linha 2013, inclusive os modelos de entrada (Xperia J e Xperia E dual já receberam updates). “A Sony tem a menor fragmentação [versões desatualizadas do Android] se comparada ao seus concorrentes”, completa.
Os modelos de 2012, Xperia S, Xperia P e Xperia go já receberam o Jelly Bean (Android 4.1) recentemente.
Já a atualização para Android 4.2.2 do Xperia ZQ, vazada esta semana, ainda não há data de chegada no Brasil. Porém a Sony informou que está previsto um update para o aparelho em agosto, mas ainda não possuem especificação detalhada para divulgarem.
De acordo com Takata, o processo de atualização de software de aparelhos entre fabricantes e operadoras abrange detalhados testes de compatibilidade. As operadoras fazem diversas experiências de qualidade em sua rede antes liberar o update. Apesar de ser uma preocupação boa, ficamos ansiosos aguardando atualizações que já saíram lá fora.
Uma dúvida comum entre os donos dos Xperia Z e Xperia ZQ é se o problema do wifi dos smartphones pode ser solucionados apenas com atualização de software (durante nosso review, entramos em contato com a assessoria e fomos informados que a antena dos aparelhos seria “sensível”). Fomos informados que há uma atualização para os modelos internacionais, ainda em testes para o brasileiro, que melhora um pouco a performance do wifi (será que é a que será lançada em agosto?).
O que podemos esperar?
Devido às copas no Brasil, temos somente a ganhar com a parceria Sony e Fifa. A japonesa informou que “o Brasil é o foco da empresa”. Não apenas em relação a produtos, mas também em engajamento de eventos. Este link tecnologia e futebol veio para beneficiar os consumidores tupiniquins, aumentando a interatividade em todas as áreas de atuação da companhia.
Para o restante de 2013, podemos esperar o recém-lançado phablet Xperia Z Ultra (sem previsão de chegada ainda) e o tablet Xperia Z (será lançado no próximo trimestre). Questionei sobre a vinda do Xperia Z e a Sony se mantêm firme e não lançará o modelo no Brasil (uma pena). O Xperia C, um smartphone dual-chip com configurações de topo de linha, anunciado esta semana para o mercado chinês, também não deve desembarcar por aqui.
Ainda podemos esperar muito mais da Sony. Segundo Takata, a empresa está estudando e investindo em mais acessórios para os aparelhos, mas ainda não temos detalhes, por ser uma informação confidencial. E é possível que o portfólio aumente ainda mais até o final do ano (incluindo aparelhos coloridos – além das versões preto e branco), garantindo que mais pessoas, de diferentes poderes aquisitivos tenham acesso às tecnologias da empresa.
Em nome da equipe do Showmetech, agradeço à Sony pela confiança e por proporcionar um momento de aproximação que com certeza gerará muitos frutos futuramente.
Agradecemos, também, aos participantes da comunidade DroidBr que enviaram suas perguntas. Esperamos ter atendido às expectativas.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.