Índice
A Samsung, de fato, conseguiu novamente atrair a atenção do público com o lançamento do Galaxy S8 e S8+ em um evento realizado em Nova York. Os novos dispositivos têm tela maior e “infinita”, além de uma série de outros recursos que foram resgatados para encarar os concorrentes.
No evento, que foi cheio de novidades, a Samsung anunciou outros produtos como a nova câmera Gear 360, mas o foco está nos smartphones.
André Varga, diretor sênior de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung, conversou com o Showmetech a respeito dos novos celulares topo de linha da fabricante e contou em primeira mão algumas novidades dos aparelhos.
Reconquistando o consumidor
No ano passado a Samsung lançou o Galaxy Note 7, que após problemas com o módulo de bateria precisou ter sua produção e comercialização interrompidas. Meses após o acontecido, os Galaxy S8 e S8+ chegam para reafirmar a confiança da empresa com os usuários.
“O Galaxy S8 e S8+ são os lançamentos mais importantes que nós temos no ano de 2017.”
Para muitos, os dois aparelhos são apenas “upgrades”, porém a Samsung quer mostrar que eles são mais do que isto. Logo de cara, temos o “display infinito” que ocupa muito mais espaço do corpo dos aparelhos do que na geração anterior. Para efeito de comparação, a tela do Galaxy S8 é de 5,8″ contra 5,5″ do Galaxy S7 Edge.
Na sua versão maior, o dispositivo tem uma tela de 6,2 polegadas. “O segredo dessa tela infinita é aproveitar a estrutura do produto, fazendo com que as bordas sejam minimizadas“, cita André, complementando que “os produtos não ficaram maiores, apenas as telas.“
O botão home também passou longe desta geração. Ou quase isso. “Fisicamente você não vai ter mais este botão, mas ele está lá na tela.“
Para aproveitar mais o espaço, a Samsung também retirou o botão home, porém ainda existe um sensor tátil ali no mesmo lugar. Basta pressioná-lo e você terá a impressão de que está apertando um botão. O leitor biométrico, por sua vez, não ficou de fora: ele, agora, está na parte traseira, ao lado da câmera.
Mais segurança com o leitor de íris
O leitor biométrico, que agora está na traseira, conta com um “amigo” para elevar a segurança dos usuários. Bem como no Note 7, o Galaxy S8 e S8+ contam com leitor de íris, trazendo níveis de segurança maiores.
“O reconhecimento de íris, se comparado ao leitor biométrico, é considerado até 20% mais seguro.”
A íris (dos dois olhos) são estruturadas, digamos assim, logo aos 18 meses de vida, e não são alteradas dali em diante – menos em casos de acidentes, claro. Por se tratarem de dois registros diferentes, o nível de segurança passa a ser maior, ainda mais considerando que você não pode usar fotos da íris para desbloquear os celulares.
E, sim, o reconhecimento de íris da Samsung é muito rápido e funcional. Varga também já revelou que o recurso será utilizado no Samsung Pay, serviço de pagamentos móveis da sul-coreana. Como citado em 2016, a expectativa também é de que o recurso seja implementado em aplicativos de bancos e afins.
“Hey, Bixby!”
Vocês conhecem a Bixby? Seguindo os passos de outras empresas concorrentes, a Samsung trouxe nos novos aparelhos a sua assistente virtual, chamada de Bixby. Ela não foi criada para “competir”, de fato, com a Siri ou Google Assistant, por exemplo. A premissa, porém, é basicamente a mesma.
Como Varga cita durante a entrevista, a Bixby é multitarefa e você pode utilizar os seus recursos mesmo dentro de outros aplicativos. Nestes casos, a assistente divide a tela para que as informações sejam exibidas rapidamente.
Ainda não temos nenhuma data de lançamento prevista para a chegada da compatibilidade da Bixby com o português brasileiro. Até então, a assistente virtual do Galaxy S8 e S8+ só é compatível com inglês e o coreano.
E quando eles chegam ao Brasil?
Com lançamento previsto para o dia 21 de abril nos Estados Unidos e Europa, Varga diz que ainda não temos nenhuma data de lançamento estipulada para a chegada do Galaxy S8 e S8+ em território nacional.
Os preços dos produtos e data de lançamento foram vazados há poucos dias, e o anúncio do produto será no ida 17 de abril. Se as informações estiverem corretas, eles chegarão ao país na primeira semana de maio, e estes são os supostos preços:
- Galaxy S8: R$ 3.999;
- Galaxy S8+: R$ 4.299.
Mesmo que estes não sejam valores oficiais, é bom ir se preparando se quiser adquirir os novos celulares da Samsung com tela infinita. Até lá, você também pode aproveitar para conferir o nosso hands-on com os dois modelos. Também, segue a entrevista na íntegra:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.