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Após publicar um vídeo no domingo (23), Elon Musk, que deu seu lugar de chief executive officer (CEO) do Twitter para Linda Yaccarino, publicou na rede social que uma mudança importante chegaria: o Twitter muda para X, trocando seu pássaro azul para um logo com apenas uma letra em preto e branco. Mas outras mudanças estão por vir, com uma maior presença de inteligência artificial (IA). Confira mais sobre essa e outras mudanças a seguir:
Quando e como surgiu a ideia do X?
Você já ouviu falar do aplicativo chinês WeChat? Ele junta diversas soluções em uma única plataforma, útil para transferência de dinheiro, troca de mensagens, minijogos, pedir comida por delivery, pagar boletos, entre outras diversas funções. Do outro lado do mundo, a ideia do app X, que vem do CEO da Tesla, Elon Musk, é muito semelhante ao app chinês. Inclusive, havia uma ideia de logo para o site:
Idealizado primeiro em 1999, ele queria que o X fosse uma solução para realizar compras, publicar pensamentos, assistir vídeos, etc. No entanto, sua iniciativa não se tornou o que ele esperava e, em junho de 2001, ele foi vendido para a empresa Confinity, tornando-se o PayPal nessa mesma época. Esse evento deu origem a um sistema de pagamento tão consolidado que, em julho de 2015, o PayPal passa a ser independente.
No entanto, o investidor que acabou com o pássaro azul publicou, em 10 de julho de 2017, que havia retomado a posse sobre o site X.com. Dessa forma, o PayPal não detém mais direito sobre o site, segundo o que Musk falou em seu perfil no Twitter. Sua satisfação ficou explícita no post.
“Sem planos por hora, mas [o X.com] tem um grande valor sentimental para mim”.
Elon Musk, via Twitter.
O que acontece agora que o Twitter muda para o app X?
A mudança principal que chega à rede social vai incluir, principalmente, o uso de inteligência artificial em diversas funções que o Twitter já dispõe. Além da chegada mais forte de IA, o aplicativo X vai dispor de atualizações que vão permitir fazer pagamentos por ele, para estimular a compra e a aquisição de bens, serviços e outras transações comerciais.
“A partir do suporte da IA, o X irá conectar todos nós de jeitos que nós só começamos a imaginar“, descreveu Yacarinno em um fio (sequência de tuítes, ou –como agora serão chamados, de acordo com Musk — ‘X’s) no seu perfil, exatamente no mesmo dia em que Musk publicou um vídeo mostrando o novo logo. “É algo excepcionalmente raro — tanto na vida como nos negócios — conseguir uma segunda chance para fazer surpreender novamente“, disse a atual CEO do Twitter/X. A seguir, veja um trecho do que Musk falou sobre o que está por trás das mudanças.
“[…] O nome do Twitter fazia sentido quando ele era apenas para mandar mensagens de 140 caracteres para lá e para cá — como pássaros cantando — mas agora você pode postar quase tudo, incluindo vídeos que duram horas. Nos próximos meses, nós adicionaremos comunicações mais completas e a possibilidade de utilizar todo seu mundo financeiro. O nome do Twitter não faz mais sentido nesse contexto, então precisamos dar adeus ao passarinho”.
Elon Musk, via Twitter.
Não há informações precisas de como soluções em IA vão estar presentes no app X. Porém, dado o crescimento do recém criado rival do Twitter, o Threads (que atingiu 100 milhões de usuários nos primeiros cinco dias de lançamento), a ideia de colocar funções para trocas financeiras pode soar atrativa e gerar uma competitividade maior com a Meta.
Em relação às mudanças que vão fazer parte dos métodos de pagamento no X, espera-se que seja possível ser pago por visitas no seu perfil, sem necessidade de haver botão de assinatura. Ainda, há uma expectativa para haver a função de pesquisa nas publicações favoritadas pelo usuário e e-mails com o conteúdo dos posts favoritos, que seriam enviados em formato de newsletter. Na segurança da plataforma, Musk pretende deixar as punições mais explícitas e espera contar com sistemas mais acessíveis para denúncias.
Batalhas judiciais pela marca X
Chegar com soluções bancárias e comerciais para o Twitter vai exigir de Musk lutar pelo direito sobre a marca. Mesmo após ‘matar o passarinho’, há grandes chances de ele ainda enfrentar o domínio da Microsoft sobre a marca X, da qual é proprietária. O que piora esse cenário é que o dono da empresa de software criadora do sistema Windows, Bill Gates, não tem uma relação boa com Musk.
Perguntado sobre a situação da disputa pela letra, Andres Guadamuz, pesquisador em lei de propriedade intelectual da Universidade de Sussex, disse ao Yahoo! News que “Musk destruiu um nome forte e admirado, em troca de anos de litigação [disputa], e potencialmente perda de marca“. Outros especialistas analisam que o caso deve ser complicado, porque se trata de apenas uma letra representando uma propriedade comercial.
A Microsoft possui direito pelo X desde, pelo menos, 2003. A Meta, por outro lado, também pode criar mais um problema em relação à posse da marca, dado que, em 2019, registrou um logo com a letra, com as cores azul e preto. Aliás, a empresa responsável pelo Threads e outros apps, como WhatsApp, está também envolvida em uma disputa contra a MetaCapital e a MetaX, que atuam em assessoria de investimento e marketing, respectivamente, justamente pelo seu novo nome, que substituiu o anterior Facebook.
Você gostou da troca de marca no Twitter? O que acha das novidades que estão sendo preparadas? Conta pra gente nos comentários do Showmetech!
Veja também:
Fonte: Search Engine Journal | Politico | The Guardian | Yahoo! News | Japan Times | Hongda Service
Revisado por Glauco Vital em 25/7/23.
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