Índice
O Roku, empresa americana de sistemas operacionais de smart TVs, anunciou nesta terça (21) a sua chegada ao Brasil. A marca é conhecida pelas set-top-boxes, dispositivos que permitem tornar a televisão conectada, similar ao Google Chromecast, mas no país ela aposta no mercado de TVs com a linha Roku TV.
“É um prazer levar a Roku ao Brasil, um dos maiores mercados de streaming do mundo”, comemorou Anthony Wood, presidente executivo e fundador do Roku.
“Com a chegada da Roku, os consumidores no Brasil poderão assistir a todos os seus programas de TV e filmes favoritos na plataforma Roku, fáceis de usar e disponíveis a um preço acessível. Queremos oferecer streaming para todos no Brasil.”
disse Anthony Wood, presidente executivo e fundador do Roku
Smart TVs inteligentes a um preço acessível
O Roku está trazendo para o Brasil dois modelos de smart TV em parceria com a AOC: a mais acessível tem 32 polegadas e resolução HD, com o preço de lançamento de R$ 1.200. A Roku TV mais cara sai por R$ 1.600 e possui 43 polegadas e resolução Full HD. As TVs também serão fabricadas pela parceria com a AOC e já podem ser vistas no site oficial da AOC no Brasil.
Modelos à venda
- 32 polegadas: HD com conectividade com e sem fio integrado;
- 43 polegadas: FHD com conectividade com e sem fio integrado.
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a AOC para trazer os primeiros modelos da Roku TV para o Brasil. A AOC é uma das principais marcas de smart TV do Brasil e agora, com o sistema operacional Roku, os consumidores podem desfrutar de uma experiência de streaming mais acessível e fácil de usar”
disse Arthur Van Rest, vice-presidente do internacional da Roku.
Entre os recursos oferecidos, as TVs trazem experiência por streaming, cabo/satélite e antena com uma tela inicial personalizada; facilidade para descobrir conteúdos; controle remoto com botões de atalho de alguns canais; capacidade de controlar a TV pelo aplicativo no smartphone, além de “modo privado” para fone de ouvido (disponível para Android e iOS).
Os dois televisores rodam Raku OS, o sistema operacional do Raku, que permite assistir conteúdos da Netflix, Amazon Prime Vídeo e HBO GO, além de usar o Spotify, Deezer, entre outros. O Raku oferece diversos filmes e espisódios TV com mais de 5 mil canais de streaming, que estão disponíveis na Loja de Canais Roku. A empresa explica que os próprios consumidores podem acessar os canais on demand (“sob demanda”, em tradução livre) na tela inicial do Roku TV.
O Raku OS é classificado como o “o coração da plataforma”. Ele foi desenvolvido exclusivamente para TVs.
As smart TVs estarão no varejo físico a partir de fevereiro. No entanto, os modelos serão comercializados no site das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio a partir desta quarta (22).
Estratégia da Roku TV
Em recente entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Wood explica que a empresa se concentrou em conquistar o mercado norte-americano por muito tempo. Para ele, é hora de “cruzar fronteiras”. Wood ainda reforça que o Brasil é um grande “mercado de streaming”.
A empresa, porém, chega ao mercado nacional com muito cuidado. Ao invés de oferecer seus aparelhos de TV Box, optou-se por “lançar” uma marca de televisores para ir se consolidando gradativamente, conquistando o público brasileiro.
Parceria com o Globoplay
Com o objetivo de oferecer streaming sem abrir mão do conteúdo local, o Roku também anunciou uma parceria com o Globoplay, o serviço de streaming da Globo, plataforma que é acessada por mais de 22 milhões de pessoas.
O app do Globoplay será integrado aos televisores da empresa, porém os usuários terão que fazer a assinatura de R$ 21,90 ao mês para ter acesso aos conteúdos. Ou seja, nenhuma diferença de outras smart TVs do mercado.
“A parceria com a Roku tem importância estratégica para o desenvolvimento do mercado de streaming no Brasil. O conteúdo do Globoplay permitirá à Roku uma excelente posição no nosso mercado já na largada. Dada a relevância da sua plataforma em outros países, vemos a Roku com um excelente potencial no nosso país”.
disse Fernando Ramos, diretor executivo da G2C Globo.
Para Erick Brêtas, diretor geral do Globoplay, “Roku será um parceiro fundamental na expansão do Globoplay. Vai melhorar a experiência de quem consome serviços de streaming na TV, vai trazer mais competição e qualidade ao mercado”.
Além do Globoplay e de outros serviços já mencionados aqui (Netflix, Amazon Prime Vídeo, HBO GO, Spotify e Deezer), estão na lista de serviços oferecidos pelo Roku no Brasil: Baby First TV, DAZN, Google Play (para assistir filmes e programas de TV), Happy Kids, Looke, Playkids (canal educacional brasileiro) e Youtube.
Até o momento, não existe a previsão de lançar no Brasil as set-top-boxes para concorrer com diretamente com Chromecast e Apple TV.
Fonte: Roku.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.