Índice
Com a chegada das Smart TVs, o mercado de televisores passou a crescer de forma exponencial em todo o mundo. Com isso, quem se interessa em adquirir uma TV hoje em dia conta com uma boa diversidade de opções, cada qual com suas vantagens a depender da preferência de cada cliente. Um dos detalhes que pode fazer a diferença na hora de escolher uma TV atualmente é o nível de brilho que ela oferece.
Se a exigência procurada é uma melhor qualidade de imagem, com detalhes mais realistas e conforto para a visão, prestar atenção em como o brilho dessa imagem é entregue é um passo primordial na escolha do produto.
Brilho e HDR
Um dos recursos que ajuda bastante na entrega de um nível de brilho ideal é a presença da tecnologia HDR (High Dynamic Range), como já mostramos aqui no Showmetech. Ela permite que esse nível seja ajustado para o seu máximo sem interferir no contraste da imagem apresentada na tela. Ideal para os consumidores que gostam de se divertir com jogos na tela da TV ou até mesmo assistir por tempos prolongados.
Essa tecnologia ajuda na entrega da imagem de forma mais realista. Isso porque, quando se é gravada uma produção em HDR, várias imagens são capturadas ao mesmo tempo. Cada uma dessas imagens tem um tipo de nível de iluminação diferente, como se fossem camadas, umas mais claras e outras mais escuras. O resultado final é a junção dessas camadas, que dão ao resultado final maior fidelidade com a realidade.
Além disso, o recurso permite que não se perca detalhes na tela e nas imagens, mesmo quando são gravadas em locais mais escuros ou até mesmo em locais muito claros. Sempre há o equilíbrio entre essas camadas. (https://boxmining.com)
Diferentes níveis de brilho na TV
Então, para quem procura uma melhor qualidade de imagem, muitas vezes é mais aconselhável se preocupar com a presença da tecnologia HDR do que com a resolução da tela, por exemplo. Isso porque as TVs oferecem diferentes medidas de brilho (Nits). Alguns modelos de 4K podem oferecer 350 Nits, enquanto outros modelos, como as telas QLED da Samsung chegam a 2000 Nits.
Além de garantir o melhor nível de brilho e permitir que as imagens sejam melhor aproveitadas tanto em ambientes claros como escuros, o HDR ainda garante um melhor tipo de contraste e maior reconhecimento de cores.
O brilho importa
Agora é possível você prestar mais atenção a alguns outros detalhes na hora de escolher a sua Smart TV, não é mesmo? Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de uma excelente resolução para que a imagem seja vívida e o mais realista e imersiva possível. Com certeza você olhará com outros olhos para o brilho da sua TV de agora em diante.
E vocês, leitores? Já sabiam das particularidades do HDR e a influência do brilho na qualidade de imagem da TV? Já experimentaram o HDR ou QLED? Não deixem de comentar!
Leia também
https://www.showmetech.com.br/como-funciona-a-tecnologia-hdr-nas-tvs/
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.