Enquetes do twitter serão exclusivas para usuários twitter blue. Algoritmo da rede social também recomendará apenas contas twitter blue na aba para você. Novidades vêm sendo criticada por especialistas

Enquetes do Twitter serão exclusivas para usuários Twitter Blue

Avatar de victor pacheco
Algoritmo da rede social também recomendará apenas contas Twitter Blue na aba Para Você. Novidades vêm sendo criticada por especialistas

Elon Musk voltou a anunciar novidades para assinantes do serviço pago de verificação da rede social do passarinho azul, o Twitter Blue. A partir de 15 de abril de 2023, apenas quem paga a mensalidade poderá votar nas enquetes da rede social do passarinho azul.

Musk também anunciou que a medida está sendo feita para evitar a propagação de bots na rede social e quem não pagar o serviço de assinatura, que no Brasil custa a partir de R$ 37, não será mais recomendado na seção “Para você”. Entenda as mudanças.

Votar em enquetes? Só se você for assinante do Twitter Blue

As enquetes do Twitter são uma forma interessante de fazer com que os usuários expressem sua opinião sobre um assunto em alguns segundos, mas isso está com os dias contados para todos. Na noite de 27 de março de 2023, Elon Musk veio em seu perfil para anunciar que a partir de 15 de abril, apenas quem pagar pelo serviço de assinatura poderá votar e consequentemente, criar discussões que podem ser definidas com apenas um voto.

Votação no twitter postada por elon musk sobre sua saída do cargo de chefe da rede social
Enquetes serão feitas apenas por assinantes de serviço premium da rede social (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo o dono do Twitter, a medida foi feita para evitar que contas controladas por bots acabem decidindo uma votação na rede social. Musk também citou que esta mudança é “uma das únicas maneiras realistas de lidar com o enxame de bots de IA”:

A partir de 15 de abril, apenas contas verificadas serão elegíveis para as recomendações Para você.

Essa é a única maneira realista de lidar com enxames avançados de bots de IA assumindo o controle. Caso contrário, é uma batalha perdida sem esperança.

A votação em enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo.

Elon Musk, em tweet

Mudança na recomendação de tweets

Desde janeiro de 2023, uma nova seção estreou na Twitter: seguindo a mesma ideia do TikTok, a seção “Para você” inclui não apenas tweets de perfis que você segue em seu perfil, mas também conta com recomendações sobre assuntos que o algoritmo acredita que você possa gostar.

Seção para você do twitter, que será exclusiva do twitter blue
Em breve, apenas contas pagas terão seus tweets promovidos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

A mudança, que também chega em 15 de abril de 2023, irá fazer com que as recomendações sejam feitas apenas por contas que pagam a assinatura do Twitter Blue. Ou seja: ou você assina o pacote “bônus” da rede social, ou suas postagens não serão impulsionadas pelo algoritmo.

O que acontecerá com o Twitter em abril?

Ambas as alterações foram bastante criticadas por especialistas de tecnologia; um ex-funcionário do Twitter, que perdeu seu emprego durante a demissão em massa realizada por Musk assim que ele comprou a rede social, disse que os assinantes do Twitter Blue terão o poder de controlar as discussões no âmbito digital.

O objetivo número um da minha equipe era proteger os usuários de danos no mundo real e isso parece ser o completo oposto. Os usuários verificados usarão seu poder e sua presença na plataforma para influenciar qualquer coisa, desde desinformação até danos reais para usuários em todo o mundo. É uma ameaça silenciosa que ninguém está vendo.

Ex-funcionário do Twitter à BBC

Vale lembrar que no começo de março, Elon também anunciou que apenas assinantes do Blue terão o selo de verificação que garante a autenticidade. Isso afetaria contas mais antigas que foram verificadas pelo antigo método. Além das duas novidades disponíveis a partir de 15 de abril, os assinantes ganham o selo de verificação e mais:

  • Acesso a artigos jornalísticos sem anúncios (quando acessados pelo Twitter);
  • Pastas de itens salvos;
  • Ícones personalizados para o aplicativo;
  • Temas;
  • Navegação personalizada;
  • Artigos em destaque;
  • Possibilidade de desfazer tweets (não confunda isso com edição de tweets);
  • Edição de tweets;
  • Envio de vídeos de até 10 minutos pelo computador;
  • Capacidade de postar vídeos e áudios longos;
  • Menor número de publicidade;
  • Acesso livre a notícias e tweets para editores que quiserem trabalhar com a empresa.

Já falamos sobre todos os recursos e contamos se vale a pena fazer uma assinatura em nossa matéria especial, não deixe de conferir. Vale lembrar que devido à uma má repercussão, algumas mudanças anteriormente anunciadas por Musk nunca foram implementadas. Nos resta esperar pelo dia 15 de abril de 2023. Mas, aparentemente, isso realmente seguirá em frente.

O que achou das novidades anunciadas por Musk? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Depois do Twitter, Facebook e Instagram também cobrarão por perfil verificado

Com informações: The Verge l Tech Crunch l BBC

Revisado por Glauco Vital em 28/3/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados