Se você é daqueles que não param de usar o dispositivo mesmo enquanto ele carrega, pode comemorar. A Comissão Federal de Comunicações (FCC) acabou de dar sua importante certificação ao primeiro carregador sem fio a distância. Com ele, você não precisa deixar o seu dispositivo numa base carregadora (que diga-se de passagem já era prático).
Como irá funcionar o novo carregador sem fio
Funcionando em até quase um metro de distância, o transmissor WattUp Mid Field é a mais nova solução da startup Energous, de San Jose. O transmissor converte eletricidade em frequências de rádio. Após isto, ele emite a energia para todos os dispositivos próximos equipados com um determinado receptor.
Esse tipo de solução é diferente da encontrada no carregador Pi, que depende um método de indução de ressonância. Além disso, o WattUp pode carregar vários dispositivos simultaneamente. Funcionando em dispositivos como smartphones, tablets, teclados e mouses, o único requerimento será o receptor.
A boa notícia é que o receptor em questão não será de alguma marca específica. O que significa que você poderá carregar um smartphone da Apple mesmo que o transmissor tenha sido feito pela Samsung. Ou seja, é algo “universal” como o Wi-Fi.
A empresa ainda não deu detalhes de quando o carregador será disponibilizado no mercado. Apesar disso, a Energous deve demonstrar a nova tecnologia na CES 2018, que ocorrerá a partir do dia 9 de Janeiro e se estenderá até o dia 12.
Confira este vídeo feito pela Energous em 2014. Infelizmente, ele está em inglês, mas, note que a ideia já vem circulando pela startup há anos.
Gostou do novo carregador sem fio? Saiba que nós do Showmetech estaremos em Las Vegas, na CES 2018, a maior feira de tecnologia do mundo. Lá, faremos questão de te mostrar de tudo, incluindo tecnologias como essa. Então, acompanhe nosso site e fan pages para ficar por dentro de tudo!
Fonte: Engadget
Leia também
Energia solar caminha para ser a mais barata do mundo, com ajuda do Brasil
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.