Chegar até a Lua sempre teve um grande valor simbólico para as nações que almejam “conquistar o mundo”. No dia 14 de dezembro de 2013 a sonda chinesa Chang’e 3 Yutu obteve êxito na missão de chegar até nosso satélite natural e tornou a China a terceira nação — depois dos EUA e a União Soviética — a realizar uma aterrissagem em terreno lunar.
A Chang’e 3 leva o nome da deusa da Lua na mitologia chinesa e fez parte da missão junto com as sondas Chang’e 1 e Chang’e 2, ambos veículos lunares orbitais. O objetivo da missão da Chang’e 3 foi testar as principais tecnologias necessárias para um pouso na Lua. A missão também foi equipada com um rover, um telescópio e um instrumentos para realizar análises geológicas da superfície lunar.
A sonda fez uma aterrissagem controlada na região de Mare Imbrium (Mar da chuva) o segundo maior “mar” da Lua, assim chamado porque em tempos antigos se pensava que era um verdadeiro mar. O sucesso da missão representa um importante passo do programa espacial chinês, uma vez que foi a primeira aterrissagem na Lua nos últimos 37 anos, desde o pouso da sonda soviética Luna, em 1976.
Espera-se que a missão Chang’e 3 possa retornar à Terra em 2017 para fornecer amostras da superfície do satélite natural do nosso planeta. Após essa etapa, o próximo passo é fazer a Chang’e 4 — programada para ser lançada em 2018 — desembarcar no lado mais distante da Lua (o “lado escuro” da Lua). Se isso acontecer, a China se tornará o primeiro país a pousar uma sonda na região mais inóspita da superfície lunar.
De acordo com o The Guardian, as autoridades chinesas planejam fazer um pouso tripulado em 2025. Nessa semana, o Programa Espacial Chinês divulgou as primeiras fotos da missão. As Incríveis imagens em alta definição foram tiradas pela Chang’e 3 Yutu e um rover — veículo lunar projetado para explorar a superfície da Lua (Confira na galeria abaixo).
Enquanto alguns sonham com Marte, a China parece concentrar seus esforços na Lua.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.