Índice
- Como cada continente está posicionado
- Os 50 melhores restaurantes do mundo em 2023
- 1 – Central (Lima, Peru); Melhor Restaurante na América do Sul
- 2 – Disfrutar (Barcelona, Espanha); Melhor Restaurante na Europa
- 3 – Diverxo (Madrid, Espanha)
- 4 – Asador Etxebarri (Atxondo, Espanha)
- 5 – Alchemist (Copenhagen, Dinamarca)
- 6 – Maido (Lima, Peru)
- 7 – Lido 84 (Gardone Riviera, Itália)
- 8 – Atomix (Nova York, EUA) – Maior elevação no ranking e Melhor Restaurante na América do Norte
- 9 – Quintonil (Cidade do México, México)
- 10 – Table, de Bruno Verjus (Paris, França) – Nova entrada mais alta na lista
- 11 – Novo: Trèsind Studio (Dubai, EAU) – Melhor Restaurante no Oriente Médio e África
- 12 – A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
- 13 – Pujol (México City, México)
- 14 – Odette (Singapura) – Melhor Restaurante na Ásia e Escolha do Chefe: Julien Royer
- 15 – Novo: Le Du (Bangkok, Tailândia)
- 16 – Reale (Castel di Sangro, Itália)
- 17 – Novo: Gaggan Anand (Bangkok, Tailândia)
- 18 – Steirereck (Vienna, Áustria)
- 19 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
- 20 – Quique Dacosta (Dénia, Espanha)
- 21 – Den (Tóquio, Japão)
- 22 – Elkano (Getaria, Espanha)
- 23 – Novo: Kol (Londres, Inglaterra)
- 24 – Septime (Paris, França)
- 25 – Belcanto (Lisboa, Portugal)
- 26 – Schloss Schauenstein (Fürstenau, Suíça)
- 27 – Florilège (Tóquio, Japão)
- 28 – Novo: Kjolle (Lima, Peru)
- 29 – Boragó (Santiago, Chile)
- 30 – Frantzén (Estocolmo, Suécia)
- 31 – Mugaritz (San Sebastian, Espanha)
- 32 – Hiša Franko (Kobarid, Eslovênia)
- 33 – Novo: El Chato (Bogotá, Colômbia)
- 34 – Uliassi (Senigallia, Itália)
- 35 – Ikoyi (London, Inglaterra)
- 36 – Novo: Plénitude (Paris, França)
- 37 – Novo: Sézanne (Tóquio, Japão)
- 38 – The Clove Club (Londres, Inglaterra)
- 39 – The Jane (Antuérpia, Bélgica)
- 40 – Restaurant Tim Raue (Berlim, Alemanha)
- 41 – Le Calandre (Rubano, Itália)
- 42 – Piazza Duomo (Alba, Itália)
- 43 – Leo (Bogotá, Colômbia)
- 44 – Le Bernardin (Nova York, EUA)
- 45 – Nobelhart & Schmutzig (Berlim, Alemanha)
- 46 – Novo: Orfali Bros (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
- 47 – Mayta (Lima, Peru)
- 48 – Novo: La Grenouillère (La Madelaine-sous-Montreuil, França)
- 49 – Novo: Rosetta (Cidade do México)
- 50 – The Chairman (Hong Kong)
- Descubra mais sobre Showmetech
A Cidade de Artes e Ciências, Valência (Espanha), sediou um evento, em 20 de junho, que anunciou os 50 melhores restaurantes do mundo: chama a atenção a participação da América Latina em algumas posições, com quatro estabelecimentos do Peru, enquanto o Brasil figura com apenas um restaurante entre os 15 melhores. Aqui, no Showmetech, você confere mais sobre os locais e os pratos mais famosos de cada estabelecimento. Confira:
Como cada continente está posicionado
Um dos continentes de destaque, a Europa está com vários estabelecimentos na lista. O país sede, por exemplo, está com seis posições no ranking. Também frequentes são Itália e França, conhecidos pela gastronomia de prestígio em todo o mundo. Outro destaque foi a Ásia, que surgiu com dois restaurantes elencados entre os 20 melhores — aparecendo pela primeira vez na lista.
Já na América do Norte, os Estados Unidos têm uma presença tímida, já que apenas dois restaurantes estão na lista, sendo que um deles acabou saltando da metade inferior do ranking para uma das posições mais altas. Vale ressaltar que, além da presença marcante desses locais, todos os cinco continentes estão no conjunto dos 50 melhores restaurantes do mundo.
A lista tem regras restritas quanto ao reconhecimento de restaurantes: a principal é que os locais não podem ser premiados mais de uma vez. A partir do momento em que eles conseguem emplacar alguma posição, passam a entrar no programa “Melhor dos Melhores”, da academia do The World’s 50 Best: é o caso do restaurante Geranium e Norma, de Copenhague, na Dinamarca, e do Eleven Madison Park, de Nova York, nos Estados Unidos.
A revista londrina Restaurant fez a listagem dos melhores restaurantes desde 2002, sendo pioneira em criar um ranking do tipo. Durante a década de 2010, a organização da lista passou a ser independente do veículo e deixou de ser sediada em Londres. Hoje, o corpo de críticos, chefes e outros especialistas já reúne mais de mil pessoas, dedicadas a avaliar diversos restaurantes pelo mundo para o The World’s 50 Best.
Os 50 melhores restaurantes do mundo em 2023
Agora, você acompanha a lista completa do ranking espanhol. Todos os locais que estão pela primeira vez na lista vem acompanhados do aviso “Novo”, destacando a presença logo antes do nome do estabelecimento, seguido da região onde fica o restaurante, entre parênteses. Também incluímos outras novidades que aconteceram na lista, como entradas inéditas.
Se você tem intenção de visitar algum deles, fica o aviso: em geral, os restaurantes têm reservas muito concorridas. Por isso, é preciso ser rápido para conseguir alguma mesa com os locais dessa lista. Acompanhe os 50 melhores restaurantes de 2023 a seguir:
1 – Central (Lima, Peru); Melhor Restaurante na América do Sul
Estando na primeira posição, o Restaurante Central busca “conhecer e reconhecer” o país onde se localiza, que tem “insumos únicos, paisagens, cultura e tradições“. Assim, o estabelecimento cabeça do ranking possui uma gastronomia apegada ao povo peruano, dotado de pratos únicos com frutos-do-mar, desde empanados a ensopados, acompanhados de algas. Tubérculos e outros vegetais são outro ponto forte do restaurante. Outras fotos de pratos e informações sobre o serviço estão no perfil do Instagram do Central.
2 – Disfrutar (Barcelona, Espanha); Melhor Restaurante na Europa
O restaurante mais bem posicionado de Barcelona, Disfrutar preocupa-se em apresentar texturas impressionantes em seus pratos, procurando emoções a cada sabor. O estabelecimento é comandado por três chefes: Eduard Xatruch, Mateu Casañas e Oriol Castro. A delicadeza, por sua vez, não falta no menu espanhol: importante destacar, do Instagram, o Merengue com Castanhas.
3 – Diverxo (Madrid, Espanha)
A experiência gastronômica provocada pelo Diverxo se coloca presente com diversos tipos de pratos e harmonizações. Dessa forma, o restaurante é conhecido por misturar sabores e, de quebra, entregar uma proposta artística com perfeição. É uma cozinha hedonista, em sua essência, por isso cada obra comestível produzida pelos seus cozinheiros é única e prazerosa. David Munoz faz jus a esses adjetivos, com seu prato repleto de pétalas. Mais fotos de outros pratos estão no Instagram do Diverxo.
4 – Asador Etxebarri (Atxondo, Espanha)
Dotado de uma arquitetura rústica, o Asador Extebarri produz pratos feitos com aquecimento direto, ao mesmo tempo em que coloca muito sabor em cada um. O menu do restaurante, você já pode ter percebido, valoriza uma cozinha mais pura, sem tanto refinamento: entre as opções que o restaurante dispõe, estão o chorizo caseiro (imagem a seguir), anchovas salteadas, queijo de búfalo, camarões de Palamos, entre outros. O responsável por tornar esses e outros pratos incríveis é o chefe Victor Arguinzoniz.
5 – Alchemist (Copenhagen, Dinamarca)
O diferencial do menu do restaurante Alchemist é o cuidado com a produção dos pratos. A arte, então, não fica de lado: uma amostra disso é facilmente percebida no prato Andy Warhol, em que é servida uma “banana” que, na verdade, é resultado da combinação de um sorbet de bananas manzano, cachaça, feijões tonka e gema de ovo caramelizada (foto logo a seguir). O chefe que torna a experiência gastronômica do Alchemist um momento especial é Rasmus Munk; mais imagens você confere no Instagram do restaurante.
6 – Maido (Lima, Peru)
Maido está incluído no top 10 do ranking por uma razão: o combo gastronômico presente na culinária peruana e japonesa. Assim como outros restaurantes renomados, o Maido se apoia nas raízes para valorizar a cultura que está em seus pratos, graças ao chefe Mitsuharu “Micha” Tsumura. O estilo nikkei de cozinha, portanto, encontra-se bem representado, somando técnicas culinárias asiáticas e latinas, em opções com frutos-do-mar, batatas e porco.
7 – Lido 84 (Gardone Riviera, Itália)
Os pratos mais famosos do Lido 84 são o Rigatoni Cacio — massa com um molho branco refinado — e Pepe en Vessie — feito com bexiga de porco. Os produtos usados para produzir esses e outros pratos possuem qualidade alta, resultando em comidas cremosas e suculentas, disponíveis no feed do perfil do Instagram do estabelecimento. Quanto à recepção, os turistas que gostam de comer ao ar livre podem amar o restaurante italiano, que costuma aproveitar o clima agradável da região para receber os clientes.
8 – Atomix (Nova York, EUA) – Maior elevação no ranking e Melhor Restaurante na América do Norte
Não é à toa que o Atomix consegue se destacar no top 10 do ranking da The World’s 50 Best. O estabelecimento, que tem como característica a influência da culinária asiática, se baseia nisso para levar aos seus clientes pratos com o melhor da cozinha coreana. Um exemplo é o nuruk, que é uma espécie de pão japonês feito de kohlrabi (couve-rábano), cuja preparação leva três dias. O Atomix também está presente no Instagram.
9 – Quintonil (Cidade do México, México)
As flores são as anfitriãs culinárias do Quintonil, que soma diversas cores no cardápio sofisticado. Equilibrado, o menu do restaurante vai do Kampachi (feito com cogumelos, salsa mancha e outros ingredientes típicos mexicanos) ao básico, com pratos incluindo alface e hibisco. A experiência de saborear os pratos servidos no cardápio do restaurante latino, portanto, encarnam a cultura local, na qual o chefe Jorge Vallejo foi radicado.
10 – Table, de Bruno Verjus (Paris, França) – Nova entrada mais alta na lista
O apego à produção de comidas locais faz do Table, de Bruno Verjus, um restaurante que exalta tanto a elegância como a diversidade. Aspargos, beterrabas, patos e foie gras são exemplos de ingredientes muito comuns aos pratos do Table. Se destacando no ranking desse ano por sua entrada, o restaurante também tem uma forma diferente de receber seus clientes, já que as pessoas podem assistir às comidas sendo preparadas.
11 – Novo: Trèsind Studio (Dubai, EAU) – Melhor Restaurante no Oriente Médio e África
Os pratos coloridos do Trèsind Studio entregam uma jornada modernista, com alusão à cozinha indiana. Outra característica de excelência do restaurante é o estilo minimalista dos pratos. Juntando esses dois fatores, além da elegância, vemos uma cozinha marcante. A delicadeza, enfim, não deixa de atender a essa classificação, encantando com uma estética maravilhosa, tomando o jardim como referência. Quer conhecer mais? O Instagram do restaurante mostra essa beleza.
12 – A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
Seja a criatividade ou outra característica que tenha chamado a atenção para esse ranking, A Casa do Porco aproveita tudo do animal que dá nome ao restaurante. Com a habilidade dos chefes Janaína e Jefferson Rueda, o estabelecimento ganhou excelência, trazendo o melhor da experiência da culinária paraguaia com cortes suínos, que também estão no Instagram do restaurante. Por isso, o Porco Sanzé, adaptado com técnicas da cozinha brasileira, tornou-se o prato mais conhecido do restaurante, feito como se fosse um churrasco.
13 – Pujol (México City, México)
O ambiente hospitaleiro do Pujol garantiu que o restaurante se destacasse, com sua gastronomia rústica, que faz lembrar comida de rua mesmo. O chef Enrique Oliveira se consagrou com esse estilo de cozinha, surgindo com um estabelecimento que é um lugar para apenas “entrar, relaxar e ter um momento agradável”, como descreve ao The New York Times. De quebra, o que chama mais atenção dos clientes no menu é a presença do mole, típico da culinária mexicana. Para mais pratos, basta ver o Instagram do Pujol.
14 – Odette (Singapura) – Melhor Restaurante na Ásia e Escolha do Chefe: Julien Royer
A delicadeza é, certamente, uma das grandes marcas do Odette. Detalhes finos, suavidade do ambiente e comidas apresentadas com sofisticação são alguns dos fatores que encantam os clientes que visitam o local em Singapura. Se você puder visitá-lo, vai se deparar com uma culinária francesa moderna, que busca trazer os sabores mais puros possíveis em cada prato servido. Outro ponto a se destacar é o menu de vinhos do estabelecimento, bem harmonizados com o cardápio. Vale acompanhar o Instagram do restaurante para ver mais belezas culinárias direto do sudeste asiático.
15 – Novo: Le Du (Bangkok, Tailândia)
O restaurante tailandês consegue trazer uma gastronomia típica local com qualidade. Dessa forma, o Le Du é reconhecido pelo menu simples, porém sofisticado, trazendo beleza natural, com frutas locais e temperos muito peculiares, como o curry chu-chee. O prato Gruper, que você vê aqui, está acompanhando um peixe justamente com esse curry. O local também contém uma cartela de vinhos, que combinam bem com seu cardápio. Ficou curioso? O Instagram do restaurante tem essas e outras belezas no feed.
16 – Reale (Castel di Sangro, Itália)
A acomodação que o Reale oferece já encanta os olhos, antes mesmo de oferecer algo saboroso ao paladar. E, por falar nisso, o restaurante decidiu propor um menu vegetariano, que redefiniu a culinária oferecida na região das montanhas Appenine. O chefe Niko Romito explica que essa mudança surgiu para entregar um serviço mais cuidadoso com o ambiente. A seguir, temos um dos pratos oferecidos pelo Reale, o zuppa di patate (sopa de batatas, em tradução livre). Para ver outros pratos, você pode visitar o Instagram do restaurante.
17 – Novo: Gaggan Anand (Bangkok, Tailândia)
Oferecendo uma das culinárias mais modernas do mundo, o Gaggan Anand tem uma experiência gastronômica mais intimista, que deixa os fregueses admirados com o processo de preparação de cada prato. Quanto ao menu, o restaurante oferece desde pratos com culinária molecular a comidas com ingredientes indianos. Ainda em relação ao cardápio, o Gaggan Anand não usa uma formatação normal para nomear cada item: cada prato é representado por emojis. Caso queira ver mais pratos e outras imagens do restaurante, vale a pena visitar o Instagram do local.
18 – Steirereck (Vienna, Áustria)
Precisão e estilo não faltam ao Steirereck. O restaurante austríaco tem uma arquitetura moderna, com um menu um tanto sofisticado, oferecendo queijos, pratos vegetarianos e algumas excentricidades, como sorvete de espaguete. O modelo de serviço dos pratos (disponíveis no Instagram do restaurante), por sua vez, também é outra característica particular ao Steirereck: vemos, a seguir, um chá servido com doces, que vêm em uma maquete de roda gigante.
19 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
Quando o assunto é carne, o Don Julio faz o melhor para os clientes. O serviço encanta pelos cortes: quando as peças chegam, o garçom corta as carnes dos ossos e, em seguida, já divide os pedaços em cima dos pratos, que são acompanhados de legumes assados, molhos tradicionais da cultura local e louças rústicas. É uma boa opção para as pessoas que querem se aprofundar na culinária argentina. Se prefere conhecer à distância, basta ir ao Instagram do restaurante para ver mais fotos do local.
20 – Quique Dacosta (Dénia, Espanha)
O ranking elenca mais esse restaurante espanhol pela sofisticação e acabamento dos pratos. O Quique Dacosta oferece aos clientes uma cozinha conceitual, com ingredientes mais suaves. De ostras a arroz arbóreo, o Quique Dacosta tem uma culinária influenciada pela França, devido à experiência do chefe, de mesmo nome. Além disso, ele é um dos maiores representantes da cozinha espanhola moderna. Para ver mais pratos, veja o Instagram do restaurante.
21 – Den (Tóquio, Japão)
Hospitalidade e sabor são bem harmonizados no Den, um dos melhores restaurantes da Ásia. Tanto a comida como o serviço do estabelecimento parecem ser um convite ao prazer do paladar: “Cozinhar é produzir felicidade para as pessoas em todo mundo“, diz a minibio do Instagram do Den. A combinação tradicional entre bardana (raiz parecida com a mandioca) e bife wagyu (como são conhecidos os gados de corte no Japão) é um dos destaques do local. Menção honrosa ao “denutella”:
22 – Elkano (Getaria, Espanha)
A experiência de quem tem a chance de comer no Elkano pode surpreender pelos pratos com frutos-do-mar. Mas não é só por isso que o estabelecimento se destaca: a culinária do país Basco é a base do menu que compõe a cozinha do Elkano. Com quase 60 anos de existência, o restaurante surgiu como um negócio de família e, aos poucos, foi ganhando respaldo pela crítica e passou a ter cada vez mais elegância. Se você quiser ver mais imagens, vale a pena passar no Instagram do restaurante.
23 – Novo: Kol (Londres, Inglaterra)
O menu do Kol se destaca por aparentar ser intuitivo, além de ser composto por influências mexicanas. Para além da base da culinária, vale ressaltar que o chefe do Kol, Santiago Lastra, se consagrou em várias cozinhas londrinas, antes de abrir o seu próprio restaurante. Tendo essa experiência, ele compôs um menu exótico: tacos de lagostins, abóbora-menina servida com formigas ácidas, cavala e chalupa de ruibarbo são alguns exemplos de pratos reconhecidos. O perfil no Instagram oferece mais imagens.
24 – Septime (Paris, França)
Entre os 25 melhores, temos o francês Septime (sétimo, em francês), que dispõe de um cardápio variado: desde rolinhos de beterraba até bifes com molho de frutas cítricas japonesas. Tendo 12 anos de existência, o restaurante foi fundado por dois chefes: Betrand Grébaut e Théophile Pourriat. Suas experiências em outros restaurantes fazem do estabelecimento francês um lugar para saborear comidas com molhos únicos (você pode ver mais no Instagram), com ótima harmonização de vinhos.
25 – Belcanto (Lisboa, Portugal)
Belcanto tem como forte uma delicadeza exemplar no menu, além de uma arquitetura encantadora. A opinião dos clientes, por sua vez, valoriza o cardápio para degustação, havendo críticos que curtem bastante o tartare de atum. Outros pratos, como o camarão ao molho curry tailandês (imagem a seguir), se sobressaem pela beleza, enquanto há opções no cardápio que chamam atenção pelo nome: “O jardim do ganso que botou ovos de ouro”. Para ver mais pratos, confira o Instagram do restaurante.
26 – Schloss Schauenstein (Fürstenau, Suíça)
Já imaginou visitar um castelo suíço? O Schloss Schauenstein pode te dar a chance de conhecer um. A recepção do restaurante suíço encanta pelo aroma de seus pratos, além da combinação com vinhos, servidos aos clientes nas entradas. Não podemos deixar de lado a beleza dos pratos. Um exemplo forte disso é a truta com crispy de beterraba e couve-flor (imagem abaixo), que produz uma bela vista. Se você quer conferir outros pratos oferecidos por lá, tente ver o perfil do Instagram.
27 – Florilège (Tóquio, Japão)
Na 27ª posição, temos a combinação da cozinha japonesa com a francesa: trata-se do Florilège. A precisão e as técnicas utilizadas no restaurante são o que chamam mais a atenção de quem tem a chance de ter uma experiência com essa combinação. E por falar nisso, não espere ver uma cozinha clássica francesa, longe da nipônica: os ingredientes do Japão são inseridos nos pratos de origem europeia. Caso queira ver mais imagens, o Florilège também está no Instagram.
28 – Novo: Kjolle (Lima, Peru)
Biodiversidade é o que mais representa a cozinha do Kjolle. Estreando no ranking neste ano, o restaurante nasceu junto ao que está no primeiro lugar (Central), mas a proposta é diferente: no Kjolle são combinados o melhor da cozinha do Peru, tendo como influência também tradições andinas. Por isso, este é um dos restaurantes mais exóticos desta lista, contendo cores e sabores típicos dessa raiz. Vale passar no Instagram do Kjolle para conhecer mais.
29 – Boragó (Santiago, Chile)
O Boragó conta com uma beleza natural a seu favor, mas a comida também surpreende. Quando o assunto é comida, o restaurante faz questão de entregar uma apresentação sem igual, acompanhada de bons vinhos. Dessa forma, os clientes costumam falar que o restaurante chileno é uma boa pedida para quem prefere ingredientes leves nos pratos dos menus. Caso queira ver mais imagens, dá uma olhada no Instagram do restaurante.
30 – Frantzén (Estocolmo, Suécia)
Com certeza, o Frantzén oferece uma elegância diferente dos demais restaurantes dessa lista. Podemos constatar essa característica na beleza de suas entradas, como no macarrone com abóbora e falso-espinheiro, ou como yuba (imagem a seguir). Em relação ao cardápio, vale ressaltar a presença de uma influência francesa na escolha dos ingredientes, que acabam combinando bem com a cartela de vinhos disponível. O Frantzén também está no Instagram.
31 – Mugaritz (San Sebastian, Espanha)
O brilho nos pratos é um dos fatores que faz os clientes apreciarem o cardápio do Mugaritz. Um lugar de tradição — construído a partir de uma fazenda basca, com o nome de uma árvore bicentenária — e de pratos simples, com uma complexidade de sabores surpreendente. Vale destacar alguns itens do menu, como o tomate “Blood Mary” e as torradas grelhadas, em geral servidas como entrada no cardápio do Mugaritz. O restaurante também possui perfil no Instagram.
32 – Hiša Franko (Kobarid, Eslovênia)
Temos aqui mais um exemplo de restaurante com paisagem. Falar do Hiša Franko exige apontar também o que ele mostra de sabor: conta com uma adega de vinhos e um local reservado para seus queijos, além de um menu de pratos com uma degustação marcante. Podemos encontrar em seu cardápio pães, surf and turf e até mortadela de maionese. Como exemplo, mostramos o taco servido no Hiša Franko. Para ver mais pratos, confira o Instagram do restaurante.
33 – Novo: El Chato (Bogotá, Colômbia)
Um lugar de sabores intensos: assim é definido o El Chato em críticas gastronômicas. Para colocar em palavras o que se pode sentir ao consumir o serviço do local, é necessário ressaltar a composição dos pratos, feita com ingredientes de temporada. Disso, chega-se ao resultado de um cardápio com crispy de tapioca, creme de castanhas com maracujá e berinjela com molho de guanacaste (árvore típica de países hispano-americanos). Apresentamos aqui um desses pratos: o caranguejo com caldo de tomate. O Instagram do El Chato tem mais fotos do cardápio.
34 – Uliassi (Senigallia, Itália)
O italiano Uliassi mostra como a delicadeza pode ser um ponto a favor de um dos melhores restaurantes do mundo. Mas, como você pode estar pensando, não é só isso que faz o restaurante estar aqui: o que surpreende é como o Uliassi entrega simplicidade e, ao mesmo tempo, sabores incríveis. No simples espaguete ao vôngole, da foto a seguir, temos um prato que alcança muito bem a classificação de três estrelas Michelin. Outros pratos podem ser vistos no Instagram.
35 – Ikoyi (London, Inglaterra)
Uma sofisticação africana na capital britânica: essa pode ser uma das formas de descrever o Ikoyi. Os clientes que frequentam o restaurante têm a chance de conhecer o melhor da gastronomia do oeste do continente africano, saboreando espetos de cogumelo, molhos de pimenta caribenha e outros sabores da tradição. O menu, no geral, não deixa de lado os sabores da cozinha africana que, de quebra, ainda conta com a participação de ingredientes britânicos. Para ver outros pratos, recomendamos dar uma olhada no Instagram do Ikoyi.
36 – Novo: Plénitude (Paris, França)
A emoção que o Plénitude provoca vem das opções disponíveis, em pratos delicados e com cores vibrantes: o restaurante oferece caldos aromáticos, infusões, cremes e veloutés, acompanhados, na maioria das vezes, de frutos-do-mar. Ou seja, o melhor para aproveitar por lá é o molho que acompanha os ingredientes de cada um dos pratos do seu cardápio — afinal, essa é uma das principais especialidades do chefe do restaurante, Arnaud Donckele. Outros pratos podem ser vistos no perfil do Instagram do Plénitude.
37 – Novo: Sézanne (Tóquio, Japão)
“O reconhecimento é o resultado de uma cultura orientada para as equipes no Sezanne“, diz Daniel Calvert sobre a posição alcançada no ranking de restaurantes. Ele é o chefe do estabelecimento japonês, que inova na forma de oferecer seu menu, ainda mais pelo fato de o local ter sido inaugurado no início de 2022. Nesse sentido, o cardápio segue uma tendência de fusão, muito comum aos restaurantes já vistos aqui. Podemos encontrar por lá, por exemplo, uma sopa de aspargos brancos com camarões-brancos (conhecidos como shiro ebi no Japão). O Sezanne está no Instagram.
38 – The Clove Club (Londres, Inglaterra)
Uma boa opção para comer e apreciar bons vinhos é ir ao restaurante The Clove Club. Além disso, os pratos do menu do restaurante conseguem causar uma impressão única, graças a sua aparência caprichada: como amostra, deixamos a foto do atum-voador com mostarda, decorado com flores de crisântemo — o prato é reconhecido pelo sabor enriquecido pela mostarda. O The Clove Club está no Instagram.
39 – The Jane (Antuérpia, Bélgica)
Se você estava esperando um restaurante com um caldeirão de referências, pode ficar feliz em conhecer The Jane: o restaurante congrega a cozinha neozelandesa, francesa e asiática. Não só a variedade chama a atenção: a cartela de vinhos do The Jane harmoniza com qualidade, combinando muito bem com cada prato. Em termos de aparência, o restaurante dispõe de pratos com uma estética bem particular. Se quiser conferir mais exemplos, recomendamos ver o perfil do Instagram.
40 – Restaurant Tim Raue (Berlim, Alemanha)
O Restaurant Tim Raue é um lugar de fronteiras: está justamente próximo dos antigos limites da Alemanha Ocidental e Oriental. Para além do que atrai pela história, é preciso falar do menu: as especiarias usadas pelo restaurante atingem uma picância tida como ideal. De alguma forma, talvez isso seja um espelho da trajetória do chefe Tim Raue, que teve uma vida difícil na infância, mas conseguiu transformar isso num talento grandioso para a culinária. Assim, seu menu agrada por diferentes pratos: lagostins, carne de porco crocante e raviolis com temperos sofisticados, como pimenta-verde. A seguir, mostramos as castanhas apimentadas do restaurante (veja mais no Instagram).
41 – Le Calandre (Rubano, Itália)
Fragrâncias, sabores e simplicidade: é assim que se pode resumir o Le Calandre. O restaurante, que aparece frequentemente neste ranking, está sempre na busca da criatividade para compor seu menu: o sabor do cappuccino com tinta de siba (um tipo de molusco que vive em águas profundas) provoca surpresa nas pessoas que frequentam o restaurante. Por lá, o menu ainda contém a sutileza da massa do cappelletti com cogumelos e a preciosidade do risoto com açafrão. Ficou curioso pelo cappuccino? Deixamos a foto dele aqui. Para ver mais, acesse o Instagram do Le Calandre.
42 – Piazza Duomo (Alba, Itália)
Adora doces e massas? Se a resposta for sim, recomendamos o Piazza Duomo. Sua famosa temporada de trufas também é outro ponto forte do restaurante, que acompanha vinhos de excelência, como o Piedmontese. Raviolis, fois gras, wafer e biscoitos de queijo parmesão são algumas opções do menu, consideradas agradáveis pelos clientes. Aqui, o exemplo que vamos conferir do Piazza Duomo é a folha de tapioca. Para ver mais, confira o perfil do Instagram do restaurante.
43 – Leo (Bogotá, Colômbia)
A cozinheira e chefe Leonor Espinosa, dona do Leo, é reconhecida por vários prêmios internacionais. A razão de todo esse renome vem do estilo de cozinha da Espinosa, que explora diversos ingredientes amazônicos, procurando trazer raízes culturais: por isso, é possível encontrar no seu menu formigas amassadas e o peixe pirarucu. Sem dúvida, os sabores ancestrais são uma das melhores características do Leo. O restaurante também está presente no Instagram.
44 – Le Bernardin (Nova York, EUA)
Combinações de carnes com peixes são um grande fator para nomear o Le Bernardin como um dos melhores restaurantes do mundo. Embora os críticos novaiorquinos não sejam tão entusiastas de pratos com frutos-do-mar, o Le Bernardin se sobressai entre os demais. O seu menu, então, agrada com diferentes arranjos desse tipo de ingrediente, em especial com diversos tartares, além de molhos criados com muito rigor. O restaurante tem mais fotos de seus pratos no Instagram.
45 – Nobelhart & Schmutzig (Berlim, Alemanha)
Pratos simples e com aparência minimalista tem presença garantida no menu do Nobelhart & Schmutzig. O restaurante, cujo nome pode ser traduzido como “Classudo & Sujo”, traz a sutileza nos pratos, fazendo companhia para cremes volumosos, iogurtes, óleos, entre outros elementos. Se ficou encantado com a proposta do local, é interessante que você guarde seu celular na hora de visitá-lo: os chefes não permitem que fotos sejam feitas no restaurante, principalmente das opções do cardápio (o site Anders & Kaitlin teve autorização exclusiva). Mesmo assim, você pode conferir o Nobelhart & Schmutzig no Instagram.
46 – Novo: Orfali Bros (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
De minitacos a croquetes (imagem logo abaixo), o restaurante Orfali Bros tem um cardápio apegado a tradições. Mas, não se limita a isso: a beleza de seus pratos revela um trabalho para além dos sabores — a combinação de carne wagyu com canela em um kebab, com nozes crocantes, faz o prato ser um dos mais bem reconhecidos. O local é resultado da união de irmãos sírios, que vêm se destacando cada vez mais nos Emirados Árabes Unidos. O restaurante também está no Instagram.
47 – Mayta (Lima, Peru)
Especialidades peruanas estão no cardápio da Mayta, cujo ambiente tem uma estética que faz jus ao caráter mais tradicional do restaurante. Inclusive, se você for amante de plantas, vai amar o local. Quanto ao menu, podemos dizer que, da entrada ao menu principal, é possível aproveitar muito: coquetéis, comidas crocantes, vieiras e iogurtes sofisticados. Temos aqui um exemplo do cardápio: vieiras com fava peruana e limo. O Mayta está também no Instagram.
48 – Novo: La Grenouillère (La Madelaine-sous-Montreuil, França)
Ao mesmo tempo que conta com aparência rústica, o restaurante La Grenouillère vem com pratos de apresentação sutil, que trazem um pouco da tradição francesa para o menu. Ao mesmo tempo, o restaurante tem um estilo mais clássico de cozinha (remetendo a uma culinária pré-século 20). Em relação ao menu, o ovo parece ser o centro de tudo. Para dar uma noção, separamos a opção de ovo com queijo curdo por aqui. Veja mais pratos no Instagram.
49 – Novo: Rosetta (Cidade do México)
Tal como o restaurante anterior, o Rosetta vem com uma culinária mais clássica, que faz um resgate de uma cozinha mais à mexicana. Risoto de cogumelos e molhos de gergelim são alguns dos itens que mais se sobressaem no cardápio do Rosetta. Aqui, separamos a costelinha com polenta rústica, que junta o melhor do creme do prato tradicional com a carne. Quer ver mais? O restaurante possui um perfil no Instagram com mais imagens.
50 – The Chairman (Hong Kong)
Experimentar os pratos do The Chairman provoca sensações mais caseiras. É como se o menu convidasse o cliente a se sentir em casa, graças aos bolinhos de tarô, que possuem um sabor mais familiar aos asiáticos. O sabor crocante desse tipo de prato vem junto a um tempero que supera até mesmo torta de carnes, segundo alguns clientes que frequentam o restaurante. Deixamos uma das fotos do prato de destaque do The Chairman, mas você pode ver mais no Instagram.
Já escolheu o seu restaurante preferido? Conta o que você achou do ranking nos comentários do Showmetech!
Veja também:
Fonte: CNN | Forbes | The World’s 50 Best | WBPStars
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (20/07/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.