Índice
O 1º de abril é o chamado dia da mentira, e várias marcas e empresas sempre fazem algum aceno para a data, fazendo alguma brincadeira ou algo do tipo. Geralmente, o 1º de abril do Google é um dos mais populares e esperados, mas desde o ano passado a empresa não está fazendo brincadeiras por conta da pandemia da COVID-19. Porém, relembrar é viver, então separamos algumas das melhores brincadeiras que o Google já fez.
Google Gnome
E se os assistentes virtuais tivessem um pouco mais de detalhes em seus designs? E, melhor ainda, se eles conseguissem ficar no jardim das casas como um Gnomo? É isso que uma das brincadeiras de 1º de Abril do Google de 2017 imaginava, com um grande vídeo de apresentação mostrando um Google Home todo vestido de gnomo, e com voz bem grossa.
Topeka
Em 2010, uma cidade americana chamada Topeka mudou de nome temporariamente para Google, na esperança que isso fizesse a empresa notar a cidade e colocar ela nos planos de expansão de fibra-óptica da empresa. Em uma das brincadeiras de 1º de Abril daquele ano, a resposta veio: durante todo o dia o Google mudou o nome de seus serviços para Topeka.
Mentalplex
Essa foi a primeira piada feita pelo Google. A ideia era que o usuário olhava para um .gif por um minuto e depois pesquisava o que ele mentalizou ao olhar aquilo. Os resultados da pesquisa então iriam exibir mensagens engraçadas, como “essa pesquisa é proibida por leis internacionais”. Nos próximos anos o Google evoluiu muito nas piadas, mas bom saber da onde ele veio, mesmo que não seja das mais engraçadas.
Gmail Paper
O Google em 2007 prometeu que os usuários do Gmail teriam uma forma de arquivar suas correspondências fisicamente, a partir do Gmail Paper. Segundo a brincadeira, o Google iria enviar os e-mails em papel de soja, e na parte traseira, para cortar custos, propagandas iriam ser colocadas. O serviço seria totalmente gratuito, sem nem precisar pagar o frete da remessa.
Pac-Maps
Feita pela primeira vez em 2015 e repetida em 2017 com a Ms. Pac-Maps, essas brincadeiras de 1º de Abril transformavam os mapas do Google Maps em fases do Pac-man. Como mapas normalmente contam com muitas rotas, é claro que essa versão do jogo é bem mais difícil que a clássica, chegando ao ponto de muita gente ficar frustrado tentando joga-lo.
Pokémon no Google Maps
Em 2014, no primeiro de abril, os aplicativos do Google Maps receberam uma atualização no iOS e no Android que permitia eles a mostrarem Pokémon nos percursos. O usuário podia o capturar, e quem pegou os 151 originais recebeu um certificado do Google em casa. 2 anos depois, o conceito seria revisitado e iria se tornar uma febre mundial, no famoso jogo mobile Pokémon Go, que usa de realidade-aumentada para poder fazer os monstrinhos de bolso estarem espalhados pelo mundo.
O melhor vídeo do Youtube
Em uma das brincadeiras de 1º de Abril de 2013, o Google anunciou que o Youtube não iria aceitar mais nenhum vídeo novo e que o site iria sair do ar até 2023. Em 2023, a plataforma só voltaria com o melhor vídeo escolhido pela empresa, com todos os outros vídeos deletados. Eles também fizeram uma livestream com duas pessoas lendo descrições e títulos de vídeos aleatórios por 12 horas, e falaram que ela seria repetida todo dia durante 2 anos, até falar de todos os supostos indicados para o prêmio de melhor vídeo de todos os tempos.
Beta do tradutor de animais
Em 2010, a página principal do Google tinha um link que levava o usuário a fazer o download de um aplicativo de Android chamado Tradutor de Animais- Beta. No aplicativo, o usuário escolhia um animal e o Google mostrava a tradução de suas falas, impressionantemente não fazendo nenhum sentido.
Google Tulip
O Google da Holanda lançou um aplicativo, no dia primeiro de abril de 2019, que permitia que os usuários se comunicassem com tulipas, a partir de tecnologia de aprendizado de máquina. Meio difícil de imaginar, mas foi popular, principalmente usando como base o vídeo acima.
Jogar Snake no Maps, uma das últimas brincadeiras de 1º de Abril
Assim como o Pac-Man, a brincadeira de 2019 do Google Maps envolveu o aplicativo permitindo que os usuários jogassem o famoso jogo da cobrinha, Snakes, em algumas cidades. Fases complexas, mas muita diversão. O jogo ainda pode ser acessado e jogado, dentro do site específico que o Google fez para ele, contando até com as pontuações mais altas já feitas e a lista de cidades que o mapa pode ser usado como fase do jogo.
Para mais noticias do Google, como as dicas do site para se manter informado, fique de olho no Showmetech.
Fonte: The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.