Enganam-se os pais que acham que o celular só serve para os filhos perderem tempo com joguinhos inúteis. Smartphones modernos são verdadeiros computadores de bolso capazes de multitarefas. Entre elas certamente há games e outras frivolidades. Mas também existem mil e uma opções para complementar a formação da criança e ajudar a educar melhor – inclusive muito melhor do que gerações passadas conseguiriam.
Para provar isso, reunimos abaixo alguns dos apps educativos mais interessantes para usar tanto no celular quanto no computador. São programas para aprender melhor matemática, biologia e até linguagem de computador. Eles são gratuitos e rodam no Android, iOS e Windows.
Confira a seleção:
O Corpo e Educa Explorer Corpo Humano
O Corpo (iPhone, iPad) é um aplicativo que tem o poder de substituir várias aulas de biologia e garantir diversão ao mesmo tempo. Feito por especialistas em anatomia, o app ensina partes do corpo humano com um joguinho. Usando perguntas e respostas, a família brinca com seus filhos. No final, crianças e adultos aprendem juntos. Para Android, uma opção parecida é o Educa Explorer Corpo Humano (Android).
Qranio
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=P9EDmVYWgyY]
O Qranio (Android, iPhone/iPad, Windows) é um jogo em forma de quiz de várias disciplinas, com foco na educação fundamental e no ENEM, que dá prêmios reais por respostas certas. São três modos de jogo: individual, duelo com outros usuários ou a Pergunta do Dia.
Duolingo
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XjLZ5nh44kw]
O Duolingo (Android, iPhone/iPad, Windows) é um dos melhores apps de aprendizado de línguas porque é eficiente e totalmente gratuito, sem cobranças escondidas. Para crianças, é bom porque tem um visual lúdico, que diverte ao ensinar inglês, espanhol e outras línguas com joguinhos e personagens coloridos.
Hopscotch
Na Era do Software, apps como o Hopscoth (iPhone/iPad) são perfeitos para fazer crianças aprenderem a programar desde cedo. Ele se destaca por não usar códigos de programação para ensinar, focando no ensino da lógica de computação. Sem digitação ou sintaxe, os pequenos só precisam arrastar blocos para criar jogos e brincar na hora.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.