Fomos convidados para conhecer as instalações da fábrica da AOC, situada em Jundiaí-SP.
A introdução foi feita pelo CEO da marca no Brasil, Eduardo Brunoro, em uma sala preparada com os lançamentos da marca, que puderam ser experimentados por todos os convidados.
O Grupo TPV é o detentor da marca AOC e recentemente adquiriu a marca Phillips no Brasil aumentando o portfolio de monitores e TVs, cujo faturamento mundial está entre 12 e 13 milhões de dólares, sendo seu maior mercado a China.
No Brasil produzem todos os monitores vendidos pela DELL, além de produzirem telas para outras marcas, como HP, Positivo e Lenovo.
Na fábrica de Jundiaí produzem monitores de uso doméstico e também profissionais (aqueles usados em hotéis, lojas, cardápios de lanchonetes etc., que precisam ficar ligados 24×7), tablets, all-in-one, etc.
O índice de falha em garantia dos monitores produzidos em Jundiaí está abaixo de 1%, considerado excelente na comparação com o mercado em geral.
A outra fábrica brasileira do Grupo TPV, situada em Manaus-AM, produz monitores para a Panasonic.
AOC significa “Admiral Overseas Company”, e ele relembrou a marca de TV Admiral, que vendia TVs no Brasil décadas atrás. Aliás, eles mostraram a preocupação inclusive quanto à pronúncia do nome, que deve ser “A-O-C”, e não “aóqui“.
Para falar um pouco da história da empresa, passou a palavra para Christian Haak, do Marketing Corporativo da empresa.
A empresa surgiu com a fábrica de TVs Admiral (1934, IL, EUA).
Após décadas, transferiu-se para Taiwan e mudou o nome para AOC e em 1990 mudou o nome para TPV, junto com transferência para Hong Kong e a abertura de seu capital na bolsa.
Veio para o Brasil ao ano de 1997, com um escritório em São Paulo-SP e em 2004 inaugurou fábrica em Manaus-AM.
Já no ano seguinte, a TPV era a maior fabricante de monitores do Mundo (para se ter ideia, as TVs Insignia, marca própria da Bestbuy – famoso varejista estadunidense – são feitas pela TPV) e em 2008 inaugura a fábrica em Jundiaí-SP.
Hoje o grupo TPV, fusão dos grupos MMD (Multimedia displays) e TPVision, está presente em mais de 115 países, em todos os continentes. Nos EUA atuava sob o nome Envision, onde possui atualmente 14 fábricas e cerca 30 mil funcionários.
Embora a maior fábrica se situe na China, o Brasil é considerado um dos mercados mais importantes para a marca.
Exatamente essa importância os fez abrir as portas para a imprensa em geral, pois eles querem se fixar no nosso mercado, não só como uma opção mais barata, mas mostrando o padrão de qualidade que tem.
O slogan adotado – “AOC – simplificando a vida” – traduz que eles pensam em produtos que sejam facilmente utilizados, até mesmo para quem está adquirindo determinado nicho de produto pela primeira vez e é totalmente leigo.
Exatamente por isso estão conseguindo atingir um público nem tão geek, tanto que o maior varejista de seus produtos, atualmente, são as Casas Pernambucanas.
É por isso que procuram destacar nos anúncios as funções e não as especificações de seus produtos.
E enfatizaram que o foco do grupo TPV são as telas, ou seja, seus produtos são sempre imaginados como uma tela com funções, já que monitores é o que fazem por excelência.
No Brasil, têm mais de 300 pontos de assistência técnica, e que pretendem expandir ainda mais.
Também demonstrando o foco no Brasil, informaram que aqui, nas duas fábricas mencionadas, há além da produção, Centros de Projetos e Desenvolvimento.
Linha de produtos AOC
Entre os produtos apresentados estão:
-
Linha “All-in-one” AOC EVO:
Eles têm liderança do mercado all-in-one brasileiro, mas antes tiveram que educar o varejo que não era só um “monitor caro”, mas um computador completo, ou seja, deveria ficar no setor de desktops.
Eles possuem modelos com Windows e LINUX e estão lançando dois modelos mais acessíveis (um com tela convencional de 19,5″ e outro com uma tela touch de 21,5″), equipados com Android (Jelly Bean), visando um público que somente necessita do básico de navegação (redes sociais e e-mail), com um acabamento muito sofisticado, que encantou esteticamente a todos, principalmente o público feminino presente.
-
Tablets:
Seus produtos (atualmente 2 no mercado) primam pela qualidade com um preço muito competitivo, e equipados com tela touch IPS e bateria de longa duração
-
Monitores:
Apresentaram um modelo com hardware capacitivo com possibilidade de 1 toque, mas que através de software simula o segundo toque, permitindo o efeito pinch to zoom, reduzindo custos.
Foi possível testar e comparar essa solução com outro modelo com capacidade de reconhecimento de até 10 toques simultâneos e pudemos comprovar que o modelo mais econômico, com preço na faixa dos monitores que não são touch cumpre com o objetivo de fornecer uma experiência touch de baixo custo
Mas o monitor mais surpreendente e que poderia ser classificado com o selo “que bruxaria é essa?”, foi o monitor portátil LED de 15.6″ USB (Modelo: e1649Fwu), que é alimentado exclusivamente por essa porta (veja aqui o review).
-
TVs:
em adição às TVs com a marca AOC, mostratam produtos da marca Phillips
Mais informações sobre a AOC e seus produtos podem ser encontrados em seu site:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.