Em tempos de Apple Pay e Samsung Pay, a Mastercard mostra que não está parada e acaba de anunciar um cartão de crédito com sensor de impressão digital integrado nele. A tecnologia por trás, de acordo com a empresa, não exige recarregamento e nem muda a estrutura que conhecemos do cartão, sendo tão fino quanto qualquer outro desses pedaços de plástico que guardamos no bolso.
A Mastercard disse em entrevista para a CNET que os cartões puxam a energia dos terminais existentes e que por isso não é preciso nenhuma modifição no hardware ou software para usar a tecnologia.
“Não precisa de um PIN, assinatura ou novo terminal de pagamento. Não é preciso bateria no cartão também, já que ele pega a energia de terminais existentes. Aliás, os novos cartões são tão finos quanto os cartões de plástico já existentes.”
Para o usuário ativar o sensor de impressão digital, ele precisa ir até um banco para cadastrar a sua digital na base de dados da agência para que a informação vá para o chip do cartão. Enquanto para alguns isso possa parecer ok, o Apple Pay, por exemplo, não precisa que você ceda a sua digital para um terceiro, pois fica tudo salvo e encriptografado no iOS.
O novo Mastercard é um passo para frente da empresa
A primeira versão dos cartões ainda precisará de contato entre ele e a máquina, ou seja, assim como um cartão normal, o usuário precisará colocá-lo no terminal. A Mastercard afirma que está trabalhando em uma versão que não precise de contato
A companhia terminou dois testes na África do Sul e em breve eles devem ser feito na Ásia e Europa. No começo do ano que vem, o cartão chega aos Estados Unidos.
Resta esperar para saber o que vem primeiro: Apple Pay no Brasil ou “Mastercard Pay”, porque a Samsung já cravou seu espaço no país.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.