Índice
Em quatro anos, esta é a previsão de Jensen Huang, CEO da NVIDIA. A declaração foi dada à imprensa durante a GPU Technology Conference, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro. Segundo as declarações veiculadas pela Reuters, Huang teria dito que (em tradução livre):
“Em não mais do que quatro anos carros completamente autônomos estarão nas ruas. Agora, quanto tempo para que eles se tornem a grande maioria, realmente depende (de outros fatores)“
Ou seja, o homem de frente de um dos fabricantes de chips mais importantes no mundo aposta que já no curto prazo, veículos 100% autônomos estarão inseridos no mercado.
A informação vem em linha com a estratégia da NVIDIA para o mercado automotivo. Ainda em outubro a empresa anunciou o seu NVIDIA PX Pegasus, uma plataforma de IA capaz de dotar automóveis com o nível 5 na classificação da SAE para carros autônomos.
NVIDIA Px Pegasus – Computador da NVIDIA que promete aumentar a capacidade autônoma dos carros para o nível 5. Fonte: NVIDIA
Carros autônomos nível 5 e a nova plataforma da NVIDIA
Os padrões para classificação de carros autônomos foram feitos pela SAE – Society of Automotive Engineers (saiba mais no link ao final do texto). São 5 níveis, de 1 a 5, cada qual relacionado a capacidades específicas de automação que tornam um carro mais ou menos autônomo.
A maioria dos carros atuais que dispensam motorista ao volante estão até o nível 3. Portanto, não são carros totalmente autônomos de acordo com os padrões da SAE. O nível 5 é o que representa veículos com 100% de capacidade autônoma.
Os grandes fabricantes de automóveis já deram declarações conflitantes sobre o tema. O CEO e fundador da Tesla Motors, Elon Musk, disse que a montadora californiana alcançaria o nível 5 em breve.
A General Motors, por meio de seu diretor da divisão de integração de carros autônomos, Scott Miller, apontou que com as câmeras e radares atuais ainda não seria possível atingir o nível máximo na classificação da SAE.
Discordâncias entre concorrentes à parte, no que depender da NVIDIA, Musk e Miller terão um grande aliado para chegar ao nível 5.
Qualquer um que tenha jogado algum tipo de game no computador conhece a NVDIA, tradicional fabricante de GPUs (Graphics Processing Units). Nos últimos anos a empresa abriu outras frentes de trabalho nas áreas de IA, carros autônomos e realidade virtual. (https://boxmining.com)
A NVIDIA Px Pegasus é um dos frutos dessas novas frentes e faz parte do movimento maior que levou as grandes empresas de tecnologia a investirem em IA e carros autônomos.
Com a série de novos investimentos em IA, espera-se que carros 100% autônomos possam chegar mais cedo às concessionárias e às ruas. Pela aposta da NVIDIA, a empresa que estar entre os principais fornecedores de hardware do novo mercado automotivo.
Referências:
- Fonte: Appygeek
Saiba mais sobre a SAE, carros autônomos e a NVIDIA:
- NVIDIA introduces a computer for level 5 autonomous cars;
- SAE Brasil;
- SAE International – Levels of self-driving cars;
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.