Índice
No Showmetech TRIO desta semana, falaremos sobre a possibilidade de Elon Musk deixar o Twitter; uma inteligência artificial que consegue gerar músicas; e também vamos mostrar as atividades do vulcão Tonga que acontecem desde janeiro de 2022.
Vem conferir os destaques da semana com o Showmetech TRIO! Você pode assistir ao vídeo no nosso canal ou seguir a leitura da matéria aqui no site:
Elon Musk faz enquete sobre desistir do Twitter
O novo CEO do Twitter, Elon Musk, costuma realizar muitas enquetes para interagir com outros usuários. Mesmo antes de se tornar CEO da rede social, o bilionário já tinha esse costume. Agora, algumas informações e até mesmo decisões sobre a plataforma são entregues através dessas enquetes.
Neste último domingo, 18 de dezembro, Elon Musk criou uma votação que, em tradução livre, dizia: “Devo deixar o cargo de chefe do Twitter? Vou respeitar os resultados desta enquete”. Atualmente encerrada e contando com mais de 17 milhões e meio de votos, a enquete apresentou duas opções, “sim” e “não” à pergunta do bilionário. O resultado foi de 57,5% para sim e 42,5% para não, ou seja, se ele cumprir a promessa, deixará o cargo de chefe do Twitter.
A verdade é que já havia relatos de que Musk seria CEO do Twitter apenas temporariamente. Há um mês, ele disse sob juramento que encontraria outra pessoa para o cargo. Então talvez a votação tenha sido apenas mais uma de suas estratégias de marketing. Em outros tweets, Elon Musk afirmou que a empresa “está a caminho da falência desde maio”, e disse que a questão não é encontrar um CEO, a questão é encontrar um CEO que possa manter o Twitter vivo.
Inteligência artificial que cria músicas
Se você acompanha o mundo da tecnologia, já está sabendo que a inteligência artificial está dominando a área há muito tempo. Uma ferramenta que viralizou recentemente foi o Lensa, para criação de imagens baseadas em selfies.
Hoje trazemos novidades de outra área: a da música. Alguns geradores de imagens a partir de inteligência artificial vão além das ilustrações. Pessoas que participam de uma banda estão usando os mesmos algoritmos para criar músicas.
O projeto chamado Riffusion está usando a geração de texto para imagem para produzir espectrogramas, representações visuais de música. A inteligência artifical cria até clipes! A ferramenta treina com algoritmos de computador para reconhecer imagens de objetos e lugares e os usa para replicar imagens semelhantes.
A geração de imagens inspirou o desenvolvedor de software Seth Forsgren e o roboticista Hayk Martiros a ver se os programas poderiam ser aplicados à categoria de áudio. Forsgren e Martiros publicaram seus resultados no site Riffusion, que pretende ser apenas um hobby. Mas o mais importante, os visitantes do site podem inserir seus próprios textos e o site produzirá um espectrograma que será reproduzido no site como um clipe de áudio. Vale a pena experimentar!
A princípio, não sabíamos se seria possível para a arquitetura do modelo Stable Diffusion criar uma imagem de espectrograma com fidelidade suficiente para converter em áudio, mas descobrimos que ela pode fazer isso e muito mais. A cada passo ao longo do caminho, ficamos cada vez mais impressionados com o que é possível, e uma ideia leva à próxima.
Seth Forsgren sobre a ferramenta
Vulcão no Tonga está em atividade há quase um ano
Temos novidades da pesquisa sobre a erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai, que ocorreu em 15 de janeiro de 2022. Cientistas de todo o mundo se reuniram em Chicago, na União Geofísica Americana, para compartilhar os resultados da pesquisa sobre erupções que ocorreram no mundo todo – inclusive o caso em Tonga.
Os cientistas concluíram que a pluma de erupção, o material expelido pelo vulcão, havia subido tanto que conseguiu até mesmo alcançar o espaço. Os pesquisadores então estudaram o fluxo de rochas, cinzas e detritos até a marca de 80 km no Oceano Pacífico.
O fundo do mar foi alterado, uma enorme cratera se formou e os cientistas ainda estavam descobrindo novos e surpreendentes eventos relacionados à explosão e fluxo de rocha – efeitos que vêm ocorrendo há quase um ano.
A descoberta mais recente mostrou a força das ondas sísmicas geradas ao longo dos primeiros 10 minutos da plena atividade vulcânica. Houve uma série dessas ondas sísmicas com magnitude de 5,8. Os sinais dessas ondas foram captados por 400 estações de monitoramento em todo o mundo.
Os responsáveis que acompanham essas atividades ainda compararam as ondas a um “martelo de magma” que atingiu com um bilhão de toneladas de força. Incrível!
Eu acho que poderia ser como um novo lote de magma de repente alcançando a câmara de magma e pressurizando demais a câmara. O pulso do magma está viajando em alta velocidade e é como um trem atingindo a base de uma parede. Bateu quatro vezes em 300 segundos.
Dr Yingcai Zheng, da Universidade de Houston sobre as atividades do vulcão e sua força
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Ela foi uma edição especial com quatro assuntos e nela falamos sobre os seguintes assuntos:
- O jogo perdido de Michael Jackson;
- Missão Artemis I concluída;
- Conceito brasileiro de aviões eco sustentáveis.
Fonte: The Verge, PCMag e Interesting Engineering.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.