Apesar de ser contrário ao bloqueio do X/Twitter no Brasil, Elon Musk tomou a decisão de atender o que foi solicitado pelo Supremo Tribunal Federal e a esperança da rede social voltar ao Brasil está maior. E por mais que o site tenha ficado disponível para alguns brasileiros durante o dia de 18 de setembro, o bilionário afirma que isso não foi feito de forma proposital. Entenda a reviravolta.
Mudança de posicionamento
Caso você tenha sido uma das pessoas que usou o X/Twitter ontem (18), saiba que isso não deveria ter acontecido, mas não deve levar muito tempo para que todos voltem usar a rede social no Brasil. Advogados de Elon Musk afirmam à CNN que o melhor caminho para o desbloqueio do X é realmente cumprir as ordens do STF, impostas pelo Ministro Alexandre de Moraes. Elon Musk concordou em seguir com este posicionamento.
Desde a noite de 18 de setembro, perfis que anteriormente descumpriram leis brasileiras começaram a ser suspensos no X/Twitter, uma das primeiras ordens do STF que também levou ao bloqueio da rede social em terreno brasileiro.
Ainda ontem, os advogados representantes de Elon Musk, por meio de uma petição enviada ao STF, também aproveitaram para ressaltar que não aconteceu um “truque” para que a rede social voltasse a ficar disponível à uma boa parcela de brasileiros.
Em pronunciamento na própria rede social, foi ressaltado que isso aconteceu devido à uma troca de servidores da Cloudflare para que os funcionários trabalhassem de melhor forma. Veja a nota oficial e a tradução logo abaixo:
Quando o X foi desativado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviços na América Latina deixou de estar acessível para a nossa equipe.
Para continuar oferecendo um serviço adequado a nossos usuários, mudamos de provedor de rede. Essa alteração resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros.
Enquanto esperamos que a plataforma volte a ficar inacessível novamente no Brasil, manteremos os esforços junto ao governo brasileiro para retornar muito em breve para os usuários o Brasil.
Apesar disso, Alexandre de Moraes multou o X/Twitter em R$ 5 milhões por conta deste problema que fez com que alguns brasileiros voltassem a ter acesso à rede social.
Quando o X/Twitter será desbloqueado?
Como já fez o pagamento das multas de R$ 18 milhões e começou a fazer a suspensão dos perfis apontados pelo STF, o próximo passo para o desbloqueio do Twitter no Brasil é a indicação de um representante legal para o X no Brasil. Esta pessoa será responsável por responder às solicitações do Governo Brasileiro e também trabalhar em ações especiais durante eleições, por exemplo.
A exigência de o Twitter ter um representante legal não é exclusiva para a rede social de Elon Musk: em 2023, o Telegram passou por um bloqueio que só foi removido quando um representante legal foi indicado pelo fundador Pavel Durov. Esta lei é obrigatória a todas as empresas internacionais que tiverem atuação no Brasil.
Até tal indicação acontecer, o X segue bloqueado no Brasil. Não deve levar mais que duas semanas para que tudo volte ao normal, mas acompanhe o Showmetech para saber de todas as novidades sobre este assunto.
E diga pra gente nos comentários: você tem usado outras redes sociais em meio ao bloqueio do Twitter?
Veja também
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho (19/09/24)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.