A Electronic Arts (EA), uma das maiores produtoras de games do mundo, anunciou nesta terça-feira, (10), o que já era esperado: EA e FIFA encerram parceria de licenciamento da franquia mais popular do futebol virtual. Além disso, novidades sobre o FIFA 23 foram reveladas, bem como o nome do novo jogo da EA a partir de 2023.
EA SPORTS FC
A companhia anunciou que mostrará mais informações sobre o novo game, chamado EA SPORTS FC, em julho de 2023, o inverno brasileiro. Ele sucederá o FIFA 23, jogo que marcará o fim da parceria, que atravessou incríveis cinco gerações de consoles e acompanhou a evolução dos PCs e consoles nos games nos últimos 30 anos.
A partir de julho de 2023, a franquia deixará de existir. A nova iniciativa segue com a mesma qualidade, segundo a EA. A companhia confirmou que manterá as licenças de mais de 300 parceiros esportivos da IP e fornecerá as mesmas experiências entregues nos últimos títulos.
Para reforçar esse ponto, no comunicado assinado pelo Vice-Presidente Executivo, Cam Weber, a EA destacou a permanência de importantes parceiros do mundo do futebol, incluindo Premier League, LaLiga, Bundesliga, UEFA, Conmebol e Nike.
Além disso, a EA reforçou algo que era indicado como uma das dificuldades nas tratativas com a FIFA: maior liberdade criativa.
Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades – para inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo – como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que o EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança.
FIFA 23
Mesmo com a cabeça na nova empreitada, no mesmo comunicado a EA deu algumas novidades sobre o FIFA 23. Conforme a empresa, o último ato da parceria com a FIFA será “o melhor de todos os tempos“, com destaque para conteúdos da Copa do Mundo, mais ligas e times que qualquer outro jogo da franquia já lançado.
Há muitas especulações sobre novidades relevantes do próximo FIFA, que ganham agora mais força, pelo peso e importância que ele terá para o departamento de esportes da EA, sendo o FIFA um dos mais prestigiados e lucrativos da empresa.
EA e FIFA encerram parceria por quê?
Essa mudança se deu por duas vias. No lado da EA, o valor do licenciamento que a FIFA estava pedindo, girando em torno de US$ 1 bilhão a cada ciclo de 4 anos para renovar o contrato, estava ficando insustentável financeiramente. Já do lado da entidade, ela estudava ter seu próprio jogo com o mesmo nome, se aproveitando da popularidade do mesmo, mas com uma equipe criativa e de licenciamentos totalmente nova.
A franquia em parceria com a FIFA existe desde 1993, que começou no Mega Drive, com o nome FIFA International Soccer e é um marco na história e na evolução dos games. Com a oficialização do fim da parceria, estamos presenciando o fim de um dos ciclos mais longevos e marcantes da história dos games.
Se por um lado a EA parece estar adiantada, sobretudo em garantir os licenciamentos de atletas, clubes, estádios e ligas em todo o mundo, a FIFA, por sua vez, não deu novidades sobre o suposto jogo próprio da entidade.
Veja também:
Enquanto EA SPORTS FC e FIFA 23 não lançam, confira nossos artigos relacionados ao FIFA 22, como dicas de melhores times e promessas para o modo carreira do game.
Fonte: EA SPORTS FIFA | EA
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.