Índice
Apesar de muito esperada pelos fãs, a Electronic Entertainment Expo, ou simplesmente a E3 2023, pode não ser como o público esperava. Já que conforme afirmam relatos da IGN, alguns dos principais nomes do mercado de jogos estão de fora do evento nesse ano.
Segundo as fontes ouvidas pelo site, empresas como Nintendo, Xbox e PlayStation, as principais desenvolvedoras de jogos e consoles atualmente optaram por não fazer parte das apresentações da E3, que aconteceriam no Los Angeles Convention Center entre os dias 13 e 16 de junho.
A ReedPop, o grupo por trás da E3 e também de outros eventos importantes da cultura pop, como a Comic Con de Nova Iorque, PAX East e Star Wars Celebration, se posicionou sobre o ocorrido. Apesar de não abordar diretamente o tema sobre a não participação dos três carros chefes, ela disse que está trabalhando com diligência para criar um tipo de evento que apoie os objetivos e necessidades da feira.
Além de também declarar que continuam trabalhando incansavelmente para criar um evento que reúna toda a indústria de jogos, a ReedPop afirmou que recebeu resposta positiva de muitas grandes empresas do setor, por isso, estão confiantes de que será uma programação que fará a viagem valer a pena.
Em inglês, você pode ler a declaração completa aqui.
Ainda segundo relata a IGN, uma fonte conhecida do mercado diz que o clima entre a Entertainment Software Association (ESA, administradora oficial da E3), não anda muito bom, principalmente como a marca da maior Feira de Games do mundo foi tratada nos últimos anos. Alguns dos principais organizadores até deixaram de lado o comando de tudo, assumido pela ReedPop.
A mesma fonte também afirma que os novos responsáveis pela organização da E3 tinham prometido para as desenvolvedoras que as vagas para cada uma expor seus jogos e estandes no evento seriam reservadas em 2023. Contudo, há pouco mais de seis meses para a sua realização, ainda “há informação faltando”.
E3 passa por problemas nos últimos anos
Para quem acompanhou o auge da realização desse evento, com diversos momentos marcantes na história, desde anúncios das grandes desenvolvedoras com seus jogos que marcaram época, até mesmo momentos engraçados que são lembrados até os dias atuais, é estranho ver a atual situação da E3.
Entretanto, nos últimos anos, a feira perdeu um pouco de seu prestígio, tanto que a última convenção da Sony com seus principais jogos aconteceu em 2018. De lá para cá, a empresa japonesa deixou de lado os holofotes da E3, assim como outras desenvolvedoras também – optando por revelar seus maiores lançamentos em outras ocasiões.
A Nintendo, por exemplo, é outra desenvolvedora com uma abordagem parecida, já que desde 2013, ela não se apresenta de forma física, mas sim digital por meio dos “Nintendo Direct”. Apesar de pioneira nesse formato, que hoje em dia também é utilizado por outras empresas, ela também sempre manteve uma dessas apresentações na mesma época da E3, o que a fazia entrar no “calendário” do evento.
Por fim, a Microsoft também abraçou o formato digital de suas apresentações recentemente e, em conversa com a própria IGN, o chefe da divisão de Xbox, Phil Spencer, comentou sobre a possibilidade de sediar uma exposição dos jogos da marca em julho. Entretanto, não confirmou se a realização seria feita de forma individual ou na própria E3, que ele elogiou muito. Inclusive, em janeiro, a companhia mostrou um pouco mais do seu novo formato de vídeo, por meio da “Developer_Direct”, mostrando o estado de seus principais jogos para o ano.
Em quais dias ocorrem a E3 2023?
Confirmada ainda em 2022, a E3 2023 será realizada entre os dias 13 e 16 de junho em Los Angeles e o evento teria dias separados, inclusive, algumas datas abertas para os consumidores e não apenas para a indústria.
Assim, o que ficou conhecido como E3 Business Days, que acontecerá entre os dias 13 e 15, será o momento principal da feira, em que serão mostrados os próximos lançamentos de cada uma das desenvolvedoras presentes, com espaços dedicados exclusivamente aos membros do setor.
Já nos dois últimos dias, em um salão separado, aconteceria o E3 Gamer Days, onde os consumidores poderiam ter um contato mais próximo com os anúncios feitos no evento.
E você, leitor do Showmetech, qual sua opinião sobre a feira perder essas três grandes desenvolvedoras? Nos fale pelos comentários!
VEJA MAIS:
Final Fantasy 7 foi um dos principais JRPGs de PlayStation 1.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.