João Doria, atual prefeito de São Paulo, tem investido cada vez mais em sua candidatura para a Presidência em 2018, mesmo que a negue no momento. Durante sua campanha nas eleições para a prefeitura paulistana, o “gestor” fez das redes sociais suas principais aliadas e as mantém desse jeito até que decida a respeito de sua possível candidatura como presidente.
Para avaliar o engajamento dos eleitores e a influência de Doria nas redes sociais, sua equipe usa uma estratégia que combina o uso de cinco softwares de inteligência artificial e monitoramento do impacto das falas do prefeito em seus perfis nas redes.
Em entrevista à BBC Brasil, Daniel Braga, dono da Promove Comunicação e que acompanha Doria desde 2015, disse que a função da equipe é “alinhar o discurso de João para ele ser bem entendido. Ele não vai mudar o que pensa, as propostas, mas vai falar da melhor forma.”
A Promove é uma empresa que desenvolve projetos de comunicação e investimentos publicitários integrando marketing digital e tradicional. Ela foi contratada por João Doria embora a assessoria da prefeitura diga que foi feito pela pessoa física, não pelo prefeito.
Os softwares e serviços
Braga, ao lado de dois sócios, também criou a Social QI, uma empresa independente que já chegou a cuidar do marketing digital do governo Temer até julho deste ano. A Social QI reúne cinco softwares de inteligência artificial, como o NetBase e o War Room.
O War Room, por exemplo, é um serviço criado pela empresa startup Stilingue, que vem desenvolvendo a ferramenta através de um “processamento de linguagem natural” dentro da ciência da computação.
Normalmente, o serviço de uma “war room” é monitorado por uma equipe dedicada somente para essa parte do pacote contratado para aumentar o alcance online do cliente.
O que fazem
A Stilingue age “alimentando” o computador com textos em português para ensiná-lo a entender e interpretar a língua, podendo identificar padrões comuns e conseguir reproduzir a linguagem mais naturalmente. Essa ferramenta varre as redes Facebook, Twitter, Instagram de influenciadores e de tudo que é publicado na imprensa, gerando um exponencial de informações que seria difícil de ser administrado sem a ajuda de computadores, como diz Rodrigo Helcer, o presidente da empresa, à BBC.
O software também pode fazer reconhecimento facial, identificando memes, por exemplo, e fazendo o monitoramento de tudo que é publicado com a imagem da pessoa que contratou o serviço, além de poder realizar a psicometria. Esse termo designa uma análise de personalidade dos eleitores, influenciando diretamente na formulação do discurso político a ser apresentado pelo candidato.
Impactos
Com base no que as pessoas falam, a equipe liderada por Braga se empenha então a apresentar a imagem prometida em campanha para as redes. Conforme os comentários da oposição aumentam, maior o direcionamento da empresa para fazer com que as postagens positivas se sobressaiam às negativas.
Junto com a psicometria, os discursos se tornam mais pessoais para os seguidores das redes sociais e os aproximam do prefeito. Ao aumentar o engajamento e a influência de João Doria, também aumenta seu poder no meio online, o que, na era digital, poderá vir a ser um grande fator em uma possível candidatura em 2018.
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