Índice
Parece que as novidades do iOS 16 realmente atraíram os fãs da Apple. Após três dias da liberação oficial ao público, a versão mais recente do sistema operacional móvel da empresa já registrou uma adoção mais rápida que a vista no iOS 15. Isso chama a atenção pelo fato do software rodar em menos versões do iPhone.
Adoção é maior, mas não muito
Segundo dados levantados pela empresa de análise Mixpanel, após 24 horas da distribuição, o iOS 16 já estava instalado em 6,71% dos modelos compatíveis, representando uma adoção ligeiramente mais rápida quando comparado aos 6,48% do antecessor. Ainda assim, esses números não chegam perto dos 9,22% registrados pelo iOS 14.
Nos três primeiros dias, a nova versão somou 10,45%, enquanto a do ano passado teve 9,68%. O iOS 14, por outro lado, continua na liderança com seus 14,68%. Há algumas possíveis razões para o software de 2020 superar os mais recentes. Por exemplo, foi nele que chegaram os widgets na tela inicial, garantindo uma maior personalização e deixando o iPhone de cada usuário com um estilo diferente.
Qual o motivo da adoção mais rápida?
O iOS 15, disponibilizado em setembro de 2021, trouxe um novo Modo de Foco e aprimoramentos no FaceTime, mensagens e notificações do sistema. No entanto, a gigante de Cupertino não implementou grandes mudanças visuais, o que, possivelmente, acabou atraindo menos usuários nos primeiros dias.
A situação mudou na versão do sistema operacional lançada essa semana devido a algumas novidades. Por exemplo, o sistema oferece uma tela de bloqueio personalizável, que permite alterar o estilo do relógio, cor da fonte e adicionar widgets com informações úteis; notificações que reúnem conteúdos recebidos por um mesmo aplicativo; edição de mensagens enviadas no iMessage e muito mais.
Em outras palavras, a experiência real (e especialmente visual) tem agradado uma quantidade maior de usuários e, consequentemente, aumentado a taxa inicial de adoção, mesmo que de forma tímida, algo que possivelmente se deve ao fato de menos dispositivos serem compatíveis.
No entanto, como era de se esperar, o software de 2021 ainda continua como o mais usado, somando uma participação estimada de 88,9%, segundos dados do Mixpanel. Ainda assim, não deve demorar muito para ele ser superado.
Veja também:
Quer personalizar seu aparelho? Aqui no Showmetech, já mostramos 15 apps com widgets para a tela de bloqueio no iOS 16. Confere lá!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.