Quiet on set

Documentário ‘Quiet on Set’ expõe abuso infantil na Nickelodeon

Avatar de joão lucas batista
‘Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV’ revela histórias chocantes da Nickelodeon, incluindo relatos dos ex-atores mirins, que sofreram abusos

A série documental Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV lançou luz sobre a polêmica relação abusiva de diretores com as jovens estrelas das séries da Nickelodeon, que eram sucesso de audiência com o público infanto-juvenil no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Produzido pelas diretoras Mary Robertson e Emma Schwartz, a série de quatro episódios traz relatos impactantes de atores e atrizes que sofreram forte abuso nos sets de filmagem. Os artistas fizeram declarações alegando, por exemplo, casos de sexismo, racismo e comportamento inadequado entre Dan Schneider e outros membros do elenco de filmagem.

Abusos na Nickelodeon

Documentário 'quiet on set' expõe abuso infantil na nickelodeon. 'quiet on set: the dark side of kids tv' revela histórias chocantes da nickelodeon, incluindo relatos dos ex-atores mirins, que sofreram abusos
Drake Bell revela traumas no documentário Quiet on Set. Imagem: Courtesy Investigation Discovery

Dentro dos sets de gravação nos estúdios da Nickelodeon, estrelas da Nick relatam terem sido vítimas de graves abusos morais e comportamentos agressivos por parte do renomado diretor Dan Schneider, que dirigiu grandes sucessos da emissora como The Amanda Show, iCarly, Victorious e Sam & Cat. Porém, Schneider não foi o único suposto agressor citado.

Dentre os entrevistados, o ator e músico Drake Bell – conhecido pelo papel de Drake Parker na popular sitcom Drake & Josh (2004 – 2007) – deu uma declaração chocante para o documentário Quiet on Set. Enquanto fazia parte do elenco de The Amanda Show (1999 – 2002), o jovem Drake foi convidado a morar temporariamente com o ator e produtor do seriado, Brian Peck.

Documentário 'quiet on set' expõe abuso infantil na nickelodeon. 'quiet on set: the dark side of kids tv' revela histórias chocantes da nickelodeon, incluindo relatos dos ex-atores mirins, que sofreram abusos
Drake Bell e Josh Peck, protagonistas do popular seriado Drake & Josh. Imagem: Reprodução.

Conforme o relato de Bell, as coisas iam bem, até que em uma noite, enquanto dormia num sofá, acordou abruptamente sendo abusado sexualmente por Peck. Drake tinha apenas 15 anos na época. Ele afima que, por ser ainda muito novo e não compreender totalmente o que havia ocorrido, chegou a sofrer novos abusos até que uma acusação formal fosse feita.

Anos mais tarde, Peck foi preso em agosto de 2003, enfrentando acusações de 11 casos de abuso sexual. Após 16 meses de prisão, ele foi registrado como agressor sexual de menores. Surpreendentemente, em 2005, ele voltou a trabalhar com crianças na série Zack & Cody: Gêmeos em Ação, antes que a Disney fosse pressionada a demiti-lo.

Além de Drake Bell, outros atores, membros do elenco de All That, Giovonnie Samuels, Kyle Sullivan, Bryan Hearne e Katrina Johnson, e o diretor Virgil Fabian, também se pronunciaram.

“Trabalhar para Dan era como estar em um relacionamento abusivo“, alega um ex-funcionário não nomeado no trailer. “Havia um ambiente tóxico. Isso me fez confiar menos nas pessoas”, diz outro.

Na série documental, as escritoras Jenny Kilgen e Christy Stratton expõem alegações de um ambiente tóxico e sexista na sala de escritores de The Amanda Show. A filmagem também incluiu depoimentos emocionais dos pais dos membros do elenco que tentaram advogar por seus filhos.

Documentário 'quiet on set' expõe abuso infantil na nickelodeon. 'quiet on set: the dark side of kids tv' revela histórias chocantes da nickelodeon, incluindo relatos dos ex-atores mirins, que sofreram abusos
Elenco principal de The Amanda Show. Imagem: Reprodução.

Resposta do diretor Dan Schneider

Documentário 'quiet on set' expõe abuso infantil na nickelodeon. 'quiet on set: the dark side of kids tv' revela histórias chocantes da nickelodeon, incluindo relatos dos ex-atores mirins, que sofreram abusos
Dan Schneider renomado diretor da Nickelodeon. Imagem: Jeff Kravitz/ FilmMagic.

Em entrevista exclusiva concedida para o ator e apresentador BooG!e, o diretor Dan Schneider respondeu as fortes declarações dos entrevistados do documentário Quiet on Set. Schneider pediu desculpas formais pelo seu comportamento inadequado durante as filmagens, o que contribuiu para o ambiente tóxico na Nickelodeon ter causado traumas aos artistas adolescentes. O diretor afirmou que suas atitudes refletiam a cobrança excessiva de resultados de audiências das séries que dirigia.

Sobre a declaração de Drake Bell, Dan Schneider se diz surpreendido pela revelação dos casos de abuso por parte do ator e produtor, Brian Peck. Dan salientou que apoia Drake Bell e relembrou o episódio do julgamento de Peck, onde a mãe de Drake o procurou para ajudá-la na preparação de um discurso para o tribunal.

Após o lançamento do trailer, por meio de um porta-voz, o ex-diretor da Nick se manifestou:

Dan se importava com as crianças em seus programas, mesmo quando, às vezes, suas próprias famílias, infelizmente, não o faziam. Ele entendia pelo que estavam passando e era o maior defensor delas. O fato é que muitas das crianças nesses programas são colocadas na posição insustentável de se tornarem o sustento da família e a pressão que vem com isso. Acrescente a isso as dificuldades de crescer e ter que fazer isso sob os holofotes enquanto trabalha em um emprego exigente, tudo isso como uma criança. É por isso que existem muitos níveis de padrões, executivos, advogados, professores e pais em todos os lugares, o tempo todo, em cada set, todos os dias. No entanto, ainda é um lugar difícil para ser uma criança e ninguém sabia disso melhor do que Dan.

Porta voz de Schneider

Dan Schneider deixou de fazer parte das produções audiovisuais da Nickelodeon em 2018.

Veja a entrevista na íntegra (em inglês):

Dan Schneider responde acusações de seus abusos na época da Nickelodeon. Vídeo: YouTube/DanWarp

Onde assistir Quiet on Set: The Dark Side of TV Kids

Até o momento, o documentário Quiet on Set: The Dark Side of TV Kids está disponível nos Estados Unidos no Prime Video e Max. Ainda não existe previsão pelo lançamento da produção no Brasil.

Veja também

Fontes: Hollywood Reporter, Variety e Deadline.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados