Usuários assíduos do Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, devem ter percebido uma mudança ruim no serviço recentemente: buscar o local onde a foto foi tirada acabou de ficar muito mais difícil. A razão disto é que o Facebook trocou a base de dados de locais que servia para colocar geolocalização nas fotos do “Insta“.
A mudança, que estava sendo testada desde março, ainda não aconteceu para todos os usuários. No entanto, usuários do Twitter comentam que ela parece estar sendo implementada rapidamente.
Até recentemente, o Instagram utilizava a base de dados do Foursquare, aplicativo/rede social de check-ins e reviews de lugares reais. A grande vantagem dessa base está na qualidade das informações apresentadas, visto que a postagem de reviews e confirmações de localização através de check-ins dão ao Foursquare os dados necessários para classificar corretamente qualquer estabelecimento. É possível saber, por exemplo, se um restaurante registrado existe e se ele é bem ou mal recomendado.
Agora, o Facebook passou a utilizar sua própria base de dados de locais. O problema é que a base do Facebook é uma grande bagunça, com diversos lugares duplicados e com nomes incorretos ou mesmo nomes de brincadeira. Como não existem tantos revisores quanto na rede do Foursquare, é comum encontrar 3, 4 até 5 descrições para o mesmo local sendo bastante utilizadas.
Olhando pelo lado positivo, a vantagem da troca é que esta integração deve melhorar bastante a qualidade destas informações também para o Facebook, já ambos os serviços vão compartilhar a mesma base de dados.
Até lá, boa sorte tentando achar o local correto onde aquela foto na praia foi tirada…
Fonte: MG Siegler, iDownloadBlog.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.