Entre os dias 23 e 25 de novembro, Salvador sediou o Innovators Hive, um evento do Google Cloud em parceria com a aceleradora local Vale do Dendê. Voltado para a comunidade de desenvolvedores e de inovação, a programação contou com um rico conteúdo sobre tecnologia de nuvem, ecossistema de inovação na região, além de diversidade racial e de gênero na tecnologia.
O Showmetech foi um dos veículos convidados a conferir o evento, que teve abertura do diretor de engenharia do Google na América Latina, Berthier Ribeiro-Neto. Além dele, estavam presentes no evento a gerente de Marketing para Produto e Inclusão do Google Cloud, Melina López, e Paulo Rogério Nunes, co-fundador da Vale do Dendê. Juntos, os três destacaram o compromisso do Google Cloud em alavancar comunidades minorizadas em toda a América Latina.
Ainda durante os três dias de Innovators Hive, engenheiros do Google ofereceram treinamentos para a comunidade de desenvolvedores locais com foco em algumas das principais tecnologias que impactam os negócios, atualmente, como computação em nuvem, Data Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial, além de como criar produtos inclusivos.
Diversidade
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a demanda das empresas de tecnologia no Brasil entre 2021 e 2025 será de 795 mil talentos, porém o país possui um déficit anual de talentos em TI de 106 mil profissionais. Neste sentido, é preciso investir em novos profissionais para que eles possam ocupar essas vagas. Por isso, o Google Cloud busca contribuir com o sistema de educação por meio de soluções tecnológicas, permitindo que os brasileiros possam ampliar suas habilidades e desenvolver suas carreiras.
No caso de Salvador, cidade que é composta por uma população com mais de 80% de pessoas negras e possui uma crescente comunidade de startups e tecnologia, ela é, hoje, uma das maiores parceiras do Google, contando com investimentos cada vez mais significativos provevientes do setor público e privado.
“A gente sabe que tem um papel muito importante dentro do Google e um compromisso muito importante com a diversidade e com o impacto social. O Brasil é um país muito grande, por isso, se quisermos realmenter montar uma comunidade de desenvolvedores, precisamos pensar muito maior, pensar numa escala a nível nacional”
Melina López, gerente de Marketing para Produto e Inclusão do Google Cloud
Um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostrou que o número de empresas passou de 110 para 195 entre os anos de 2017 e 2021. No meio destes dados, a capital baiana aparece em primeiro lugar em número de startups na região Nordeste e na oitava colocação quando olhamos para o país como um todo.
Para Melina López, levar eventos e pautas como essa para fora dos grandes eixos nacionais são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de áreas ligadas à tecnologia. Ela ainda destacou os profissionais do Google que nasceram na Bahia e mostrou um vídeo destacando a cultura e diversidade presente no estado.
A diversidade é, inclusive, um ponto que merece destaque nesta área. Isso porque uma pesquisa realizada em 2021, chamada “A Diversidade na TI” e realizada pela Kantar, mostrou que 29% dos entrevistados acreditam que TI é a área menos diversa das suas empresas e, para 30% dos funcionários de TI, é a área menos aberta a mudanças e com necessidade de conhecimento sobre Diversidade e Inclusão.
Educação
Berthier Ribeiro-Neto também destacou a importância do investimento na educação para o crescimento e sucesso do setor. Para ele, “a chave para o Brasil crescer ainda mais em inovação é a educação. Por este motivo, o Google criou alguns programas que tem como objetivo educar e treinar pessoas em tecnologia de nuvem”.
Um desses programas mencionados por Ribeiro-Neto é o Capacita+, um hub de aprendizado da empresa que reúne todas as iniciativas do Google Cloud voltadas para educação e formação. Gratuito, o programa é aberto a qualquer aluno que deseje aprender mais sobre esse universo. Além disso, o Capacita+ disponibiliza desafios, como o Cloud Hero, treinamentos ao vivo, uma série de laboratórios e certificações
“Esta plataforma é dividida em três pilares: nós temos o Aprenda, com materiais voltados para quem está iniciando os estudos e não está familiarizado com este ambiente; o Pratique, onde há laboratórios, cursos e desafios práticos; e, por fim, nós temos o Cresça, um espaço de aperfeiçoamento e obtenção de certificação”
Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google na América Latina
Além do Capacita+, o Google também apoia iniciativas locais, como o Plataforma Salvador Tech, que oferece gratuitamente quatro cursos do Google Cloud (conceitos básicos sobre nuvem, Big Data, machine learning e Google Cloud). Atualmente, a companhia atinge jovens e adultos de mais de 130 universidades brasileiras, tendo passado pela vida de mais de 10 mil pessoas nos últimos 18 meses.
Uma nova realidade
A Vale do Dendê é uma organização social que tem como objetivo fomentar ecossistemas de empreendedorismo e impacto social com foco na diversidade. O Innovators Hive aconteceu na recém-inaugurada nova sede da Vale do Dendê, instalada em um prédio do Século XVIII e que é o primeiro Hub de Inovação do Centro Histórico de Salvador.
A escolha do Centro Histórico para a instalação da segunda unidade da Vale do Dendê se deu pelo entendimento da sua importância histórica, cultural e social tanto para os turistas, quanto para os empreendedores baianos, que contam desde 2016 com os programas de capacitação e ações de fomento aos ecossistemas de inovação e diversidade promovidos pela aceleradora.
Para Paulo Rogério Nunes, co-fundador da Vale do Dendê, a chave do sucesso é unir o potencial criativo presente nas raízes do povo local com o potencial tecnológico que vem despontando nos últimos anos. Segundo ele, é preciso criar e investir em iniciativas que valorizem o profissional local, para que ele não precise encontre o sucesso em outras cidades e até mesmo em outros países.
“Aqui em Salvador, por exemplo, nós temos muitos profissionais que precisam sair da cidade para buscar uma oportunidade, vivendo um verdadeiro êxodo forçado. Então, nós precisamos mudar esta realidade, fazendo com que as pessoas daqui possam trabalhar em sua cidade, criando as suas empresas e dando oportunidades para inúmeras outras”
Paulo Rogério Nunes, co-fundador da Vale do Dendê
E, apesar dos contrastes ainda notados no mercado de trabalho, os números estão melhorando a cada ano. No último relatório de diversidade divulgado pelo Google, é possível ver um aumento global da contratação de mulheres em vagas de tecnologia: de 32,5% em 2020 para 33,7% em 2021.
A companhia também tem intensificado os esforços para aumentar a representatividade negra nos quadros de funcionários: desde 2021, o Google possui um banco de talentos voltado exclusivamente para pessoas negras se candidatarem a vagas em diferentes áreas da companhia, incluindo vagas de Engenharia e Cloud.
Google Cloud
O Google Cloud é a unidade de negócios do Google com foco na computação em nuvem como serviço para empresas, sejam elas públicas ou privadas. A plataforma atende setores como varejo, finanças, saúde, entre outras. A tecnologia de nuvem pode ser aplicada nas mais diversas áreas e facilitar a vida de diversas pessoas, permitindo, por exemplo, que elas acessem a conta bancária em bancos, usem aplicativos de transporte ou mesmo façam uma compra online em alguns varejistas, seja pelo celular ou pelo computador.
A plataforma do Google Cloud busca acelerar a capacidade de todas as empresas de transformar digitalmente seus negócios. Ela permite que as empresas criem, testem e implantem aplicações em uma infraestrutura confiável, segura e que possa ser utilizada por milhares e milhares de usuários ao mesmo tempo. Para isso, o Google Cloud oferece recursos como: infraestrutura altamente escalável, segura e confiável, que inclui serviços de computação, armazenamento e rede de última geração, em várias regiões do mundo.
Por contar com uma infraestrutura que disponibiliza recursos de maneira flexível, conforme a necessidade, os clientes se beneficiam do Google Cloud por reduzir as despesas com infraestrutura de TI, além de obter maior gestão sobre seus custos.
Além disso, a responsabilidade com o meio ambiente também está presente. O Google estabeleceu uma meta de operar com energia livre de carbono, em todos os lugares, 24 horas por dia, até 2030. Nesse contexto, os clientes também se beneficiam em usar o Google Cloud pelo fato de ser a nuvem mais limpa do setor.
O Google Cloud foi o primeiro provedor de nuvem a lançar uma pontuação de Energia Livre de Carbono para as regiões do Google Cloud. Com ela, os clientes podem escolher lugares que têm as emissões mais baixas. A região de nuvem de São Paulo opera com pontuação de 87%.
Veja também:
Nuvem pública está presente em 96% das empresas, diz estudo do Google Cloud
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Muy importante el alcance de Google como motor de la búsqueda y desarrollo de talentos y su capacitación en TIC, en un país tan grande y diverso como lo es Brasil.
Impacta el efecto multiplicador que logra Google a través Melina López. Bien hecho !