Índice
- 1-Up
- AA / Duplo A
- AAA / Triplo A
- Achievements (conquistas / troféus)
- AFK (Away From Keyboard / Longe do Teclado)
- Aimbot (Robô de mira)
- Anti-aliasing
- AoE (Area of Effect / Área de Efeito)
- Avatar
- Ban (Banimento)
- Battle Royale
- Beat ‘em up / brawler
- Beta
- Boss (Chefão)
- Bot
- Buff / buffar
- Bug / Glitch (Falha)
- Caitar
- Call (Comando)
- Camper
- CCG (Collectible Card Game / Jogo de Cartas Colecionáveis)
- Cheat (código de trapaça)
- Checkpoint (Ponto de Chacagem)
- Combo
- Cooldown (Resfriamento)
- Co-Op
- CS (Creep Score)
- DLC
- DOT (Damage Over Time/ Dano ao Longo do Tempo)
- DPS (Damage Per Second / Dano por Segundo)
- DualSense
- DualShock
- Dropar
- Easter egg
- eShop
- eSports
- F2P (Free To Play / Gratuito para Jogar)
- Farming / farmar
- FGC (Fighting Game Community)
- Flag
- FOV (Field of Vision / Campo de Visão)
- FPS (First Person Shooter/Frames Per Second)
- Gameplay
- Gamer
- Gankar
- GG (Good Game)
- GG WP (Good Game Weel Played)
- GLHF (Good Lucky and Have Fun)
- Guilda
- Grind / grindar
- Hack and slash
- Hacker
- Healar
- HD Rumble
- Headshot (Tiro na Cabeça)
- HP (Health Points)
- HUD (Heads Up Display)
- Hype
- Indies / independentes
- Joy-Con
- JRPG (Japanese Role Playng Game)
- Kappa (Twitch)
- KS (Kill Steal / Roubo de Abate)
- Lag
- Lobby
- LoL (League Of Legends)
- Loot (Saque)
- Loot box
- MP (Magic Points / Pontos de Magia)
- Metroidvania
- MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game)
- MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
- Motion blur (Borrão de Movimento)
- MVP (Most Valuable Player)
- Nerf / nerfar
- Newbie / noob
- NPC (Non-Player Character ou Non-Playble Character)
- OP (Over Powered / Poder acima)
- Passe de temporada / Season pass
- Pay to Win (Pagar para Ganhar)
- Plataforma
- Platina
- Port
- Party
- Ping
- POG/POGChamp (Twitch)
- Pré-alfa
- Pro player
- PSN (Playstation Network)
- PS Now
- PS Plus
- PvE (Player Versus Environment)
- PvP (Player Versus Player)
- QTE (Quick Time Events / Eventos de Tempo Rápido)
- Quest (Missão)
- Rage Quit
- Rankeada
- Ray Tracing
- Reboot
- Remake
- Remaster / remasterização
- Ressar
- Roguelike
- RPG (Role Playing Game)
- RTS (Real-Time Strategy / Estratégia em Tempo Real)
- Rush / rushar
- Safe
- Scrim
- Setar
- Shoot ‘em up
- Speedrun
- Stun
- Tank
- TCG (Trading Card Game / Jogo de Cartas Trocáveis)
- TBS (Turn-Based Strategy / Estratégia Baseada em Turnos)
- TPS (Third Person Shooter / Atirador em Terceira Pessoa)
- Tiltar ou tiltado
- Troll
- UP (Under Powered / Poder Abaixo)
- Upar
- Videogame
- X1
- xCloud
- Xbox Game Pass
- Xbox Network
- Xbox Live Gold
- XP (Xperience )
Recebeu um GG WP no final de uma partida e não tem a menor ideia do que se trata? Seja você novato ou experiente no mundo dos videogames, com certeza já ouviu algum termo que te deixou perdido.
Para ajudá-lo a entender, e, principalmente, estar preparado para curtir uma jogatina on-line com seus amigos, preparamos um glossário com as principais terminologias e expressões da área. São diversas siglas e abreviações que preenchem nosso dicionário gamer, e o melhor, com contexto e fatos históricos para te deixar fluente e, assim, melhorar a experiência do jogo. Vamos lá!
1-Up
Quando ouvir ou ler 1-Up (One-Up) por aí, significa o ganho de uma vida extra. O termo vem lá da década de 1970, quando as máquinas de pinball americanas davam uma bola extra ao atingir determinada pontuação.
Porém, o grande responsável por popularizar o termo foi o clássico Super Mario Brothers. No jogo, se você adquire uma certa quantidade de moedas, recebe uma vida extra, que é mostrada por meio de uma bolha acima da cabeça do Mario. E claro, é simbologicamente associado a outra maneira de conseguir a vida extra: o cogumelo verde.
AA / Duplo A
AA ou Double-A é um termo que define a categoria de desenvolvimento de um jogo com um orçamento bom, mas geralmente menor do que os jogos AAA – a categoria top. Meta de vendas também é um parâmetro que se leva em conta na hora dessa categoriação, já que o investimento acaba sendo menor no marketing e distribuição. Os títulos AA geralmente marcam uma média de 75 – 87/100 no Metacritic com ótimos exemplares entre eles, como Borderlands, Crysis, Alan Wake, Bayonetta, inFamous e Left 4 Dead.
AAA / Triplo A
São as maiores produções da indústria de jogos eletrônicos, com orçamentos que só grandes empresas podem arcar. Com diversos recursos a disposição, como composição de trilha sonora e roteirização feita por profissionais em destaque na mídia, acabam tendo maior qualidade em vários setores, desde gráficos até imersividade da experiência. São exemplos de jogos AAA: The Legend of Zelda, The Last of Us, Halo, Grand Theft Auto e Resident Evil.
Achievements (conquistas / troféus)
Nada mais é do que o incentivo para você continuar jogando e ter um gamescore de respeito. Praticamente todos os jogos para as plataformas PlayStation e Xbox, além do Steam para PC, possuem um sistema de conquistas que são desbloqueadas conforme o jogador realiza feitos específicos em cada jogo. A Sony tem os troféus, enquanto a Microsoft chama de achievements. Isso é legal para competições entre amigos de quem tem o gamescore mais alto, por exemplo.
A Nintendo não tem um sistema próprio, mas alguns jogos, como Luigi’s Mansion 3 e Pikmin 3 Deluxe, ambos disponíveis para Nintendo Switch, possuem medalhas desbloqueáveis de forma independente da plataforma. Inclusive, já jogou ou quer saber se vale a pena adquirir esses títulos? Confira nosso review de Luigi’s Mansion 3 e review de Pikmin 3 Deluxe!
AFK (Away From Keyboard / Longe do Teclado)
Olha aí uma das siglas gamers que está no chat de todo lolzeiro que precisa pegar um lanche na geladeira ou dar uma passada no banheiro. Em tradução literal, é “Longe do Teclado”, bastante usado quando o jogador deseja comunicar que saiu do computador ou console temporariamente.
Aimbot (Robô de mira)
Também tem nome para trapaças no idioma gamer. Aimbot é um tipo de cheat utilizado em jogos de tiro, deixando a mira no automático. Ou seja, torna a competitividade totalmente injusta pois não requer a habilidade do jogador. Tem muito aimbot aplicado no Free Fire, viu?!
Anti-aliasing
É uma técnica de processamento de imagem que reduz os serrilhados, presente em linhas diagonais. Muitas placas de vídeo investem na otimização desse método para deixar a imagem o mais limpa e refinada possível, já que os serrilhados aparecem por conta dos pixels – pontos de cores que se juntam para formar a imagem inteira.
Existem diversos métodos, cada um para situações diferentes. Por exemplo, como o SMAA: Sub-pixel Morphological Anti-Aliasing, em que o algoritmo analisa o frame atual e o anterior e cria um blend dos pixels, formando um sub-pixel. Assim, ele pode gerar uma imagem mais nítida. Aproveite para conhecer outros métodos na nossa matéria sobre esse efeito que melhora a experiência e visual do jogo.
AoE (Area of Effect / Área de Efeito)
Em português, Area of Effect significa Área de Efeito, se referindo ao raio em que todos os inimigos ou companheiros podem ser afetados pelas mecânicas como habilidades e auras. Por exemplo, auras afetam positivamente aliados dentro da área. Já efeitos como maldições afetam inimigos de maneira negativa.
Avatar
Avatar é a representação gráfica do personagem do jogador. Muitos jogos oferecem a possibilidade de se editar as características visuais de personagens. Em games on-line, o visual editado é como os outros jogadores verão uns aos outros. É mais comum o uso da palavra skin, que significa “pele”, para se referir ao visual do personagem. Jogos como Fortnite têm sua receita resumida à venda de itens cosméticos, ou seja, de skins.
Ban (Banimento)
Um jogador chato ou desrespeitoso apareceu? Em League of Legends, por exemplo, há a possibilidade de realizar uma votação para um personagem ficar inutilizável durante a partida. Isso é uma forma de Ban, que vem de banir. Se comporte, ou você vai tomar ban!
Battle Royale
É um sub-gênero de jogo em que 100 players entram em uma arena ao mesmo tempo pra competir entre si. A partida acaba quando resta apenas um grande vencedor.
Beat ‘em up / brawler
É um gênero de jogo que foca na luta corporal, e o jogador deve derrotar várias hordas de inimigos. Um exemplo de jogo deste gênero é Streets of Rage 4. Aproveite para conferir nosso review desse brawler!
Beta
É uma versão do jogo que ainda não está pronta para ser lançada. Já está em estágio funcional, porém pode apresentar bugs e ainda passará por processos de otimização. É comum que empresas deem acesso antecipado de jogos em estágio beta para que os jogadores deem algum tipo de feedback.
Boss (Chefão)
O grande chefão, aquele que finaliza o game ou põe fim às fases. Utilizamos o termo no aumentativo, mas mundo afora os chamam apenas de “Boss”, “chefe” em inglês. São os inimigos mais difíceis controlados pelo jogo, logo, vale dar destaque a Baldur, que exige bastante estratégia na hora de derrotá-lo. Inclusive, dá uma olhada no nosso review de God of War 4!
Bot
É um personagem controlado por inteligência artificial. Também chamado de NPC, sendo usados para completar times ou simular partidas para treino. Também pode ser usado para ofender a performance dos jogadores. Ao chamar alguém de bot, você está comparando-o a um robô, fazendo apenas o básico.
Buff / buffar
É comum que jogos competitivos tenham características dos itens modificadas por meio de atualizações para que a jogatina fique mais balanceada. Um item é buffado quando os desenvolvedores o tornam mais forte. É o contrário de nerfar.
Bug / Glitch (Falha)
É uma falha no funcionamento do jogo, logo, não é algo esperado. Alguns jogadores procuram formas de estressar o sistema para encontrar algum glitch. Um exemplo é ultrapassar uma parede para chegar a outra área antes do previsto.
Caitar
É a ação de bater e andar, alternadamente, para avançar no cenário e ainda manter distância do adversário. O termo é comum no dicionário gamer, principalmente em League of Legends.
Call (Comando)
A Call é uma espécie de ordem ou comando que um dos jogadores faz para acionar o time ou uma estratégia. É comum em jogos multiplayer online para organizar uma ação em grupo.
Camper
Todo jogo de tiro tem aquela pessoa que fica escondida apenas esperando algum oponente aparecer para acertar o tiro, normalmente de uma arma estilo sniper rifle. Este é o camper, e camperar é o verbo que designa esta ação que não é vista com bons olhos.
CCG (Collectible Card Game / Jogo de Cartas Colecionáveis)
Os Collectible Card Game são velhos conhecidos, já que vários exemplares já foram febre no Brasil. O jogo de cartas colecionáveis (CCG), também chamado de TCG, mistura elementos estratégicos de construção de baralhos com características de cartas colecionáveis. Quem nunca batalhou Yu-Gi-Oh ou tem aquele deck lindo do Pokemón guardado em casa?
Você pode começar a jogar um CCG com um deck inicial e ir personalizando-o por meio de boosters ou trocando com outros jogadores.
Cheat (código de trapaça)
Quem nunca aplicou um código cheat ou cheat code para fazer dinheiro no The Sims?! Ali tudo bem, mas o cheat é mal-visto quando aplicado em jogos competitivos. Da tradução literal, nada mais é do que uma trapaça, e a pessoa que realiza tal ato é chamada de “cheater”.
Entretanto, vale mencionar um dos casos que ele é bem-vindo, inclusive, um dos mais famosos dos mundos dos games. O Konami Code apareceu pela primeira vez num jogo da distribuidora de jogos em 25 de abril de 1986, quando o programador Kazuhisha Hashimoto, responsável pelo port do jogo Gradius para Famicon (nintendinho), se encontrou com dificuldades para prosseguir no game.
Ao invés de ser eliminado da versão final do jogo, o código permaneceu ali e se tornou um dos primeiros cheat codes do mundo, capaz de fornecer power-ups para facilitar o progresso do jogador. A partir daí, a Konami percebeu que o público curtiu a ideia, passando a implementar o Konami Code em diversas obras como Metal Gear Solid, Dance Dance Revolution, Castlevania e Silent Hill, a fim de desbloquear personagens, easter eggs, músicas ou até mesmo a liberação de mais “vida”.
Checkpoint (Ponto de Chacagem)
Como o nome já diz, é um ponto de checagem. Normalmente é um local específico no game onde ocorre o salvamento automático, então o jogador não precisa voltar a um ponto muito distante caso morra ou por qualquer motivo precise reiniciar a missão.
Combo
Combos são ataques consecutivos, uma sequência de golpes, sem que você seja atingido pelo adversário. Esse conceito existe em outros gêneros, como de esporte, se manifestando pelas manobras feitas sem erros. É interessante mencionar Mortal Kombat aqui por conta da sua enorme lista de combos individuais para cada personagem. Vale a pena conferir o review de Mortal Kombat 11!
Cooldown (Resfriamento)
É um tempo de “resfriamento” que o jogo usa para que uma arma ou habilidade não seja usada infinitamente. Por exemplo, após usar uma bomba em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o jogador precisa esperar um tempo para poder criar outra.
Co-Op
Abreviação de co-operativo, são os jogos ou modos de jogo feitos para dois players reais. Geralmente são jogos pelos quais você e o colega devem executar ações ou planos juntos. Quer conhecer um bom exemplo de jogo Co-Op? Veja o review de Cuphead e já fique com vontade de chamar os amigos.
CS (Creep Score)
Creep Score, abreviado para CS, é a quantidade de minions que recebem o último hit. Ao atacar tropas inimigas, é muito importante lembrar que somente quem der o último golpe e realmente matar o inimigo, recebe o ouro dependendo do tipo e de quão longe no jogo ele está. Logo, ter um bom CS é extremamente importante. já que a quantidade de ouro não tem relação com quanto dano você causou antes de sua morte.
DLC
DLC é a sigla de downloadable content, que significa “conteúdo baixável”. É todo o conteúdo adicional disponibilizado para um jogo depois do seu lançamento. Pode ser distribuído gratuitamente ou de forma paga. Alguns exemplos são personagens extras, expansões de história e itens, entre outros. Em The Champion’s Ballad, há a adição de Trial of the Sword, uma sequência de salas com desafios de sobrevivência.
DOT (Damage Over Time/ Dano ao Longo do Tempo)
Traduzindo para o português, Dano Ao Longo do Tempo, é um tipo de dano que atinge o alvo durante um período, capaz de ir diminuindo o XP sem precisar dar outros hits. Em alguns jogos, esse dano pode durar até que o personagem obtenha ajuda ou cura. Dano de veneno ou feitiços podem ser um tipo de DOT.
DPS (Damage Per Second / Dano por Segundo)
Dano Por Segundo, abreviado para DPS, é bastante últi para medir o poder de uma dentro do jogo. A maioria dos jogos incluem os detalhes de dano ao lado da própria arma. Porém, alguns casos como Fortnite, os jogadores precisam ir atrás de outros valores para descobrir o DPS por meio de cálculos. Se você se encontra num desses casos, basta pegar os valores de dano e multiplicá-los pela taxa de disparo por segundo.
DualSense
DualSense é o nome dado pela Sony ao controle do PlayStation 5. Foi apresentando ao público em 2020, fugindo do padrão “DualShock”, nome que era utilizado anteriormente para esse tipo de acessório, desde o PSOne. A grande diferença entre o DualSense e seu antecessor, além de um design mais arrojado, são os gatilhos hápticos, que oferecem um feedback físico e tátil ao jogador. Por exemplo, ao realizar determinadas tarefas, os gatilhos podem endurecer para indicar que o nível de dificuldade é maior. Ou seja, você é capaz de sentir as tensões de suas ações.
DualShock
É o nome dos controles das quatro primeiras plataformas PlayStation. Essa faz parte do idioma gamer há tempos! O DualShock foi apresentado no fim de 1997 no Japão, para chegar na América em 1998, sendo chamado dessa maneira por conta do uso de dois motores vibratórios, um com vibração fraca e outro mais forte.
São 4 versões, cada uma para uma atualização do console. As maiores mudanças desde o primeiro modelo acontecem no lançamento do DualShock 3, quando incorpora o recurso wireless – sem fio -, e no DualShock 4 que implementa uma superfície touch pad e adequação para a navegação em redes sociais – com um botão Share para agilizar o acesso.
Dropar
Do inglês Drop, é quando alguém larga um objeto, seja pode por um companheiro ou inimigo. Ou até mesmo você se livrando de algo do seu inventario. Por exemplo, você pode pedir para algum amigo dropar um determinado item que está em necessidade.
Easter egg
Não é um termo exclusivo do cenário gamer, pois aparece bastante em livros, filmes e, basicamente, em qualquer obra ficcional. Um easter egg é a referência a outra obra, ou elemento de uma obra, em um jogo, normalmente mostrada com sutileza, sem que seja o elemento principal de uma cena. Em Dead Rising, por exemplo, há uma bela referência a outra obra de zumbis ao nomear um dos restaurantes do shopping que o jogador está preso de “Jill’s Sandwiches”. No primeiro Resident Evil, depois que a protagonista Jill Valentine é salva de uma armadilha, outro personagem diz: “Você foi quase um sanduíche de Jill!”.
eShop
É a loja virtual da Nintendo, acessível pelos consoles Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch. Ali, os jogadores podem ter acesso à informações sobre os lançamentos, como também comprar e baixar jogos junto de conteúdos digitais. É possível encontrar ofertas exclusivas que estão disponíveis apenas no Nintendo eShop do seu console.
eSports
São as competições de jogos eletrônicos organizadas profissionalmente. É um mercado que cresce bastante a cada ano, e vários jogos são criados com o intuito de que sejam utilizados nestas competições. League of Legends, DotA 2, Counter Strike: Global Offensive e Fortnite são alguns exemplos de jogos utilizados em competições.
F2P (Free To Play / Gratuito para Jogar)
Sigla de free to play, ou “gratuito para jogar”. São jogos que não exigem pagamento para serem jogados. Normalmente, estes games têm algum tipo de monetização interna, como a venda de itens ou de chances para se conseguir itens. Exemplos atuais são Fortnite e Genshin Impact.
Farming / farmar
Farm, do inglês, significa “fazenda”. Nos jogos eletrônicos, o termo (que também virou o verbo farmar) faz referência a ações voltadas exclusivamente à coleta de recursos, sejam itens ou experiência para que se suba de nível. É uma ação comum em jogos do gênero RPG.
FGC (Fighting Game Community)
Quando ouvir falar de FGC por aí, saiba que o assunto principal são games de luta. Seja os fãs amadores ou profissionais de jogos específicos, a Comunidade de Jogos de Luta tem como seus principais ícones o Mortal Kombat, Street Fighter, Tekken, Marvel vs. Capcom, Guilty Gear e muitos outros.
Flag
Flag, em inglês, significa “bandeira”. Nos jogos, principalmente on-line, é um termo utilizado para indicar quando um jogador é vitimizado por outro. Frases comuns são “você virou flag” (que significa que um jogador foi “morto” por outro) ou “você roubou minha flag” (que significa que um jogador “matou” um inimigo que estava na mira do que falou a frase). É o mesmo que kill.
FOV (Field of Vision / Campo de Visão)
O FOV, Campo de Visão em português, é um conceito bastante aplicado em mídias visuais. No videogame, pode mudar dependendo da proporção da resolução de renderização. Em alguns jogos, como o FIFA, o jogador pode optar por diversos FOVs, com ângulos verticais e horizontais. Já jogos em primeira pessoa, como os de tiro onde o campo de visão é muito importante, é vital controlar as laterais da tela de acordo com sua preferência de visão. Por isso, tais títulos oferecem diversas configurações para pessoas que gostam de jogar com o valor do FOV ao máximo, enquanto outras preferem tê-lo mais limitado.
FPS (First Person Shooter/Frames Per Second)
A sigla FPS tem dois significados no mundo dos jogos eletrônicos:
Para gênero, FPS significa first person shooter, ou “atirador em primeira pessoa”. É o estilo de jogo no qual a visão do jogador está nos olhos do personagem, e o que normalmente se vê dele é apenas a mão, que empunha uma arma. Doom Eternal (confira nossa análise) é um jogo desse estilo.
A mesma sigla pode significar frames per second, ou “quadros por segundo”, que é um termo que se refere a um aspecto técnico do jogo. Significa a taxa de atualizações da imagem a cada segundo. Quanto maior o número de quadros por segundo, mais agradável é de se ver o jogo. Atualmente, as empresas focam em fazer jogos que rodem a 60 fps, mas as plataformas mais novas (PlayStation 5 e Xbox Series) suportam até 120 fps.
Gameplay
A maneira específica como jogadores interagem com o jogo. É definido pela junção das regras do jogo, as mecânicas criadas, os comandos do jogador, os desafios propostos pelo game e as maneiras de superá-los.
Gamer
Significa “jogador”. É a pessoa que joga um jogo.
Gankar
Essa gíria, recorrente em MOBAs como League of Legends, expressa o uso elementos-surpresa para atacar um inimigo, muitas vezes surgindo de áreas inesperadas. Ou seja, é o ato de planejar emboscadas, estratégia geralmente executada pelos caçadores (jungles) ao usar o número superior de companheiros para derrotar os inimigos com mais facilidade, principalmente aqueles que estão muito avançados ou fora de posição, se tornando alvo fácil do caçador.
GG (Good Game)
A boa e velha saudação good game, que significa “bom jogo” e é normalmente usada ao fim de partidas on-line.
GG WP (Good Game Weel Played)
É a extensão do GG, vindo da expressão inglesa ”good game, well played”. ”Bom jogo, bem jogado” é uma maneira de agradecer a equipe adversária pelo tempo e disposição.
GLHF (Good Lucky and Have Fun)
GLHF é uma saudação pré-partida. Boa Sorte e Se Divirta expressa cordialidade entre os companheiros e adversários.
Guilda
Definido por um grupo de jogadores que se reúnem para jogar juntos, ação frequente em MMORPGs. Alguns jogos como Free Fire e World of Warcraft oferecem o sistema de guildas, nas quais os jogadores podem formar equipes em busca de interesses em comum dentro do game, como a conquista do topo do ranking de guildas e cumprir missões que exigem colaboração. Vale destacar o peso desse sistema no Free Fire, que oferece recompensas exclusivas a participantes de guildas. Inclusive, muitos atletas e times profissionais ascenderam de tais clãs.
Grind / grindar
É o ato de buscar itens que trazem melhorias de personagens e/ou itens. Jogos de RPG são conhecidos por exigirem prática intensa de grinding.
Hack and slash
Gênero semelhante ao beat ‘em up, no qual o jogador enfrenta hordas de inimigos em combates corpo a corpo. Contudo, a diferença é que jogos hack and slash costumam ser mais violentos e o personagem controlável tem armas de curto alcance à disposição. Alguns exemplos deste gênero são God of War, Bayonetta e Devil May Cry.
Hacker
No mundo digital, hacker é aquela pessoa com profundo conhecimento de informática e que se dedica a modificar, de alguma forma, programas virtuais. No entanto, no ramo gamer, esta palavra tem um significado um pouco diferente. É comum que jogadores se refiram a outros jogadores como hacker ao saber que eles usam algum programa que possui capacidade para modificar o jogo ao ponto de dar alguma vantagem, principalmente em partidas on-line.
Healar
Quando um companheiro de equipe te pedir isso, quer dizer que ele precisa ser curado. Vem da palavra “heal“, curar em inglês. Em RPGs, geralmente os sacerdotes, feiticeiros, druídas, xamãs e outras categorias relacionadas à magia possuem o poder de cura com o uso de potions. Já em jogos de tiro, por exemplo, basta se aproximar do companheiro e acionar o kit médico para prover HP suficiente e conseguir colocá-lo de volta no game.
HD Rumble
É o nome dado pela Nintendo à tecnologia de vibração dos controles do Nintendo Switch. Uma tecnologia semelhante está presente no DualSense, e é chamada pela Sony de “feedback háptico”, que funciona como uma resposta tátil utilizando os motores de vibração e um atuador ressonante linear. O nome tem origem no Rumble Pak, o acessório do Nintendo 64 que adicionava a vibração aos controles do console.
Headshot (Tiro na Cabeça)
É o tiro na cabeça, podendo ser abreviado como HS. É capaz de causar muito dano ao oponente ou até mesmo de derrubá-lo instantaneamente. O poder de dano muda de acordo com cada jogo.
HP (Health Points)
HP é a abreviação de Health Points, ou seja, Pontos de Vida. Logo, é uma medida para saber o quão próximo da morte ou incapacitação um personagem está. Também é chamado por “Energia” ou “Sangue”.
HUD (Heads Up Display)
Sigla de Heads-up Display, HUD configura tudo aquilo que aparece na interface da tela, desde a barra de vida e barra de energia, até os ícones de habilidades.
Hype
É a expectativa gerada por algo. Após um ótimo trailer de um jogo, por exemplo, as pessoas dizem “estar no hype” para jogá-lo, ou seja, com grande expectativa. É um termo também usado para filmes, seriados, livros, etc.
Indies / independentes
Independentes são os produtores de jogos de baixo orçamento, sem que tenha qualquer grande empresa envolvida na produção. Por não haver grandes quantias de dinheiro para o desenvolvimento dos jogos, o esperado é que jogos de desenvolvedores independentes sejam tecnicamente (visuais e sons, por exemplo) mais simples. O termo foi encurtado e é comum ler e ouvir as pessoas se referirem às empresas e aos jogos como sendo indies. Grandes obras indies são Hollow Knight, Little Inferno e Horizon Chase Turbo, por exemplo.
Joy-Con
É o nome dado pela Nintendo a cada um dos controles destacáveis que acompanham e vem acoplados nas laterais do Nintendo Switch. Uma das possibilidade de uso é fazer uma espécie de controle maior para jogar quando o console está no dock, utilizando o suporte. Também dá para configurar cada lado do joy-con como um controle individual, em jogos compatíveis.
JRPG (Japanese Role Playng Game)
É o mesmo que RPG, mas o J do início quer dizer apenas que o jogo foi produzido no Japão (ou por empresa japonesa). Siglas gamers são bem variantes uma da outra!
Kappa (Twitch)
Memes de gamers ssíduos, se você é novo na comunidade, podem ser difíceis de entender. Kappa é um dos mais famosos vindo da Twitch, usado em situações de trollagem ou quando alguém quer expressar sarcasmo. Josh DeSeno é o rosto que estampa o meme, o responsável por criar o chat da Justin.TV, a atual Twitch. Existem variações como KappaHD e KappaPride. Devido a sua popularidade, muitos usam apenas a palavra kappa em qualquer ambiente da internet para serem sarcásticos.
KS (Kill Steal / Roubo de Abate)
Abreviação de Kill Steal, ou seja, Roubar Abate. Sabe quando você já golpeu bastante um oponente, sentindo que está perto de derrotá-lo, então chega um companheiro do seu próprio time e dá o tiro final?! Isso é KS. O ponto é dele, mas foi você quem fez praticamente tudo.
Lag
Quando a resposta de comunicação entre a máquina (PC ou console) e o servidor está muito alta (ver o significado de ping), ou quando o jogo está exigindo mais poder de processamento do que a máquina pode fornecer, os comandos do jogador levam um tempo considerável para acontecer na tela, e a isso se dá o nome de lag. Quanto maior o lag, maior o tempo para que a ação do jogador seja efetivada no jogo.
Quando este atraso está muito alto, a máquina pode tentar acelerar a resposta dos comandos, e assim pacotes de informações podem ser perdidos. O resultado são travamentos e/ou o completo desaparecimento de alguns quadros da imagem. Essa poderia não fazer parte do dicionário gamer na prática, né?!
Lobby
É a área pré-jogo no qual os jogadores se encontram para iniciar e aguardar uma partida.
LoL (League Of Legends)
É a sigla para League of Legends, famoso jogo do gênero MOBA, produzido pela Riot Games.
Loot (Saque)
Loot significa “saque”. É tudo aquilo deixado no mapa por algum personagem quando é derrotado ou itens que você coleta como moeda, feitiços, equipamentos e armas. Pode ser uma maneira de recompensar o jogador por progredir no jogo.
Loot box
É uma caixa virtual que contém uma quantidade de itens aleatórios para o game, por vezes distribuída por meio de compras dentro do jogo.
MP (Magic Points / Pontos de Magia)
Os Pontos de Magia tem muitas ramificações. Podem ser encontrados como Spirit points, Stamina points, Spell Points, Mana Points ou Skill points (SP). Mesmo com tantos nomes, costumam se referir a mesma coisa: força ou energia usada para conjurar/executar magias em RPGs.
Metroidvania
Gênero de jogo no qual o jogador é largado em um vasto mapa que conta com várias áreas interconectadas, e as habilidades disponíveis permitem interação bastante limitada com o cenário e seus elementos. Ao adquirir novas habilidades, o jogador deve voltar para áreas já percorridas para abrir caminhos a novas. As séries Metroid e Castlevania são os melhores exemplos, já que dão o nome ao estilo.
MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game)
Entre as maiores siglas gamers, é a abreviação para Massive Multiplayer Online Role Playing Game – jogo em massa para multijogadores. É o mesmo que RPG, porém jogado por um grande número de jogadores simultaneamente na internet. World of Warcraft é o exemplo mais famoso deste tipo de jogo.
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
É a sigla para Multiplayer Online Battle Arena, que significa “arena de batalha multiplayer on-line”. É um gênero de jogo no qual cada jogador controla um personagem e, em uma arena simétrica e contendo duas equipes, o objetivo é invadir a área do oponente.
Motion blur (Borrão de Movimento)
É um efeito visual que deixa a imagem borrada, principalmente quando há movimento. A depender da direção artística do jogo, o efeito pode ser mais ou menos intenso.
MVP (Most Valuable Player)
O título de MVP – Jogador Mais Valioso – é entregue a atletas de destaque de partidas, torneios ou temporadas. Em cada jogo, o processo de escolha é diferente. Em LoL, por exemplo, um júri formado por jogadores profissionais, técnicos de equipe, mídia, narradores e analistas da Riot Games seleciona o MVP durante as finais, levando em consideração diversos fatores como índice de kills.
Nerf / nerfar
É comum que jogos competitivos tenham características dos itens modificadas por meio de atualizações para que a jogatina fique mais balanceada. Um item é nerfado quando os desenvolvedores o tornam mais fraco. É o contrário de buffar.
Newbie / noob
É a pessoa iniciante, que não sabe como as coisas funcionam em um jogo específico. O newbie é também chamado de noob, e até jogadores mais experientes ganham o apelido quando erram ações consideradas simples pelos outros que observam.
NPC (Non-Player Character ou Non-Playble Character)
NPC é a sigla para non-playable character, que significa “personagem não controlável”. Pode ser desde um personagem importante para o desenvolvimento da história a algum que só sirva para complementar o cenário do jogo, com ou sem a possibilidade de interação.
OP (Over Powered / Poder acima)
Sabe quando você escolhe um personagem que é bem mais forte que os de seus amigos e eles acabam reclamando pela “injustiça”? É porque você está Over Powered. É comum ter um personager OP em jogos de luta.
Passe de temporada / Season pass
É comum que, quando do lançamento de um jogo, a empresa produtora já tenha planejado uma série de pacotes adicionais para servirem como complemento durante um período. Normalmente, todos estes pacotes adicionais podem ser reunidos em uma só compra, o que acaba por sair mais barato do que comprar cada um individualmente. A esta compra que reúne todos os DLCs, chamamos “passe de temporada”, ou season pass. Anote já no seu dicionário gamer!
Pay to Win (Pagar para Ganhar)
Também abreviado como P2W, é um termo que define um jogo no qual quem gasta mais dinheiro, tem mais vantagens que os não pagantes. Entre os títulos da categoria, estão Candy Crush, Final Fantasy: All The Bravest e Destiny 2.
Plataforma
É a máquina utilizada para se jogar videogames. Computador, PlayStation 5, Xbox Series X e Nintendo Switch são exemplos de plataformas.
Platina
Nas plataformas da Sony, os jogos possuem uma conquista adicional, que é desbloqueada ao se liberar todas as outras. Este troféu tem uma cor diferente dos demais e é chamado de troféu de platina, que os jogadores utilizam para mostrar em quantos jogos já conseguiram fazer “tudo” que é possível.
Como o termo ficou famoso (e há até o uso do verbo platinar), os jogadores passaram a usá-lo para se referir ao desbloqueio de todas as conquistas nos jogos das demais plataformas, mesmo que estas não tenham um selo distinto para a realização.
Port
É a mera adaptação de um jogo a outra plataforma, que pode ou não ter mais poder de processamento do que a anterior. Quando um jogo é “portado” para uma plataforma mais poderosa, é comum que resulte em uma versão com gráficos mais bonitos e desempenho mais estável, mas são melhorias mais simples do que uma remasterização.
Resident Evil é um jogo que foi refeito (remake) para GameCube, depois remasterizado para PlayStation 3 e Xbox 360 e depois foi ainda “portado” com melhorias para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Party
Equipe formada para a sessão de jogo. É mais utilizado no idioma gamer dos gringos.
Ping
É o tempo que uma informação leva para sair da máquina (PC ou console) do usuário, passar pelos servidores do game e voltar. Vários jogos on-line oferecem a ferramenta de mostrar o valor do ping durante a partida, e valores abaixo dos 100 milissegundos são considerados bons para uma sessão de jogatina fluida.
POG/POGChamp (Twitch)
Mais um meme vindo da Twitch, PogChamp era usado para expressar emoção, alegria ou choque, até ser banido por conta das declarações do streamer Ryan “Gootecks” Gutierrez, que estampava o emote, em que apoiava a invasão no Capitólio em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2021.
Pré-alfa
É uma versão do jogo em estágio bastante inicial. Normalmente, as empresas lançam teasers ou trailers que mostram o game em pré-alfa apenas para demonstrar um conceito aos jogadores, ou para que estes tenham uma noção de como serão os gráficos quando ocorrer o lançamento da obra.
Pro player
É o atleta profissional de videogames que ganha dinheiro jogando e participando de competições.
PSN (Playstation Network)
É a rede online da Sony para as plataformas PlayStation. É a sigla de PlayStation Network, proporcionando jogos online, download de jogos da PlayStation Store e acesso a promoções exclusivas e a todo o restante do conteúdo criado para diversas mídias digitais. Não é necessariamente preciso ter um console para ter uma conta, já que você pode criar pelo navegador e realizar compras por ali mesmo. Ao se cadastrar, você ganha um ID de PSN, que o identifica na rede. Todos os recursos online do PlayStation, como bate-papo em grupo e Share Play usam a base da PSN para funcionar.
PS Now
Serviço de streaming de jogos oferecido pela Sony por meio de assinatura, disponível para PS4, PS5 e PC (Windows). O que isso quer dizer? Pessoas que assinam o serviço baseado em nuvem têm acesso a uma ampla coleção de títulos PS2, PS3 e PS4, quase 800 obras atualmente. Funciona diretamente nos consoles, já no PC é preciso baixar o aplicativo PlayStation Now. Não está disponível no Brasil.
PS Plus
É o serviço oferecido pela Sony através de assinatura paga. Oferece jogos sem custo adicional, a possibilidade de se jogar on-line e descontos especiais. E se você adora jogar online com os amigos, já vale investir na assinatura, pois só com ela é só é possível jogar jogos multiplayer online. Existem três opções de “planos” no Brasil: mensal de R$ 34,90, trimestral de R$ 84,90 e anual de R$199,90. Uma das principais vantangens é que todo mês, a PS Plus disponibiliza pelo menos dois jogos aos assinantes, que podem aproveitar obras de diferentes estilos ao longo do ano.
PvE (Player Versus Environment)
É a sigla de player versus environment, ou “jogador contra ambiente”. É a modalidade de jogos na qual os jogadores enfrentam personagens controlados por inteligência artificial e o próprio ambiente. Risk of Rain 2 é um PvE caótico e divertido com o objetivo de matar hordas de inimigos para escapar de um planeta alienígena.
PvP (Player Versus Player)
É a contração de player versus player, ou “jogador contra jogador”. É relacionado a jogos que colocam jogadores para se enfrentarem, sem a interferência de bots, ou, em outras palavras, personagens controlados por inteligência artificial.
QTE (Quick Time Events / Eventos de Tempo Rápido)
É a sigla para Quick Time Events, ou “eventos de tempo rápido”. São as famosas “cenas jogáveis”, nas quais o jogador precisa apertar um botão, ou realizar algum movimento específico, no exato momento indicado na tela. Cenas desse tipo são comuns na franquia God of War.
Quest (Missão)
Termo em inglês, significando Missão. São as tarefas e aventuras dadas a jogadores para evoluir no game.
Rage Quit
É a saída repentina de um jogador, em um jogo on-line, por irritação, seja por bugs do jogo, por causa de uma conexão de internet ruim ou simplesmente porque o jogador perdeu várias partidas em sequência.
Rankeada
Partida que conta para o ranking competitivo do game. Essas são as partidas mais sérias que não podem ser abandonadas no meio do jogo, pois pode afetar o ranking do jogador. Com uma boa performance, é possível definir e conquistar novas patentes.
Ray Tracing
Método de processamento de imagem que simula o comportamento real da luz da forma mais real possível, dentro do jogo. No vídeo acima é possível confirmar a qualidade em imagem que a mais recente tecnologia de ray tracing da NVIDIA proporciona ao aplicar reflexos de explosões em tudo, desde portas de carros a globos oculares.
Inclusive, a NVIDIA e a AMD são as maiores plataformas de tecnologias de Ray Tracing que fornecem gráficos realistas sem perder desempenho. Os consoles possuem suas próprias ferramentas para aplicar o ray tracing, enquanto a NVIDIA e AMD produzem placas de vídeo poderosíssimas para PC.
Reboot
É o reinício de uma franquia. Acontece quando uma produtora cria uma nova obra para uma série já existente, mas ignora os acontecimentos de todos os lançamentos anteriores. Por exemplo, em 2013 a Square Enix lançou o reboot de Tomb Raider, que apresentou uma nova visão para o início da história de Lara Croft como invasora de tumbas.
Remake
É a completa recriação de uma obra, para uma tecnologia atual, podendo ou não adicionar ou suprimir elementos da obra original. Exemplos são The Legend of Zelda: Link’s Awakening e Final Fantasy VII. Ambos com review aqui do Showmetech!
Remaster / remasterização
É o relançamento de uma obra para uma plataforma de tecnologia atual, com melhorias de imagem, som e performance. As melhorias vão além da mera adaptação feita pelo port, e novos elementos podem ou não ser adicionados à obra. The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, que conta com review feito por nós, é um exemplo recente, lançado 10 anos depois após o original.
Ressar
“Ressar” é o mesmo que “ressuscitar”, ou seja, é renascer no jogo. Normalmente ocorre no Spawn Point, o Ponto de Renascer, chamado somente de Spawn pela maioria dos gamers. Em Minecraft, você pode criar um ponto específico para isso e personalizá-lo.
Roguelike
Roguelike é um subgênero de jogos RPG. O que define essa vertente são os níveis aleatórios durante a partida, mapa geralmente baseado em ladrilho e morte permanente. Outro detalhe interessante é que o cenário costuma ter uma temática de alta fantasia.
RPG (Role Playing Game)
É uma sigla para Role Playing Game, ou “jogo de interpretação de papéis”. É um gênero de jogo eletrônico que tem como principal característica a evolução de atributos dos personagens controlados, normalmente por meio do passar de níveis, e de outros elementos do game, como itens e armas.
Porém, o gênero é quase que uma herança do RPG de mesa, sendo inspirado pelo sistema de Dungeons & Dragons (D&D), que era apenas um suplemento para outro jogo, Chainmail (“cota-de-malha”), com bonecos em miniatura.
Estava ali quase tudo que ainda é essencial para um bom RPG: classes de personagens, cenário de fantasie e pontos de experiência para subir os níveis de atributos.
A personalização da história também é uma característica comum, mas não presente em todos os títulos — a exemplo da franquia Pokémon, que foca no desenvolvimento de cada monstrinho de bolso. Tem review de The Witcher 3: Wild Hunt feito pelo Showmetech, para saber se vale a pena ou não se aventurar.
RTS (Real-Time Strategy / Estratégia em Tempo Real)
RTS é um sub-gênero de jogo que conta, comumente, com quatro elementos principais: unidades, edifícios, tecnologias e recursos. O objetivo é fazer uso de recursos para criar bases e unidades, a fim de derrotar o oponente. Entre seus mais conhecidos exemplares estão Starcraft e Warcraft, jogos que requerem decisões rápidas para gerenciamento de recursos, junto ao planejamento de defesa e ataques.
Rush / rushar
É a prática de acelerar um ataque contra os inimigos para pegá-los desprevenidos.
Safe
Termo em inglês que significa “seguro”, usado para indicar que uma situação ou ambiente está tranquilo. Está safe!
Scrim
Scrim é o nome dado às partidas de treinamento, comumente, de times profissionais. Jogadores amadores também podem se reunir para praticar e aumentar suas habilidades, mas é bem difícil de acontecer já que, por mais tenha competitividade, essa categoria está ali por diversão.
Setar
Vindo da palavra “set”, preparar em português, setar é o ato de preparar ou organizar alguma jogada.
Shoot ‘em up
É um gênero de jogo no qual o jogador deve derrotar várias hordas de inimigos através de mecânicas de tiro. É o tipo de game dos famosos “jogos de navinha”. A série Metal Slug é outro exemplo.
Speedrun
Comum de se encontrar no YouTube, speedrun é a sessão de jogatina na qual um jogador tenta finalizar um jogo no menor tempo possível, usando quaisquer ferramentas que tenha à disposição, como glitches presentes no jogo, por exemplo. Para se ter uma noção, há quem finalize o jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time em menos de 20 minutos!
Stun
Outra palavra que se tornou uma gíria gamer brasileira. Quando um jogador fala que está “stunnado“, quer dizer que ele está atordoado. Ou seja, recebeu golpes que mantém o personagem com pouca capacidade de reação, necessitando de ajuda dos companheiros de equipe para não vir a morrer.
Tank
Tank, que em português significa “tanque”, é uma palavra normalmente associada a uma classe de personagens que, nos jogos multiplayer on-line, têm capacidade de absorver grande quantidade de dano, e assim podem ser usados estrategicamente para que outros personagens do mesmo time causem dano aos oponentes. Ou seja, servem como escudos. Alguns exemplos são D.Va de Overwatch e Sion de League of Legends.
TCG (Trading Card Game / Jogo de Cartas Trocáveis)
É outro nome dado aos Collectible Card Game (CCG), em que mistura elementos estratégicos de construção de baralhos com características de cartas colecionáveis. Legends of Runeterra é um exemplo de TCG.
TBS (Turn-Based Strategy / Estratégia Baseada em Turnos)
Diferente do RTS em que os jogadores jogam simultaneamente, o TBS categoriza jogos de estratégia baseado em turnos onde os jogadores se revezam ao jogar. Títulos desse sub-gênero são Gears Tactics, Panzer Corps 2 e Unity of Command 2.
TPS (Third Person Shooter / Atirador em Terceira Pessoa)
Mais uma das siglas gamers, é a abreviação de Third Person Shooter, ou “tiro em terceira pessoa”. São os jogos de tiro nos quais o jogador tem a visão de todo o personagem, como Fortnite e Max Payne, por exemplo.
Tiltar ou tiltado
Sabe quando um jogador está irritado e acaba jogando mal por conta disso? Bom, ele tiltou! Tiltar quer dizer que ele está emocionalmente abalado e sem capacidade de desempenhar seu papel.
Troll
Trolls são aqueles jogadores que te atrapalham de propósito, seja dentro do jogo ou por meio do chat, por exemplo. Podem ser ofensas ou ideias polêmicas vindas de jogadores que parecem não se importar com o que ninguém fala. Vistos como jogadores tóxicos, uma das ações que diversas plataformas disponibilizam é o serviço para reportar o conteúdo indesejado pelos jogadores que apenas desejam se divertir. Ao preencher um formulário, explica-se o motivo pelo qual aquela informação ou imagem não deveria estar lá.
UP (Under Powered / Poder Abaixo)
Ao contrário de OP (Over Powered), UP é para os casos de armas ou personagens que estão abaixo do nível de poder das outras opções. Dependendo da partida ou round, pode desbanlacear o nível de competição.
Upar
Up significa “acima”. Upar, então, é a atividade de melhorar características do personagem, de algum item ou de uma habilidade.
Videogame
É o termo usado para se referir a uma máquina voltada para jogos eletrônicos ou para os jogos em si. Logo, podem ser os consoles ou as obras magníficas que juntam fãs ao redor do mundo. Simplesmente o que a gente ama por aqui! Se você está a procura do console ideal para curtir agora, confira qual é o videogame para você.
X1
X1 é quando duas pessoas duelam entre si para decidir quem é o melhor, ou seja, confronto mano-a-mano. No Free Fire, por exemplo, existe o modo de jogo ContraSquad que pode ser usado para um X1, onde o confronto ocorre em salas personalizadas, é só combinar as regras com seu amigo previamente. Bom para desafiar no idioma gamer!
xCloud
Serviço de streaming de jogos oferecido pela Microsoft por meio de assinatura. Está disponível no Brasil. Parecido com Netflix e Spotify, o xCloud possui um catálogo pré-definido de jogos com Windows 10, smartphones Android e iPhone (iOS), iPad e tablets com sistemas do Google. Os assinantes podem jogar ogar games da nova geração de consoles na nuvem sem precisar fazer download. Pagamento mensal de R$44,99.
Xbox Game Pass
É o serviço oferecido pela Microsoft através de assinatura paga no qual o jogador tem acesso a uma série de jogos para baixar e jogar quando quiser, como The Witcher 3 e GTA 5. Diferente da plataforma de streaming do Playstation, o Xbox Games Pass exige que os jogadores baixem o jogo.
Vale mencionar que tem rotatividade nos títulos, ou seja, eles variam de acordo com o tempo no catálogo e região. O Plano Ultimate com acesso ilimitado a mais de 100 jogos de PC e Consoles por R$119,99 o trimestre. Ainda inclui assinatura da Xbox Live Gold, 1 mês de EA Acess e 3 meses de Discord Nitro. O Plano PC e Plano Console são mais simples e oferecem apenas plano mensal; o primeiro sai R$13,99 e o segundo R$29,99.
Xbox Network
É a rede online gratuita da Microsoft para as plataformas Xbox. Para acessar, é só estar conectado à Internet e logar com seu perfil Xbox pelo console, celular (Android/iOS), PC (Windows) ou Nintendo Switch. Nessa rede, os usuários podem utilizar apps, serviços de streaming, programas de TV online, acesso aos troféus de cada jogo e ainda conversar com outros jogadores.
Xbox Live Gold
É o serviço oferecido pela Microsoft através de assinatura paga. Oferece jogos sem custo adicional, a possibilidade de se jogar on-line e descontos especiais. Podem surgir dúvidas a cerca da sua semelhança ao Game Pass que é um serviço mais parecido com Netflix, com um catálogo de jogos. Bem distante desse conceito, Xbox Live Gold dá benefícios na comunidade virtual do Xbox, chamada de Xbox Network.
Os dois serviços podem ser assinados separadamente. Caso você assine o Plano Ultimate do Game Pass, recebe gratuitamente o Xbox Live Gold.
XP (Xperience )
Abreviação de Experiência, normalmente atrelado à Pontos de Experiência, unidade que usualmente determina o nível do jogador. É utilizado como medida do seu level em diversos jogos, como Call of Duty e Final Fantasy. Quanto mais você ganha XP, mais alto será seu level, o que pode garantir acesso à novas armas ou poderes, por exemplo.
Em constante evolução
O mundo dos games está em constante evolução, e assim novos termos são criados o tempo todo. Pode ser que tenha faltado algum nesta matéria, ou que apareça uma nova palavra que valha a pena ser citada aqui. Se for o caso, atualizaremos nosso dicionário gamer para deixar o leitor do Showmetech por dentro sobre o que se passa no cenário dos jogos eletrônicos.
E aí, quais termos do idioma gamer você já usa e poucos conhecem? Deixe nos comentários o que você aprendeu aqui e vai aplicar no seu dia a dia!
Veja também:
Se você gostou do nosso conteúdo, que tal conferir Matrix Awakens, o jogo para introdução ao filme Matrix Ressurrections?
The Matrix Awakens: novo jogo da franquia ganha prévia; veja
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.