Índice
- Tenha um perfil comercial
- Tenha uma estratégia de marketing
- Use ferramentas gratuitas do Instagram
- Publique conteúdos que vendem
- Crie anúncios personalizados
- Poste Instagram Stories
- Faça parceria com influenciadores
- Use fotos enviadas pelos usuários
- Crie uma hashtag interativa
- Poste no horário correto
- Diversifique seus posts
- Rastreie suas métricas
- Use o IGTV
- Lives são essenciais
O Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso na história da internet, e se você deseja fazer a sua conta bombar, saiba que existem ótimas práticas que podem fazer com que você consiga ganhar seguidores de forma orgânica e sem precisar utilizar ferramentas que podem comprometer sua conta a qualquer momento. Todo mundo sabe que é importante conhecer a sua audiência, mas além disso você pode seguir algumas dicas para chegar mais longe na rede social que não para de ganhar novidades.
Confira nossa seleção agora mesmo para saber como você pode ser famoso no Instagram por meio de simples mudanças em sua rotina de postagens.
Tenha um perfil comercial
Uma forma interessante de saber mais sobre quem lhe segue é optar por uma conta do tipo comercial, que além de contar com insights, também permite que você adicione canais de contato como e-mail e até mesmo WhatsApp. Além disso, abaixo do perfil, uma identificação, semelhante a um crachá, será adicionada, para que os visitantes saibam na hora qual o foco. Você também consegue ter acesso às ferramentas de anúncios para impulsionar postagens, Stories, Reels e demais conteúdos que forem ao ar para seus seguidores.O passo a passo é bastante simples.
Passo 1: em seu perfil, clique nos três pontos no canto superior direito e depois, selecione as Configurações. Na nova tela, clique na opção Conta.
Passo 2: agora, basta rolar as opções até encontrar Mudar tipo de conta. A opção de Mudar para conta empresarial será exibida logo em seguida.
Então, basta completar o processo ao responder às perguntas que forem aparecendo na tela para que logo em seguida, você possa fazer o cadastro completo de dados de contato. Dessa forma, ao ter um perfil com um visual mais profissional, as pessoas que não lhe seguem conseguirão ter uma primeira impressão mais positiva. É a chance que você tem de não apenas ganhar seguidores no Instagram, mas também ser melhor visto por todos que usam a rede social.
Tenha uma estratégia de marketing
Para conseguir chegar mais longe, é essencial que você tenha um foco e o mais importante: seguir o que foi definido. É importante entender o tipo de público que você deseja atingir e em seguida começar a estudar o público-alvo para começar a fazer postagens que vão ganhar likes de uma forma orgânica.
Uma prática muito comum no mercado de marketing é a criação de personagens fictícios chamados de personas. Saindo da teoria, o responsável pelo time de marketing cria três tipos de possíveis cliente, mas de uma forma mais completa: além do nome e demais dados básicos, são estudados os hábitos diários, possíveis comportamentos únicos e outros dados que podem chamar atenção quando uma postagem vai ao ar.
Apenas quando estiver seguro de que você sabe o necessário sobre seu público, então vale a pena organizar os temas que serão transformados em postagens. Mais importante do que ter uma estratégia de marketing, é essencial que você siga o que foi planejado e faça revisões periódicas para saber se tudo está gerando resultados ou é hora de investir em mudanças para seu perfil ser famoso no Instagram.
Use ferramentas gratuitas do Instagram
As contas comerciais do Instagram permitem que os donos tenham acesso às informações de seguidores que podem utilizadas para que o sucesso seja atingido. Assim que a troca é realizada, basta clicar no botão Insights em seu perfil para saber o horário que os seguidores estão mais ativos e demais informações de gênero, assim como dados demográficos.
É possível usar os filtros para saber como foi a semana, mês ou até o ano. Outra informação bastante interessante é sobre o alcance de todos os posts que foram ao ar em seu perfil na rede social. É claro que existem muitas ferramentas que fazem a análise, mas nada melhor do que usar dados do próprio Instagram para saber como está sendo seu desempenho após uma mudança na estratégia de marketing.
Publique conteúdos que vendem
Se você quer ganhar seguidores no Instagram e ter um perfil de sucesso, não adiantar ter ideias mirabolantes que fazem parte do movimento “Reinvente a roda”. Uma marca precisa necessariamente, de forma ativa, sempre ter postagens que geralmente incentivem a compra de um serviço ou produto. É claro que vale a pena investir em conteúdos educativos que também cresçam a autoridade de sua marca no mercado, mas lembre-se de separar uma parcela interessante das postagens para fazer a promoção do que gera renda na empresa.
Uma técnica bastante interessante é optar pela promoção indireta. Na prática, é feita a promoção de um serviço ou produto por meio de uma ótima foto ou redirecionamento do seguidor para uma outra página, como o site oficial ou o aplicativo de compra. Veja este exemplo da Samsung que, apesar de citar os fones de ouvido sem fio, faz a promoção do produto de uma forma leve e sem exigir que a compra seja feita de forma agressiva.
Crie anúncios personalizados
Vale a pena investir uma parte de sua renda para mídias sociais na ferramenta de anúncios da rede social. Ao colocar dinheiro, é possível decidir a cidade, estado, idade e até mesmo os gostos pessoais de quem verá seu anúncio. Na prática, sua marca aparecerá para quem você deseja, por meio do algoritmo do Instagram.
O investimento pode ser feito a partir de R$ 300,00 e é possível utilizar uma renda diária para que seu anúncio fique ativo pelo tempo que quiser, mas lembre-se que quanto maior o tempo que o anúncio ficar no ar, mais dinheiro será necessário. Você pode fazer a promoção de seu perfil, de uma postagem ou até de um Instagram Stories que leve para uma página ou para qualquer outro link que permita um primeiro contato com o interessado em seu produto ou serviço.
Poste Instagram Stories
Para ser visto na rede social você precisa… ser ativo no mesmo canal. É necessário informar o algoritmo que o perfil que você gerencia está postando conteúdo de forma ativa e deixe a ideia de postar uma foto estática por semana de lado. Vale a pena investir em diversos formatos de conteúdos, como:
- Pequenos vídeos;
- Conteúdo em texto;
- Boomerangs;
- Fotos de um projeto que está trabalhando;
- Fazer o uso de adesivos;
- Criação de transmissões ao vivo.
A dica mais importante é que você não precisa necessariamente se preocupar com a identidade visual de sua empresa ou marca ao fazer Instagram Stories. Isso porque quem assiste está no caminho para a escola, trabalho ou até mesmo descansando depois de um dia bastante puxado.
Vale lembrar que a postagens de muitos Stories por dia também faz com que seus seguidores sempre vejam sua marca assim que o aplicativo é aberto, já que um círculo colorido em volta do perfil assim que o aplicativo é atualizado. Use o algoritmo a seu favor!
Faça parceria com influenciadores
É verdade que uma marca pode (e deve) ser considerada uma autoridade no mercado que deseja ter mais vendas, mas uma forma de pegar um atalho para este caminho é fazer parcerias com pessoas que já possuem uma audiência engajada. Você com certeza já deve ter visto que, muitas vezes, as marcas preferem fechar parcerias com pessoas que estão famosas no momento ou grandes nomes consagrados no Brasil ao invés de optar por modelos.
Isso acontece porque além de ter uma maior audiência, o que também vai gerar maior alcance, quem segue o perfil do influenciador também prestará mais atenção ao que está sendo dito. Muitas agências de marketing já possuem uma ótima base de influenciadores que estão prontos para criarem conteúdos, mas você também pode entrar em contato diretamente com estas pessoas e fecharem um acordo de divulgação.
O mais importante desta ação para ganhar seguidores no Instagram é fazer uma parceria que será assertiva e que com certeza fará com que seu perfil seja visto por mais pessoas. Lembre-se de seguir sua estratégia de marketing definida na primeira dica deste post.
Use fotos enviadas pelos usuários
Uma simples repostagem de uma foto pode fazer com que além de validar a qualidade do produto ou serviço vendido, você também ganhe seguidores. Afinal, muitas pessoas gostam de aparecer em canais oficiais da marca, então você pode aproveitar isso para conseguir engajamento.
Sempre que fizer o envio do produto ou acesso ao serviço que estava anunciando, vale a pena deixar uma mensagem que incentivará o cliente a marcar o perfil de sua marca na rede social. E é neste momento que você ganha um conteúdo praticamente gratuito. Esta dica vale tanto para o feed do Instagram, quanto para os Stories. Faça um destaque em seu perfil para que os possíveis novos seguidores vejam os feedbacks positivos assim que fizerem o primeiro acesso.
Crie uma hashtag interativa
Você com certeza já deve ter visto uma hashtag ou frase de uma marca que ficou tão característica e passou a ser utilizada em diversas postagens. Quem deseja ter sucesso no Instagram deve, de forma quase obrigatória, ter uma hashtag que se conecte com o slogan e/ou nome de sua marca. O MC Donald’s por exemplo, conseguiu criar uma grande cascata de postagens orgânicas por meio da divulgação da #méqui. Veja:
É claro que este é um segmento que gera muitas vendas todos os dias, mas você também pode aproveitar a técnica em sua empresa ou perfil pessoal para gerar mais likes e claro, ganhar seguidores. Vale a pena tirar uma parte de seu dia para navegar pelas hashtags que fazem sucesso no segmento no qual deseja crescer e criar uma hashtag que será utilizada em todos os posts de seu perfil. E não se esqueça de fazer um Story ou postagem no feed promovendo a nova hashtag.
Poste no horário correto
De nada vai adiantar se você fizer parcerias com influencers, criar uma estratégia de marketing e tomar demais ações caso não faça o upload de novos conteúdos no horário correto. Um estudo feito em 35 milhões de postagens em todo o mundo apontou que o melhor horário para se postar conteúdo no Instagram na América do Sul é antes das 07h. A lista varia de acordo com os dias, mas perceba que os horários não passam das 07h:
- Segunda-feira: 5h;
- Terça-feira: 6h;
- Quarta-feira: 6h;
- Quinta-feira: 5h;
- Sexta-feira: 6h;
- Sábado: 6h;
- Domingo: 6h.
Outra informação que você deve ter em mente é o pior horário para colocar novas postagens em seu perfil. O mesmo estudo apontou que os donos de perfis que desejam ter sucesso na rede social devem evitar o upload de novos conteúdos às quartas-feiras, entre 10h e 16h e quinta-feira, entre 21h e 23h. Especialistas de redes sociais recomendam que um perfil de sucesso posta, em média, cerca de uma a duas fotos por dia (no máximo 3).
Diversifique seus posts
Utilizar os mais diversos formatos é uma ótima forma de conseguir seguidores para seu perfil, uma vez que você será considerado uma origem de conteúdo. Além de postar fotos com informações que podem ser úteis no dia a dia de quem você deseja ter como cliente, vale a pena investir em carrosséis de fotos, vídeos informativos e demais novidades que fazem com que você seja mais que “apenas” uma pessoa que deseja ter seguidores por puros números.
Outras formas de ganhar seguidores é fazer a postagens de gráficos, vídeos rápidos de um assunto em alta no momento (sem a necessidade de muita edição) e demais conteúdos que lhe diferenciem dos outros usuários. Mesmo que você não seja uma pessoa que queira realizar vendas pela rede social, é importante dar motivos para que os seguidores apertem o botão de seguir em seu perfil.
Rastreie suas métricas
É muito importante se adequar com a mudança de pensamento das pessoas que acompanham suas postagens. Uma forma de fazer isso é por meio da própria rede social, que permite a visualização de dados sobre o que foi postado no perfil de forma completa.
Outra forma de fazer isso é por meio do Estúdio de Criação do Facebook, que como você sabe, pertence à Meta. Além de permitir a visualização de dados sobre o que foi ao ar em seu perfil, é possível realizar o agendamento gratuito de postagens para todo um mês e depois apenas ficar cuidando da interação e demais ações para gerar engajamento em seu perfil.
Use o IGTV
Adam Mosseri, CEO do Instagram, já citou em um comunicado que a rede social está caminhando para ser um site focado mais em vídeos do que em fotos. Com isso em mente, você pode aproveitar o impulsionamento do algoritmo de perfis que postam vídeos com alta frequência.
Os Reels são ótimas oportunidades para quem deseja ganhar likes e seguidores, principalmente com a mudança que exibe agora conteúdos de perfis que não são seguidos pelos usuários no Instagram. Apesar de terem uma duração maior do que os Stories ou os próprios Reels, também é importante que você seja direto em seus IGTVs e sempre mantenha a audiência presa. Lembre-se que para sair de seu perfil, basta o simples apertar de um botão.
Lives são essenciais
Finalizando nossas dicas, é importante que você se conecte com sua audiência por meio de transmissões ao vivo, realizadas de forma semanal ou ao menos quinzenalmente. Os temas de suas lives podem ser os mais diversos, mas lembre-se que eles devem estar conectados com o que você deseja vender ou o mercado no qual deseja ganhar seguidores no Instagram. É necessário apenas um smartphone, uma conexão com a internet estável e muita criatividade, então não deixe de fazer transmissões ao vivo.
A promoção disso também é uma etapa importante: vale a pena fazer postagens com no mínimo uma semana de antecedência e fazer bom uso do adesivo de contador regressivo até o dia de sua live. E se algum assunto está em alta e você tem algo a falar com seus seguidores, não hesite em abrir uma transmissão ao vivo em seu perfil para ser impulsionado pelo algoritmo da rede social. É importante não apenas seguir as dicas que citamos neste post, mas também sempre se adequar ao que está acontecendo no Instagram.
Veja também:
Saiba como funciona a assinatura do Instagram que permite que criadores selecionem posts exclusivos para os assinantes.
Fonte: Neil Pattel.
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