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A fotografia de produtos é um recurso muito importante para o marketing e as vendas no geral. Inclusive, a Internet em específico, ajudou muito no engajamento de vendas a ponto de ser criado o e-commerce e a possibilidade de estender esse meio para as redes sociais. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma que tem como objetivo trabalhar com imagens e vídeos — algo que, consequentemente, torna o aplicativo bem útil e ideal para o comércio virtual.
É importante destacar que hoje em dia o sucesso das vendas leva muitos pontos diferentes em consideração. Antes, o público decidia o que comprar por revistas e comerciais de televisão, de uma forma muito engessada. Agora, é possível que as pessoas analisem os comentários de outros compradores, influenciem os amigos a comprarem um produto e até mesmo se tornar um “embaixador” orgânico da marca ao falar bem nas redes sociais. Sabendo disso, é essencial que você crie estratégias de venda que, além de estabelecer uma proximidade com seus clientes, traga credibilidade para seus produtos.
Dentre os tópicos de planejamento que você pode executar, a área da fotografia de produtos, se bem executada, pode ser uma grande aliada para chegar em ótimos resultados. Confira abaixo nosso guia completo com dicas de fotografia e como fotografar produtos para potencializar suas vendas!
Por que investir na fotografia de produtos?
A fotografia de produtos é importante para que os consumidores consigam avaliar o objeto e tomar a decisão de compra. Sabe aquelas fotos de produtos que aparecem em catálogos e lojas online? Então, é exatamente isso. Muitos desses estabelecimentos — independente do setor de atuação, podendo ir de lojas de roupa até artesanato, por exemplo — disponibilizam mais de uma foto do produto para mostrar todos os ângulos.
Lembre-se: essa área da fotografia tem como finalidade retratar de forma simples e objetiva os produtos que estão sendo colocados para a venda.
Quanto custa fotografar meus produtos?
Segundo o Cronoshare, uma plataforma que conecta profissionais prestadores de serviço, um fotógrafo de produtos especializado cobra entre R$ 7,00 e R$ 12,00 por unidade fotografada. Essa média acaba sendo alterada em casos específicos, como por exemplo serviços de fotografia gastronômica. Ainda pegando esse exemplo, como há técnicas mais específicas na hora de fotografar alimentos, o valor acaba ficando entre R$ 10,00 a R$ 50,00.
Porém, caso você se sinta seguro para arriscar os dons na fotografia, essa brincadeira pode sair quase de graça. Fotos de produtos caseiras não são sinônimos de um resultado mal executado. Com as ferramentas básicas e dicas de fotografia, você pode se surpreender com as imagens que podem ser feitas.
Como fotografar produtos do melhor jeito
Invista em um tripé
Uma das maiores frustações que existe é tirar uma foto e ela sair tremida. E apesar das ferramentas de edição de imagens já contarem com recursos extremamente avançados, é muito difícil editar a foto e conseguir remover totalmente esse efeito tremido — até porque ele está atrelado diretamente à captura da imagem.
Uma das soluções mais simples para esse problema é a utilização de um tripé. Esse objeto divino não só quebra galhos como é responsável por trazer estabilidade à câmera, seja de uma máquina fotográfica ou de um celular mesmo. Claro, existem diversos tipos de tripés que vão dos mais simples com preços menores aos com preços absurdos.
Alguns modelos de tripé têm ou podem ser equipados com uma espécie de grip adaptável, que mantém a estabilidade da câmera mesmo em movimentos mais bruscos. Na loja da Magazine Luiza é possível encontrar alguns modelos que vão de R$ 20,00 a R$ 200,00 em média.
Ajuste a iluminação
Existem situações em que a luz natural já dá conta do recado. Em outras, é necessário direcionar a luz para evidenciar alguma característica ou elemento do produto a ser fotografado. O que não se pode fazer é misturar os dois tipos de luz, visto que cada foco de iluminação pode ter uma cor diferente e isso vai, eventualmente, influenciar negativamente no equilíbrio de cores do produto.
Além disso, é uma boa ideia trabalhar com a luz difusa ao fotografar seus produtos. Ela pode ser adquirida por meio do Ring Light, que consegue ser um refletor que equilibra a direção da luz de um jeito uniforme.
Plano de fundo e composição de cenários
Quando precisar fotografar um produto que, eventualmente, depois a foto vai precisar passar por uma pós-produção no Photoshop, o ideal é sempre ter um backdrop ou plano de fundo branco. Claro que é preciso levar em conta a contextualização da sua fotografia, mas ter esses elementos sempre ajuda. Isso porque o produto pode ficar mais atrativo para um comprador se você coloca o item em meio a um plano de fundo que o faça parecer natural.
Ainda sobre contextualização, em outros casos é importante combinar mais elementos ao objeto central para compor a história que você quer vender. Por exemplo, é muito mais atrativo fotografar uma roupa sendo usada por um modelo do que fotografá-la em um cabine ou um manequim. Nesse caso, o comprador pode ter uma base mais realista de como aquele objeto poderia ficar no corpo.
Ângulos
Nunca tire apenas uma foto e se dê por satisfeito. Ao fotografar seus produtos, busque por tirar de vários ângulos diferentes de forma que valorize os itens e mostre ele por inteiro para o consumidor avaliar. Às vezes, por exemplo, o comprador adorou a estampa da frente da camiseta que o vendedor divulgou, mas pode ser que atrás também tenha algum desenho e, por não ter fotos deste ângulo, a pessoa compra, se decepciona, devolve e faz uma crítica negativa. Então é muito importante que as fotos de produtos sejam variadas, de boa qualidade e ângulos diversos.
Não fuja da edição!
Se você acha que, de alguma forma, editar as fotos de produtos é enganar os clientes, pode esquecer esse pensamento. Por exemplo, pequenos detalhes como remover elementos indesejados e alterar o corte da imagem para ela ser adequada aos moldes de redes sociais, na verdade é um cuidado que faz parte do processo, afinal nem tudo pode ser ajustado no momento da captura da fotografia. Ao tratar a sua imagem em aplicativos de edição, você acaba mostrando cuidado com seu trabalho.
Máquinas fotográficas X Smartphone
Se você é um fotógrafo iniciante, provavelmente um dos primeiros pensamentos que deve passar pela sua mente é algo parecido com: “que tipo de câmera posso comprar para começar meus projetos?”. Bem, existem várias câmeras semiprofissionais de ótima qualidade, mas também alguns smartphones comuns também têm um valor considerável.
Surgem cada vez mais dispositivos móveis que trazem câmeras cada vez mais avançadas que, inclusive, são mais potentes do que certas câmeras robustas de uma década atrás, por exemplo. O próprio iPhone é referência no que diz respeito à qualidade das fotos que é capaz de registrar. Além disso, vários dos atributos das câmeras “tradicionais” dedicadas podem ser reproduzidos e ajustados pelo próprio celular (de forma automática ou manual), como o ISO, abertura da lente, obturador, foco e outros.
Uma boa parte dos smartphones também oferece outros recursos avançados que normalmente podem ser “desbloqueados” nas configurações ou na interface “pro” do aplicativo da câmera fotográfica, como o estabilizador, modo noturno, ajuste de cores, resolução e linhas de grade.
Boas câmeras semiprofissionais para fotografar seus produtos
Câmera | Sony Alpha a6000 | Canon EOS Rebel T7 | Nikon D3400 |
Preço (a partir de) | R$ 4400,00 | R$ 3750,00 | R$ 3325,00 |
Abertura | f/ 3.5-5.6 OSS | f/ 3.5-5.6 IS II | f/ 3.5-5.6 VR |
Resolução da imagem | 24.3 megapixels / HD | 24.1 megapixels / Full HD | 24.7 megapixels / Full HD |
Tipo de Lente | Grande Angular (16-50mm) | Zoom Compacta (18-55mm) | DX VR (15-55mm) |
Memória | SD / SDHC / SDXC | SD / SDHC / SDXC | SD / SDHC / SDXC |
Visor | 3 polegadas / óptico | 3 polegadas / LCD | 3 polegadas |
Bateria | NP-FW50 recarregável de Íons de Lítio de 1080mAh | LE-E10 recarregável de Íons de Lítio de 860mAh | EN-EL14A recarregável de Íons de Lítio de 1230mAh |
Conexão | HDMI, Wi-Fi, USB | NFC, Wi-Fi | HDMI, USB. Bluetooth |
Celulares com boas câmeras para fotografar seus produtos
Smartphone | iPhone 13 | Galaxy S22 Ultra | Xiaomi Redmi Note 10S |
Preço (a partir de) | R$ 4900,00 | R$ 7400,00 | R$ 1400,00 |
No. de Câmeras | 4 | 5 | 8 |
Resolução de Foto | Teleobjetiva: 12 megapixels (F/2.8) Grande Angular: 12 megapixels (F/1.5) Ultra-Angular: 12 megapixels (F/1.8) Frontal: 12 megapixels (F/2.2) | Teleobjetiva 1: 10 megapixels (F/2.4) Teleobjetiva 2: 10 megapixels (F/4.9) Grande Angular: 108 megapixels (F/1.8) Ultra-Angular: 12 megapixels (F/2.2) Frontal: 40 megapixels (F/2.2) | Teleobjetiva: 2 megapixels (F/2.4) Grande Angular: 64 megapixels (F/1.8) Ultra-Angular: 8 megapixels (F/2.2) Frontal: 13 megapixels (F/2.4) Macro: 2 megapixels (f/2.4) |
Resolução de Vídeo | 4K/60 fps | 4K/30 fps | 4k/30fps |
Quais outros equipamentos posso usar?
Agora que já vimos várias dicas de fotografia e o processo de torná-las mais atraentes para seus consumidores, vamos indicar as principais ferramentas que podem contribuir para o seu objetivo ao fotografar seus produtos — e outras coisas também.
Fontes de iluminação
Assim como mencionado lá em cima ao citar o uso do Ring Light, frisamos que é imprescindível que um fotógrafo tenha recursos para adaptar a iluminação do ambiente para alcançar o resultado desejado ao fazer o clique da foto. Caso você não tenha muitos recursos no momento, a própria lanterna do celular pode ser uma opção viável para te ajudar. De qualquer forma, o importante é testar o que funciona melhor para você.
Mesa still ou mini estúdio fotográfico
A mesa still é facilita a composição do cenário em foto e agiliza também o processo de edição, caso os objetos fotografados tenham que ser recortados individualmente para um catálogo, por exemplo. Trazendo uma superfície curva, uma mesa still pode ser adquirida pronta ou pode ser facilmente improvisada com um rolo de papel branco ou uma lona.
O mesmo vale para um mini estúdio fotográfico, que pode ser adquirido em varejo, mas também improvisado em casa com uma caixa de papelão, por exemplo. No caso, trata-se de uma estrutura mais fechada com entradas que permitem a entrada de luz artificial, ajustada de acordo com o fotógrafo. Essa entrada de luz pode ser ajustada no próprio estúdio improvisado ou ainda de uma fonte externa, como a iluminação do celular.
Veja também
Como constatamos, um bom celular pode ser bastante funcional na hora de tirar fotos de produtos. O iPhone, então, conta com as melhores câmeras dentre os dispositivos móveis. Confira 14 dicas de fotografia para tirar fotos incríveis no celular da Apple.
Fontes: Motion Array, Big Commerce, All About Photo, Hubspot, Canon, Nikon
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