Índice
- Trocar a tela de bloqueio
- Aprimoramento do Foco
- Compartilhamento de mídias
- Novas configurações gerais
- Mais segurança
- Privacidade no Fotos
- Texto ao Vivo em vídeos
- E-mails agendados
- Lembretes no e-mail
- Mais papéis de parede
- Interação da imagem com o sistema
- Novo layout com músicas
- Acompanhe sua saúde
- Novidades no Tempo
- Recursos novos no Mensagens
- Remover o fundo das fotos
- Fixar abas
- Sem duplicatas
- Notas Rápidas
Nessa última segunda-feira, 12 de setembro, a Apple disponibilizou o iOS 16, a nova atualização para os smartphones da empresa, do iPhone 8 até a recém lançada linha iPhone 14. Entre as novidades estão a nova tela de bloqueio, melhorias no aplicativo Foco, novos recursos para o Mensagens, Notas Rápidas que era visto somente nos iPads e muito mais! Vem ver conosco uma lista com as melhores dicas para aproveitar o iOS 16!
Trocar a tela de bloqueio
Nada como utilizar um recurso que já existe no seu ecossistema, não é? Tomando emprestado um truque do Apple Watch, o iOS 16 permite que você toque e segure uma tela de bloqueio para adicionar novas imagens e alternar entre elas. Cada tela de bloqueio pode ser personalizada no botão “Personalizar“, assim é possível alterar as fontes, como a data é exibida, adicionar widgets e muito mais. Ao selecionar o ícone de positivo em azul, você consegue adicionar ainda mais papéis de parede à galeria, assim podendo trocar com facilidade.
Aprimoramento do Foco
A lançar o iOS 15 no ano passado, a Apple foi além do Não perturbe com o modo Foco, recurso que te ajuda a se concentrar no que é necessário no dia a dia. Cada tela de bloqueio pode ter um Foco específico anexado, para ajudá-lo a identificar e alternar rapidamente as configurações. E os filtros de Foco nas configurações agora permitem filtrar caixas de entrada, agrupar guias do Safari e muito mais, com base no perfil selecionado.
Compartilhamento de mídias
Acesse o seguinte caminho: Ajustes > Fotos > Álbuns Compartilhados. Agora você pode criar uma Biblioteca de Fotos Compartilhada do iCloud, permitndo que você compartilhe uma biblioteca inteira, ou fotos avulsas, baseadas em pessoas, datas ou apenas uma seleção manual de fotos, com até cinco outros usuários. Mas saiba que ao acessar e acionar este novo recurso, a biblioteca consumirá seu armazenamento interno. Qualquer um dos usuários presentes, além de poderem incluir fotos na pasta compartilhada, ainda poderão realizar ações como, editar ou excluir imagens.
Novas configurações gerais
Em Ajustes agora há mais configurações a serem exploradas com o iOS 16. No caminho Ajustes > Notificações > MOSTRAR COMO, é possível ajustar a aparência das notificações na tela de bloqueio; Na tela anterior, acesse Som e Tato para ajustar o volume do toque no teclado; em Wi-Fi, você pode copiar e colar senhas; Já em Tela de Início você pode ocultar ou não o novo recurso de Busca na tela principal, ao alterar em “Mostrar na Tela de Início”; e também o Game Center teve uma grande reformulação no perfil, bem como o Family Checklist descreve recursos úteis com mais facilidade.
Mais segurança
A Apple continua a explorar maneiras para as pessoas protegerem sua privacidade. Em Ajustes > Privacidade e Segurança > Verificação de Segurança, você pode conferir quais pessoas e aplicativos têm acesso às suas informações e fazer ajustes ou redefini-los. O Modo de Bloqueio, que está ao final dessa tela, é um recurso mais extremo, que oferece uma ajuda no caso de você ser alvo de um ataque cibernético.
Privacidade no Fotos
No aplicativo Fotos, vá em Álbuns e desça toda a tela. Aparentemente nada mudou por aqui, permanecendo os mesmos recursos e pastas que já haviam no iOS 15. A novidade fica para a privacidade que agora está concedida às pastas “Itens Ocultos” e “Apagados“. Para acessá-los agora é necessário utilizar o Face ID — mas se em duas tentativas isso não funcionar, inserir o código de desbloqueio também dará acesso à essas pastas.
Texto ao Vivo em vídeos
O Texto ao Vivo agora funciona com vídeo. O “Texto ao Vivo” é o recurso que permite tirar fotos de palavras para copiá-las e colá-las aonde você quiser, mas agora além das fotos, o recurso foi aprimorado para ser utilizado também em vídeos de quadros estáticos. Ele tenta fornecer ações baseadas no conteúdo selecionado também. A princípio a novidade pode ser vista de maneira um pouco instável, mas quando funciona, oferece botões de link e até mesmo conversão de moedas.
E-mails agendados
No app Mail, agora também é possível escrever um e-mail e agendar dia e horário para ser enviado. Após redigir o e-mail, clique e pressione o botão de envio — uma seta branca numa bola azul, que fica no canto superior direito — até aparecer uma lista de opções. Selecione “Enviar Depois…” para agendar o momento exato em que você quer que aconteça o disparo do e-mail. Além disso agora também é possível criar lembretes para você ler e-mails em outro momento e também desfazer o envio de e-mails enviados recentemente.
Lembretes no e-mail
Ao escrever um e-mail, toque no ícone de sino que aparece quando clica no Assunto para ser notificado quando as respostas a este e-mail chegarem. Para uma mensagem que já esteja em sua caixa de entrada, deslize-a para a direita, toque em Lembre-me e assim você também receberá uma notificação para conferir aquele e-mail em outro momento.
Mais papéis de parede
Além da dica de acesso rápido que ensinamos logo no início, ainda é possível fazê-lo de outra maneira. Vá para Configurações > Imagem de Fundo e você pode acessar a nova galeria para papéis de parede, que inclusive agora pode gerar imagens baseadas em emojis, condições climáticas e astronomia, além de quaisquer fotos, sejam as salvas ou as que você tirou.
Interação da imagem com o sistema
Ao pressionar a tela de bloqueio e selecionar o botão azul com sinal positivo, abrirá uma série de personalizações do papel de parede. Na barra superior, o primeiro ícone, Fotos, permite que você selecione alguma imagem que já esteja em sua galeria de fotos. Ao selecionar uma delas, faça movimento de pinça para ajustar sua localização e assim você verá como inseri-la sob as informações do sistema, como as horas, widgets, data e etc.
Novo layout com músicas
Agora quando uma música está tocando, na tela de bloqueio aparecerá uma imagem maior que se refere à faixa que está sendo reproduzida — e se precisar, pode clicar nessa imagem para que ela minimize e você tenha acesso à tela de bloqueio, para retomar, basta clicar novamente na imagem da música. Ao clicar no nome da música, o aplicativo que a está reproduzindo será aberto.
Acompanhe sua saúde
Ao acessar o aplicativo Saúde vá em Explorar > Medicamentos, você terá um facilitador nos momentos em que deve tomar seus remédios. Sem a necessidade de baixar aplicativos terceiros ou configurar um novo alarme, através deste recurso você preenche os dados referes às medicações que você toma e pronto! Agora é só deixar o iPhone tomar conta de você. Lembrando ainda que se você deixar que o aplicativo colha suas informações de saúde, você poderá compartilhá-las via PDF para enviar por e-mail a seu médico ou alguém que cuida de você, por exemplo.
Novidades no Tempo
O aplicativo Tempo, que se refere ao clima local, parece o mesmo, mas ao descer a tela do aplicativo, toque em qualquer opção que aparecer para visualizar os horários e médias do pôr do sol, valores de UV ao longo do dia e previsões de chuva ao longo de uma semana, por exemplo. O mapa do clima também mudou, com visuais mais fluidos de chuva.
Recursos novos no Mensagens
As novas funções facilitam o compartilhamento de documentos no Mensagens, bem como oferecem a oportunidade de editar e excluir mensagens ou marcá-las como não lidas. Agora também é possível — assim como os e-mails –, desfazer mensagens enviadas, sendo estas limitadas a 15 minutos após o envio. Para tal clique e pressione na mensagem enviada e selecione “Desfazer Envio” nas opções que aparecerem. Já a edição mantém um histórico que é possível ser conferido.
Remover o fundo das fotos
Um recurso de edição extremamente útil chegou ao iOS 16, que é a remoção de fundo das fotos. É muito fácil: selecione a foto que você quer remover o fundo, clique e pressione o que deve ficar em destaque e agora escola copiar ou compartilhar, assim apenas o que foi selecionado será salvo, o fundo será removido. É possível enviar diretamente pelos aplicativos que aparecerem na opção “Compartilhar” ou escolher “Copiar” e enviar de qualquer outra maneira que desejar.
Fixar abas
Outro recurso muito interessante fica por conta do navegador nato do iPhone, o Safari. Nele agora é possível fixar abas para deixá-las em destaque. Para tal, clique e pressione a barra de navegação — que por padrão está na parte inferior da página — e escolha “Fixar Aba“. Agora sempre que você navegar entre as abas abertas, a aba fixada estará sempre na barra superior.
Sem duplicatas
Com o iOS 16, imagens ou contatos duplicados, podem ser removidos. No aplicativo Fotos, ao descer toda a página, verá a sessão “Duplicados“, caso haja imagens duplicadas. Basta acessar a pasta para excluir os itens duplicados. E em “Contatos“, aparecerá logo em destaque caso haja contatos que aparecem duas vezes. Ao selecionar a opção, você poderá apagar os excedentes, restando o necessário: apenas uma via do contato.
Notas Rápidas
E por fim mas definitivamente não menos importante, outro recurso que está presente no ecossistema da Apple chegou ao iPhone: as Notas Rápidas. Acesse Ajustes > Central de Controle, desça um pouco a tela e selecione Nota Rápida. Agora sempre que necessário, basta arrastar o canto superior direito pra baixo e acionar o ícone do Notas Rápidas — que é uma espécie de “folha rabiscada” — para fazer qualquer tipo de anotação. Assim que finalizar e salvar, poderá revê-la no aplicativo Notas.
Muitas inclusões legais, hein? Qual você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!
Veja também
iPhone 14 vs iPhone 13: confira as principais mudanças da nova geração.
Fonte: Stuff, MacRumors e Indian Express.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.