Índice
- Um mundo aberto diferente dos outros
- Não se esqueça do Paraglider!
- Ordem das missões principais?
- Respeite seus limites
- Retire o HUD do seu jogo
- Sempre carregue armas e escudos de madeira
- Reencontre seu fiel companheiro de aventuras
- Visite os Estábulos!
- Explore as profundezas de Hyrule
- Funda suas armas com frequência
- Quais as melhores fusões para armas do jogo?
- Melhores fusões para escudos de Tears of The Kingdom?
- Use a Muddle Bud
- Dê uma volta de skate por Hyrule
- Não esqueça de cozinhar seus alimentos
- Como resistir ao frio em Tears of The Kingdom?
- Como resistir ao calor em Tears of The Kingdom?
- Coração ou Stamina, o que melhorar primeiro?
- Como conseguir dinheiro em Tears of The Kingdom?
- Preste bastante atenção no cenário
- Faça amizade com os cachorros
- Aproveite o mundo aberto do jogo
The Legends of Zelda: Tears of The Kingdom chegou ao Nintendo Switch há poucos dias e o jogo, que é um dos grandes lançamentos do ano, está repleto de conteúdo para os fãs aproveitarem! Seja você um veterano da série ou alguém que está conhecendo este mundo agora, há muitas novas atividades para serem feitas e locais a serem explorados.
Por isso, o Showmetech separou algumas dicas para o novo título da franquia de The Legend of Zelda, desde as mais básicas para ajudar aos iniciantes que se sentem perdidos nesse universo, até algumas mais avançadas para quem já está familiarizado com Breath of The Wild.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Um mundo aberto diferente dos outros
Antes de iniciar sua jornada pela Hyrule dos jogos de The Legends of Zelda para Nintendo Switch, é preciso ter em mente que tanto BoTW quando ToTK possuem uma construção de mundo diferente de qualquer outro jogo AAA do mercado, com o senso de descoberta do jogador sendo o principal objetivo do design do game.
Então, tanto Tears of The Kingdom quanto seu antecessor tem uma densidade rara no mercado, em que é possível realizar quase tudo que vem a sua mente com um pouco de criatividade e existem diversas soluções para um mesmo problema. Além disso, aos jogadores novatos, é necessário também compreender que são raras as ocasiões em que o local exato onde eles devem ir está marcado no mapa, muitas vezes, é preciso prestar atenção aos diálogos do NPC.
Dessa forma, a sua aventura será ainda mais única e todo save contará com diferenças notáveis na jornada, principalmente quando comparada a de outros jogadores do game!
Não se esqueça do Paraglider!
Ao contrário do que acontece em Breath of The Wild, em Tears of the Kingdom o jogador não recebe o seu fiel companheiro de aventura – o Paraglider – logo quando termina o tutorial. Então, para alguns usuários, principalmente para aqueles que estão ansiosos para aproveitar ao máximo o conteúdo mundo aberto que ToTK oferecem, é fácil esquecê-lo e ficar com grandes dificuldades na exploração.
Porém, mesmo não sendo tão na cara, ainda é fácil obtê-lo. Basta realizar um pouco das primeiras missões principais, em especial a de falar com Purah na Lookout Landing, local em que Link pousará nas proximidades após o seu primeiro salto nas alturas. Por meio desses objetivos iniciais, o personagem será presenteado com o planador e a partir desse momento, a exploração ficará ainda mais interessante.
Além disso, sem o planador, será impossível para o jogador registrar as Torres do mapa, que dão uma importante visão sobre a geografia da região e assim, facilitar seu planejamento para onde deve ir a seguir.
Ordem das missões principais?
Após Link compreender os problemas que atingiram Hyrule, após os acontecimentos que foram explicados logo na introdução de Tears of The Kingdom, é necessário que ele visite os diferentes povoados do reino em busca de maiores informações. Apesar do jogador ter a liberdade de ir em qualquer área a sua vontade, uma dica que damos que pode ajudar muito na exploração ao longo de todas as horas de jogo é dar uma visita ao Rito Village.
É uma dica opcional, mas ao realizar as missões e resolver o problema que acomete o vilarejo, uma nova habilidade será liberada ao Link, que o permite ter mais impulso enquanto utiliza seu planador nas alturas. Sendo assim, fica mais fácil alcançar lugares mais escondidos do mapa, onde com um simples pulo o personagem não seria capaz de pousar.
Apesar do poder ser diferente do concedido por Revali em Breath of The Wild, ele mantém a mesma lógica de auxiliar o jogador na exploração. Então, quando estiver decidindo os primeiros destidos de seu Link em Tears of The Kingdom, considere visitar a região de Tabantha Frontier!
Respeite seus limites
Os dois principais jogos da franquia de Zelda para o Nintendo Switch trabalham com a ideia de que o mapa de mundo aberto dele guarda muitas surpresas, principalmente inimigos poderosos capazes de derrubar Link com um ou dois golpes. Então, uma outra dica para não se frustrar com o jogo é respeitar seus limites.
Se uma batalha está complicada ou o personagem não tem vitalidade suficiente para escalar determinada montanha, considere realizar outros objetivos primeiro e, então, mais tarde voltar lá com mais experiência. Claro, caso se sinta confiante, você pode tentar do mesmo jeito, talvez com soluções criativas ou outras abordagens para o problema.
Retire o HUD do seu jogo
Outra sugestão interessante para melhorar a imersão em sua longa e maravilhosa aventura pelo mundo de Hyrule é remover completamente o HUD do jogo. Apesar de ser voltada para os jogadores mais experientes, a sensação de se ter ainda menos informações conforme você explora o mapa, torna a sensação de descobrir coisas novas ainda melhor.
Para isso, basta ir até as opções do jogo e ativar o modo PRO. Assim, todas as informações que ficam na tela do jogador, como mapa, corações, temperatura e outros atalhos serão retiradas. Agora, resta ao jogador controlar Link de forma ainda mais imersiva, já que sem essas distorções visuais, você estará mais conectado ao ambiente e a atmosfera de Tears of The Kingdom, além de aumentar um pouco o desafio, para aqueles que gostam de confiar mais na própria intuição ou habilidades.
Sempre carregue armas e escudos de madeira
As tempestades de raios costumam ser uma das condições climáticas mais complicadas tanto de BoTW quanto de ToTK. Nesse tempo, descargas elétricas costumam descer dos céus para a superfície de Hyrule e jogadores desavisados podem perder a vida ao serem atingidos por um desses, principalmente se o Link estiver equipado com algo feito de metal.
É possível saber que em breve o herói será alvo dessa descarga elétrica quando, no meio de uma chuva, suas armas começam a faiscar em um tom amarelo. Troque-as o mais rápido possível para evitar essa morte cruel. Por isso, é sempre interessante manter no seu inventário alguns equipamentos de madeira, assim, ainda é possível se defender de inimigos quando o tempo está nessas condições.
Também é possível usar a atração de raios da sua arma de forma a se favorecer durante a jornada, já que esse efeito não é exclusivo de quando está apenas nas mãos de Link! Então, é possível arremessá-las contra os monstros que surgem ao longo da jornada e surpreendê-los com uma forte descarga que, se não matá-los de primeira, os deixará paralisados por alguns segundos, tempo que o jogador pode aproveitar para causar ainda mais dano.
Reencontre seu fiel companheiro de aventuras
Um detalhe interessante que existe em Tears of The Kingdom está no fato de que é possível importar seus cavalos de Breath of The Wild para a sua nova aventura em Hyrule. Então, se no título de 2017 você teve um fiel companheiro de aventuras, que lhe ajudou a combater Calamity Ganon e superar diversos outros problemas, a parceria entre vocês dois pode continuar!
Basta ir a um dos diversos estábulos espalhados pelo mapa e conversar com os atendentes para resgatá-lo. Para eles aparecerem disponíveis, é necessário que tenha um arquivo de salvamento do BoTW no Switch em que o ToTK está inserido, caso contrário, essa função não estará disponível.
Entretanto, também há a possibilidade de, por conta própria, domar um novo cavalo selvagem no jogo de forma idêntica ao que já acontecia em Breath of The Wild. Eles estão espalhados pelo mapa e é possível se aproximar furtivamente de cada um ou também pelos céus e, após controlá-los, é necessário cavalgar com eles até um dos estábulos para que seja colocada uma cela. Além disso, algumas novidades foram realizadas com esses companheiros de viagem, como a possibilidade de unir os arreios a carroças e transportar pessoas ou objetos para diferentes locais do mapa.
Visite os Estábulos!
Uma continuação da dica passada, mas os estábulos também estão mais interessantes nesse jogo de Nintendo Switch e por isso, vale destacar um tempinho de sua aventura para conversar com todos que estão nele ao invés de só cuidar de seus cavalos. Muitos NPCs presentes nesses estabelecimentos fazem comentários sobre coisas interessantes que acontecem pelo mapa, onde Link pode ter uma ideia do que deve fazer ou para onde ir, se estiver interessado em novas missões.
Além disso, cada um dos estábulos possuem sua própria missão secundária, o que dá ainda mais conteúdo para o jogo! Por fim, para premiar a exploração do jogador, sempre que ele chega em um novo, é premiado com tickets que podem ser trocados por pequenos prêmios, como novos equipamentos para o cavalo ou outros benefícios.
Explore as profundezas de Hyrule
Durante toda a campanha de marketing de The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom, a Nintendo fez questão de destacar a imponência das novas ilhas que haviam sido erguidas aos céus de Hyrule, mas deixou de lado as profundezas do reino. Entretanto, o que torna essa região tão especial? Primeiro de tudo, porque esse mapa é tão grande quanto o da superfície.
Então, em Tears of The Kingdom, você pode mergulhar por diferentes abismos espalhados por toda Hyrule e descobrir o que está escondido logo abaixo do reino. Entretanto, não pense que isso se trata de um passeio tranquilo. As profundezas são repletas de perigos, como monstros corrompidos pelo Gloom, uma substância que suga a vida por onde passa, além de outros inimigos formidáveis e também muitas armadilhas escondidas por seu ambiente escuro.
Felizmente, não é apenas de perigos e desafios que essa região vive, já que para os jogadores mais corajosos, é possível encontrar algumas recompensas incríveis e nostálgicas, como as roupas clássicas de Link! Isso mesmo, você pode vestir o seu herói com as roupas que ele usou em jogos anteriores da saga, como Ocarina of Time, Twilight Princess e Skyward Sword.
Vale lembrar que em Breath of The Wild, isso também era possível, mas apenas se o jogador estivesse em posse de um amiibo, bonecos lançados pela própria Nintendo capazes de se comunicar com o console e que davam acesso a esses itens. Felizmente, apesar de também ser possível utilizar essa mecânica em Tears of The Kingdom, a desenvolvedora também os deixou disponíveis para serem encontrados sem custos adicionais.
Funda suas armas com frequência
O problema da durabilidade das armas de Link ainda continua em Tears of The Kingdom e junte isso com um inventário pequeno no começo do jogo, que pode levar o jogador a abandonar algum item para trás a cada nova batalha. Assim, temos um empecilho que pode incomodar muito durante as primeiras horas de jornada – e até mesmo ao decorrer da história.
Então, outra dica valiosa é aproveitar ao máximo a habilidade de Fuse que o Link consegue logo durante o tutorial. Por meio dela, é possível unir dois itens distintos em algo completamente novo, além de que ao realizar essa ação, a durabilidade da arma ou escudo será restaurada para o seu máximo, assim, aquele item que você gostou muito, ficará ainda por mais tempo ao seu lado.
Também é importante lembrar que você não precisa apenas unir duas armas entre si, apesar de dar alguns resultados interessantes – como uma Espada que também é um Escudo. Partes de monstros, principalmente chifres ou dentes, funcionam como um bom complemento para gravetos ou bastões de madeira, que podem ter seu dano elevado em muitos níveis graças a essa fusão.
Por isso, é importante aproveitar todos os recursos que o jogo oferece para você em Hyrule, uma grande melhoria em relação ao anterior, inclusive, onde muitos itens eram “inúteis” para muitos jogadores, principalmente para aqueles que não gostavam de cozinhar.
Quais as melhores fusões para armas do jogo?
Acima, explicamos como Tears of The Kingdom é um jogo que leva o crafting dele a um nível bem melhor do que já havia sido visto antes em Breath of The Wild. Entretanto, para quem deseja ter acesso às armas e escudos mais poderosos do jogo, existem algumas combinações úteis que merece um destaque por estar entre as melhores armas do jogo!
A primeira combinação, apesar de não apresentar grande dano em campo de batalha, tem uma boa versatilidade que a torna bastante útil para Link em qualquer momento do jogo: um martelo, que pode ser produzido por meio da fusão de um pedaço de madeira com uma pedra. Por meio dela, por exemplo, o jogador pode ter acesso a diversas entradas de cavernas escondidas por passagens de pedras e também maior facilidade ao quebrar depósito de gemas valiosas.
Agora, se o seu foco está no combate, no começo do jogo, é bastante útil fundir dois braços de bokobolins. Apesar de frágeis, os dois itens combinados terão um dano aproximado de 50, o que facilitará Link a derrotar os inimigos com maior facilidade. Entretanto, depois de algum tempo de gameplay, ele deixará de fazer tanta diferença em combate.
Então, neste momento, não se esqueça de utilizar a habilidade fuse para unir as armas com partes de inimigos pretos que o Link encontra pelo mapa. Geralmente, chifres de bokobolins, lizalfos e outros monstros com essa coloração costumam conceder a maior quantidade de dano possível – o que compensa, já que também são difíceis de serem encontrados.
Alguns chefes, não os dos templos, mas sim aqueles que podem ser encontrados pelo mapa em momentos aleatórios, também dropam itens que não podem ser carregados por Link para dentro do seu inventário. Felizmente, é possível fundir eles a algum equipamento e ter consigo uma arma devastadora em mãos.
Por fim, quando o personagem estiver poderoso, procure por Lynels, aquelas criaturas com formato de centauro, de coloração prateada. Já que o Silver Lynel Saber Horn é o item de fusão mais poderoso do jogo.
Melhores fusões para escudos de Tears of The Kingdom?
Você já deve estar cansado de saber que, ao fundir o escudo de Link com um carrinho, é possível ter um skate funcional para se divertir. Felizmente, essa não é a única combinação disponível no jogo e as outras disponíveis são igualmente interessantes, capazes de tanto ajudar no combate, como também facilitar ainda mais a exploração do mapa.
A primeira, por exemplo, é para alguns fãs de Breath of The Wild que sentem falta da habilidade concedida por Revali, o Campeão dos Ritos, e que permitia Link pegar impulso em qualquer lugar para ganhar altitude. Infelizmente, ela não voltou para Tears of The Kingdom, mas é possível reproduzir esse efeito de diversas formas!
Basta unir o escudo utilizado por Link com algum foguete zonai, desde os espalhados pelo mapa, até os que estão guardados em seu inventário, para ter um bom jetpack em seus braços. Então, toda vez que colocar o equipamento para proteger seu corpo (com o botão ZL), o personagem será arremessado para os ares.
Os aparelhos de origem zonai, inclusive, combinam muito bem com os escudos de Link e sempre considerar a fusão dos dois itens pode ser uma boa escolha. Os emitters, que possuem versões disponíveis nos elementos de fogo, gelo, eletricidade e feixe de luz, quando acoplados, permitem que seja possível causar dano nos inimigos sem a necessidade de se expor a um ataque, então, em alguns combates, isso é bastante útil!
Use a Muddle Bud
Encontrado em diversos cantos de Hyrule, a Muddle Bud é um item que pode ser bastante útil em situações de combate onde o Link está cercado por forças inimigas. Já que esse pequeno cogumelo, que pode ser acoplado numa ponta de flecha e atirado contra os monstros ou também colocada no escudo para que seja ativada ao receber um golpe, possui característica única.
Quando utilizado, ele gera um gás de tons rosas que confundem os inimigos, fazendo com que parem de atacar o Link e briguem entre si. Então, ao invés de morrer diversas vezes por estar com dificuldades em lidar com vários inimigos ao mesmo tempo, considere utilizar a Muddle Bud nessas lutas e apenas veja tudo ser resolvido de longe, sem a necessidade de levantar um dedo.
Dê uma volta de skate por Hyrule
A vida de Link não precisa ser apenas resolver problemas dos outros, enfrentar monstros e também salvar o mundo no processo, reserve um pouco do seu tempo para que o lendário herói se divirta e há forma melhor de como fazer isso com skates?
Não é uma das habilidades ou talentos mais úteis do personagem, tanto que provavelmente você a descobrirá por “acaso” conforme aperta os botões e explora o mapa. Entretanto, não existe nada mais descolado do que um personagem loiro descendo regiões íngremes deslizando pela terra enquanto usa seu escudo de skate.
Para fazer essa manobra, é necessário que o jogador posicione o escudo à frente do seu corpo com ZL (o mesmo botão que usa para se defender), então pular com Y e durante o salto, apertar o A. Isso fará com que Link dê um mortal pelo ar e comece a surfar pelo mapa! É importante, contudo, que a habilidade seja utilizada em descidas ou em lugares altos, para que o herói ganhe ainda mais velocidade enquanto se diverte.
Felizmente, graças à habilidade de fundir os equipamentos do jogo, é possível tornar essa experiência ainda melhor, já que ao unir o escudo com um objeto que tenha rodas, como os carrinhos de exploração de minas, a sensação de velocidade ao estar acima do skate, será ainda melhor.
Também é importante ressaltar que fazer isso gasta a durabilidade de seu escudo, então, opte por surfar com os equipamentos mais fracos e tome cuidado para que ele não se quebre enquanto está prestes a fazer uma manobra radical.
Não esqueça de cozinhar seus alimentos
The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom é um jogo eletrizante que combina aventura, exploração e estratégia de uma forma única. Um aspecto fundamental do jogo é a mecânica de cozinha, na qual os jogadores têm a oportunidade de produzir uma variedade de pratos utilizando ingredientes encontrados durante suas aventuras. Então, ao invés de comê-los crus ou in natura, considere misturá-los no fogo antes de consumi-los.
O melhor de tudo? É que como em qualquer outro aspecto do jogo, não há uma receita certa a ser seguida, basta utilizar sua criatividade e, na maioria das vezes, terá em mãos um resultado positivo.
Então, devido a grande quantidade de dano aplicada pelos inimigos durante as lutas e também as outras formas que Link pode se ferir, cozinhar se torna crucial para a sobrevivência, já que a função principal dos pratos é restaurar os corações do personagem. Assim, é possível seguir com as aventuras sem correr riscos de morrer com facilidade por não conseguir defender ou se esquivar dos golpes inimigos.
Além da cura, o cozimento também pode conceder bônus temporários de status. Ao combinar ingredientes específicos, como mostrado abaixo, os jogadores podem criar refeições que aumentam a velocidade, a força, a resistência ao frio ou calor, entre outros benefícios. Esses bônus podem ser extremamente úteis para enfrentar desafios específicos, resolver quebra-cabeças e até mesmo melhorar a eficácia do combate. Cozinhar, portanto, oferece uma vantagem estratégica significativa aos jogadores.
Assa mecânica também nos incentiva a interagir mais com o ambiente, explorar cada região, procurar ingredientes raros e específicos de cada parte do mapa, além de experimentar diferentes combinações. Muitas missões e desafios passados pelos personagens, inclusive, desbloqueiam receitas especiais com efeitos muitas vezes únicos. Então, assim como outros elementos do jogo, é uma forma recompensadora que adiciona ainda mais profundidade ao título.
Por fim, há alguns pequenos easter eggs escondidos para os jogadores mais veteranos da franquia, já que enquanto espera seus pratos ficarem prontos, Link cantarola as primeiras notas de diferentes músicas marcantes dos mais diferentes jogos lançados para o universo de The Legend of Zelda!
Como resistir ao frio em Tears of The Kingdom?
Muitas das vezes durante sua jornada por Hyrule, o frio será um de seus principais inimigos em Tears of The Kingdom. Tanto no começo, durante o tutorial, ou até mesmo enquanto explora algumas regiões de Hyrule – como as regiões de Hebra ou o deserto de Gerudo a noite, Link pode perder alguns corações de vida ou até mesmo morrer por estar nessas condições.
Felizmente, é um problema que tem diversas soluções. Sendo que a primeira delas é a mais fácil, utilizar equipamentos que concedam resistência ao frio – como as armaduras Snowquill que podem ser compradas no Rito Village, que são formados por uma túnica, botas e também um adereço para a cabeça. Ao todo, para as três peças, é necessário que o jogador desembolse 2.150 rupees, o que pode ser um pouco caro.
Nas Great Sky Islands, ilha do tutorial do jogo, Link pode encontrar uma Archaic Warm Greaves enquanto explora a região nevada do mapa e, para o começo, ela oferece uma pequena proteção contra o frio que pode ser muito útil.
Entretanto, até você chegar em seu primeiro equipamento que oferece resistência ao frio, é necessário passar por regiões nevadas antes, então, também é preciso saber algumas receitas que facilitam essa exploração.
A primeira e a mais fácil, que você encontrará em grande quantidade conforme explora o mapa, são as Spicy Peppers, unir cinco delas em uma mesma receita dará 12 minutos e 30 segundos de proteção contra o frio. Outros itens que também contém essa propriedade são sizzlefin trout (Eldin Canyon e Hebra Mountains), sunshrooms (Eldin Canyon e Gerudo Highlands), or warm safflina (Eldin Canyon e Gerudo Desert) e eles podem ser acrescentados a diversas receitas para fornecer essa resistência.
Por fim, alguns insetos como warm darner (Akkala Highlands ou Faron Grasslands) e a summerwing butterfly (Eldin Canyon ou Gerudo Highlands) podem ser unidos com partes de monstros, que darão origem a elixires capazes de oferecer essa proteção ao jogador. A lógica é a mesma das comidas, quanto mais ingredientes com essa característica você adicionar em uma receita, por mais tempo ela durará em Link.
Como resistir ao calor em Tears of The Kingdom?
Assim como o frio, o calor é outra adversidade que os jogadores encontrarão durante suas jornadas por Hyrule em Tears of The Kingdom, mas da mesma forma, é possível encontrar algumas soluções mais simples que o ajudarão resistir a temperaturas elevadas, principalmente com comidas e elixires.
Outro ponto que vale a pena considerar também, está no fato de que existe uma diferença entre Resistência ao Calor e À Prova de Fogo nesse jogo. Então, para essas duas situações, serão necessários itens e comidas especiais, então, vamos explicar melhor abaixo.
A armadura, conhecida como Desert Voe Armor, que concede resistência às altas temperaturas, é um pouco mais difícil de ter todas suas peças encontradas, já que não é possível comprá-las de uma vez como a Snowquill, somente uma parte é encontrada de primeira, o Desert Voe Headband. O equipamento custa 450 rupees e pode ser adquirido de Saula, uma comerciante que fica no Kara Kara Baazar, local que provavelmente o jogador encontrará enquanto caminha para Gerudo Town no meio do deserto.
Apenas o arco de cabelo já ajudará o Link a resistir muitas das adversidades causadas pelo calor, enquanto as outras peças, o jogador precisa entrar na cidade das Gerudos e conseguir acesso a “Loja Secreta” da localidade, onde poderá adquirir o Suaulder (1.300 rupees) e o Trousers (650).
Já as comidas que oferecem essa resistência, podem ser produzidas com hydromelons (Gerudo Desert), chillshrooms (Gerudo Highlands and Hebra Mountains), chillfin trout (Hebra Mountains and Lanayru Great Spring) ou cool safflina (Hebra Mountains ou Tabantha Frontier). Normalmente, usar 5 itens desses numa mesma receita dá o resultado de 12 minutos e 30 segundos de bônus que protege o Link das altas temperaturas.
Enquanto para os elixires, é possível misturar old darner (Gerudo Highlands e Mount Lanayru) ou uma winterwing butterfly (Gerudo Highlands ou Mount Lanayru) com partes de monstros para ter o mesmo resultado.
Por fim, as armaduras que deixam o herói de Tears of The Kingdom imune ao fogo e impedem ele de entrar em combustão quando explora a região montanhosa de Eldin, terra dos Gorons, podem ser encontradas na cidade deles: A Flamebreaker Armor tem preços elevados, custando de forma completa, 2.900 rupees, mas apenas uma única peça delas já servirá para Link se aventurar sem maiores riscos.
Comidas também não ajudarão o personagem nessa situação, então, resta apelar aos elixires que devem ser feitos com fireproof lizard (Eldin Canyon e Eldin Mountains) ou smotherwing butterfly (Eldin Canyon e Gerudo Highlands), insetos que misturados com partes de monstros, fornecerão essa resistência ao Link.
Coração ou Stamina, o que melhorar primeiro?
Conforme o jogador resolve os Shrines espalhados pelo mapa e ganha orbes, uma dúvida deve permear na cabeça de todos: o que deve ser prioridade para o Link, mais Corações ou Stamina? Essa é uma dúvida pertinente e, infelizmente, não há uma resposta definitiva, pois se tratam de dois recursos fundamentais para o funcionamento do jogo e a escolha deles varia muito de jogador para jogador.
Entretanto, esse parágrafo contará com um spoiler enorme da história do jogo, então, se você não tem ideia do que estamos falando e quer manter suas expectativas para descobrir por conta própria, sugerimos seguir para a próxima dica. A Master Sword, espada icônica de Link ao longo de toda a franquia de The Legend of Zelda, pode ser adquirida ao puxá-la da cabeça de um dragão, mas para isso, é necessário dois círculos completos de Stamina.
Então, talvez seja interessante priorizar esse atributo de Link nas primeiras horas de jogo, já que ele também será útil para a exploração do mapa. Caso contrário, a ordem dos dois fatores não altera o produto final e você, jogador, tem total liberdade para decidir o seu próprio caminho nessa jornada.
Como conseguir dinheiro em Tears of The Kingdom?
Entre os eventos de Breath of The Wild e Tears of The Kingdom, também é possível notar que Hyrule sofreu um pouco com a inflação, já que alguns itens estão mais caros no novo jogo de Nintendo Switch. Felizmente, para contornar isso, existem diversas novas formas de se conseguir os rupees, moedas utilizadas no jogo, para que Link possa ter acesso a diversos novos equipamentos.
A primeira que recomendamos é vender alguns de seus itens, principalmente frutas, vegetais e carnes. Apesar de considerar que eles são importantes para a produção de receitas que farão Link recuperar suas energias entre os combates, Hyrule é um cenário abundante desses recursos, então, ao longo de sua jornada, você encontrará eles até mais do que precisa, por isso, é importante considerar vender alguns excessos!
Inclusive, muitos desses itens, quando cozinhados em uma das diferentes fogueiras que existem pelo mundo do jogo, podem aumentar ainda mais o valor, o que rende um lucro extra para Link!
Outra dica é ficar de olho nas cavernas, já que diferente de Breath of The Wild, elas estão mais abundantes em Tears of The Kingdom e todas recheadas de depósitos de pedras preciosas que podem ser quebradas e dão alguns minerais valiosos para os jogadores, que podem ser revendidos posteriormente em troca de rupees.
Por fim, existem outros diversos minigames espalhados pelo mapa que pagam o jogador, assim ele consegue atingir determinado resultado. Um desses, por exemplo, é o Ultra Ball Haul Check-In, localizado abaixo da Tabantha Great Bridge na região de Tabantha. Aqui, o Link precisa se utilizar dos recursos do cenário para levar uma bola o mais longe possível.
Então, dá para ver que toda Hyrule contém diversas oportunidades para que o jogador consiga ter acesso a melhores recursos financeiros e também acesso aos novos itens do jogo. Basta ficar de olho em tudo, conversar com os NPCs e também não ser acumulador com os próprios itens guardados dentro do inventário.
Preste bastante atenção no cenário
Tanto em Breath of The Wild quanto Tears of The Kingdom, a Nintendo resolveu não pegar na mão dos jogadores e indicar exatamente onde ele deve ir a todo momento, como em outros jogos de mundo aberto. Ao invés disso, a empresa japonesa optou por criar um cenário que instigue a curiosidade de quem está nele e também deixou algumas pequenas pistas de onde as coisas estão escondidas.
Por exemplo, sempre que ver uma enorme quantidade de pássaros voando em círculos no mesmo lugar, saia de sua rota habitual e vá investigar, já que normalmente eles se reúnem próximos de lugares interessantes para os jogadores, como entradas de cavernas ou templos. A mesma dica vale para raposas, já que quando seguidas e não perceberem a presença de Link, elas podem guiá-lo até algum tesouro.
Então, vale a pena ficar de olho nesses detalhes e muitos outros que surgem pelo mapa – como montanhas de formatos irregulares ou pedras em um círculo, já que há grandes chances de ser guiado para algo que pode ser útil em sua jornada. O que você não pode fazer, entretanto, é seguir apenas um único caminho sem explorar as outras possibilidades que saem de sua rota.
Faça amizade com os cachorros
Talvez um dos maiores defeitos de The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom, assim como o seu antecessor, está no fato de que num jogo tão complexo e imersivo quanto esse, Link ainda não é capaz de fazer carinho nos cachorros que estão espalhados pelo mapa. Felizmente, o lendário espadachim ainda é capaz de alimentá-los e isso, inclusive, pode ser muito útil!
Os cachorros podem ser encontrados por diversos pontos do mapa, mas estão principalmente em estábulos e quando gostam de Link, guiam-o até algum tesouro escondido nas proximidades. Para isso, basta pegar algum item de seu inventário que restaure vida (reconhecido por meio do ícone de um coração), como carnes – afinal, eles merecem – e colocá-la no chão perto de onde estão.
Após isso, se houver algum item escondido na região, o pequeno animal peludo o levará até lá, caso contrário, apenas seguirá Link por alguns segundos como forma de mostrar sua gratidão.
Aproveite o mundo aberto do jogo
O jogo possui um mundo aberto gigantesco, cheio de segredos, desafios e surpresas. E é justamente aí que está a principal dica para aproveitar ao máximo essa obra-prima: explore o mundo aberto sem medo!
The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom não é um jogo linear, que te guia por um caminho pré-definido. Você tem total liberdade para escolher por onde ir, o que fazer e como resolver os problemas que encontrar pelo caminho. O título favorece um pensamento criativo, que te permite usar os recursos disponíveis de formas inusitadas e divertidas. Por exemplo, um mesmo desafio pode ter de quatro a soluções, uma mais inusitada do que a outra, então, tente considerar as possibilidades de forma mais ampla.
Além disso, explorar o mundo aberto também te recompensa com itens valiosos, como armas, armaduras, ingredientes e tesouros. Assim como, ao entrar em uma caverna que não esperava, pode chegar até algum santuário que não era possível ver lá das alturas e ser recompensado por isso.
Portanto, não tenha pressa em seguir a história principal do jogo ou um caminho já definido desde o começo. O novo jogo da Nintendo eleva diversos conceitos do mundo aberto para níveis completamente novos. Então, aproveitar cada um desses momentos únicos da sua jornada torna a experiência ainda mais interessante, logo, não tenha medo de explorar Hyrule com curiosidade e também criatividade.
Você vai se surpreender com o que descobrirá e com a diversão que terá. The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom é um jogo que te convida a ser livre e a criar a sua própria lenda. Não perca essa oportunidade e também nos conte tudo sobre suas jornadas nesse incrível mundo aberto pelos comentários!
VEJA MAIS
Veja algumas das melhores e mais bizarras construções de Tears of The Kingdom!
FONTES: Polygon, Nintendo e IGN
Revisado por Dácio Castelo Branco em 22/05/2023
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Boas dicas sempre tive um serio problema em ter dinheiro no botw sofria pra conseguir as armaduras espero não sofrer no totk
Ótimas dicas para i iciantes no jogo que não fazem ideia de como conseguir as coisas
Acabei de descobrir q jogava errado
Ajudou DEMAIS!
ajudou muito pra quem tá começando, tipo eu
Gostaria de ter lido isso antes de sofrer pra zerar TOTK, mas belo artigo, Dudu.
Essas dicas ajudam muito um iniciante como eu. Uma pena não ter algo pra deixar o jogo em português 🥺
Um guia para iniciantes, show
Queria um switch pra jogar…:(
Dá pra jogar Zelda no pc?
Salvei aqui, muito ansioso pra começar a jogar
Eu tô quase cometendo o crime de comprar um switch
A lista é ótima! Essas dicas ajudam muito na primeira jogatina, especialmente a da hud que aumenta a imersão de forma absurda!
Aproveita e deixa de dica pra Nintendo botar pelo menos legenda em português
Muito bom ter esse conteúdo pra iniciantes!
Nintendo n pode ver isso
Amei as dicas, a lista é muito boa!
Amei o conteúdo, um guia excelente para iniciantes!
Zelda vai vencer o GOTY, dificilmente vai lançar algum jogo esse ano que consiga competir
Uma pena que Zelda vai perder o GOTY pra Diablo 4
Conteudo muito bom pra iniciantes
Parabéns ao redator, vai ajudar muito!!
Um dos meus maiores problemas nesse jogo e q eu ia explorando e quando fui ver ja tava em parte com inimigos fortes e eu magro, valeu ajudou mt
Muito bacana!
Achei bem atencioso o fato de poder “exportar” o seu companheiro de BOTW para TOTK, muito interessante
Texto muito bom pra quem como eu não é muito familiarizado com os jogos de Zelda!
Jogo com carinha de viciante!!!