Índice
- Adicionar paradas na rota até o seu destino
- Personalize o ícone do carro no mapa
- Pesquise o seu destino com reconhecimento de voz
- Baixe mapas offline
- Mude o traçado da rota com o mouse (versão desktop)
- Encontre a rota em um ponto do mapa (versão desktop)
- Meça distâncias (versão desktop)
- Veja o caminho com o Street View
- Use realidade aumentada para ver a rota
- Peça um transporte pelo Google Maps
- Encontre transporte público acessível
- Lembre onde estacionou o carro
- Veja e apague o histórico do Google Maps
- Habilite a navegação anônima
- Apague automaticamente o histórico de localização
- Compartilhe a localização com outras pessoas
- Adicione suas imagens para contribuir com o Street View
- Adicione música nas suas viagens
- Procure um posto de recarga para carros elétricos
- Salve e compartilhe locais
- Seja um Local Guide
O Google Maps não é só mais um aplicativo que te mostra um caminho de um endereço a outro, dependendo do meio de transporte escolhido. Ao longo do tempo, ele se destacou em seu segmento com os diversos recursos que foi ganhando em seus mais de 15 anos de história. O Showmetech reuniu dicas e truques para Google Maps que mostram que a ferramenta é uma referência de pesquisa geoespacial, graças a recursos como realidade aumentada, ícones personalizados e até mesmo funções que podem estar meio escondidas, independente do dispositivo usado por você. Veja!
Adicionar paradas na rota até o seu destino
Você está voltando para casa da festa de um amigo e precisa deixar uma carona no meio do caminho? Ou simplesmente quer passar em uma farmácia antes de voltar para casa? O Google Maps permite adicionar paradas no seu trajeto até o destino final.
Para isso, adicione os pontos de partida e chegada do seu destino. Se estiver no smartphone, clique nos três pontos do canto superior direito. No menu que abrir, clique em Adicionar Parada. Aparece um terceiro ponto adicionado no mapa da sua rota e um campo para preencher com o próximo endereço logo acima do mapa, chamado de Ponto B. Clique nele e digite o endereço desejado. O terceiro endereço (ponto B) então é adicionado à sua rota, junto com o ponto de partida e ponto A.
Note que o terceiro ponto adicionado sempre altera a rota inicial, alterando o ponto de chegada. No exemplo acima de uma rota traçada entre ruas de São Paulo, o ponto inicial permanece como Av. Nove de Julho, mas o ponto de chegada muda de Av. Pedroso de Morais (ponto A, anteriormente ponto de chegada) para Av. Paulista (ponto B vira ponto de chegada). Caso deseje mudar essa ordem, você consegue facilmente: basta tocar no ícone com a letra dentro de um círculo do ponto escolhido, segurar e arrastar, colocando na ordem que quiser.
Na versão desktop, basta clicar em Adicionar destino, que aparece logo embaixo dos pontos de partida e chegada. Para alterar a ordem, o raciocínio é o mesmo: clique no ícone logo à esquerda do endereço desejado, segure e arraste para a ordem que quiser, reorganizando o trajeto.
É importante destacar que essa dica funciona para todos os meios de transporte em que é possível traçar uma rota, menos transporte público.
Personalize o ícone do carro no mapa
Você sabia que dá para trocar o ícone que aparece na sua rota enquanto está dirigindo? Nos aplicativos iOS e Android, isso é possível.
Com a sua rota iniciada, toque no ícone que indica a sua localização atual. Depois, aparece um menu na parte inferior da tela com três opções para você escolher: um carro vermelho modelo sedan, um carro amarelo SUV ou uma pickup verde.
Pesquise o seu destino com reconhecimento de voz
Com o Google Assistente integrado ao Google Maps, é uma mão na roda encontrar informações do seu trajeto enquanto dirige, sem precisar desviar a atenção do trânsito.
Durante a rota iniciada, diga “Ok Google” ou toque no microfone que fica no canto superior direito da tela. Neste momento, abre o menu do Google Assistente, permitindo que você peça com que ele te ajude com algo. Por exemplo, se sua gasolina está acabando e você precisa passar urgente em um posto para continuar o seu caminho, diga “Postos de gasolina por perto” e o Maps vai te mostrar todos os postos de gasolina no mapa. Você também pode fazer perguntas como “qual é a próxima curva?”, “quanto tempo falta para chegar?”, “como está o trânsito à frente?”, “onde estou?” ou “evitar pedágios”, entre outras.
Baixe mapas offline
Está viajando, já precisou ter o Maps funcionando para explorar as lindas paisagens ao redor, mas não conseguiu ver porque estava sem acesso à internet na região escolhida? O Google Maps permite o acesso a mapas off-line, ou seja, você pode baixar o mapa que deseja no seu celular ou em um cartão SD e depois consegue acessá-lo quando estiver off-line.
Para isso, pesquisa o local para abrir o mapa que deseja baixar. Por padrão, o Google Maps abre um menu inferior com informações e fotos do local, seguidos dos botões: Rotas, Salvar, Compartilhar Lugar e Download (que pode estar escondido na sua tela). Para avistar facilmente o botão download, toque no nome do lugar e arraste o menu para cima. Quando o botão de Download ficar visível, clique nele e o celular vai começar a baixar o mapa.
Assim que o download estiver concluído, o mapa fica disponível na opção Mapas off-line do menu. Toque na sua foto de perfil ou avatar. No menu que abrir, escolha Mapas off-line.
Esse recurso pode ser uma ótima alternativa quando você precisa economizar os dados móveis e a bateria e ainda assim precisa acessar mapas off-line. Ativando a opção Somente Wi-Fi e baixando os mapas previamente, o celular usa direto os dados dos mapas off-line salvos. Para isso, toque em sua foto de perfil, depois vá em configurações e aperte ativar Somente Wi-Fi. Nessa função, é possível ver apenas rotas de carro e as informações sobre trânsito, trajetos alternativos ou indicação de faixa não estarão disponíveis.
Mude o traçado da rota com o mouse (versão desktop)
Você também pode alterar os caminhos da sua rota passar por ruas específicas. Clique, segure e arraste até o ponto desejado e você vai ver que o Google recalcula a rota, passando pelo ponto escolhido.
Por exemplo, se você está na Avenida Pedroso de Morais em São Paulo e precisa ir até a Avenida Nove de Julho, mas gostaria de passar pela Av. Brasil em vez da Av. Brigadeiro Faria Lima, clique sobre a rota previamente traçada pelo Google e arraste a linha do trajeto que passa pela Faria Lima até o lugar da Avenida Brasil, colocando a rota sobre a avenida desejada. O Google recalcula o tempo necessário e a distância do trajeto automaticamente.
Essa função vale apenas para a versão desktop do Google Maps.
Encontre a rota em um ponto do mapa (versão desktop)
No Google Maps, colocar o endereço de partida e o endereço de chegada não é a única forma de traçar uma rota. Você também pode definir trajetos a partir de um ponto no mapa ou até esse ponto.
Se você clicar sobre um ponto no mapa com o botão direito, vai abrir um menu onde é possível selecionar com as opções Rotas a partir daqui e Rotas até aqui. O Google vai marcar o ponto com o endereço e número.
Caso escolha a opção rotas a partir daqui, o Maps vai inserir o endereço automaticamente como ponto de partida, deixando o destino em branco para você inserir o ponto de chegada de duas formas: ou digitando ou marcando um novo ponto no mapa. Para marcar o ponto de chegada no mapa, basta clicar no ponto com o botão direito e ir em rotas até aqui.
Caso escolha a opção rotas até aqui, acontece o inverso: o Maps vai inserir o endereço automaticamente como ponto de chegada, deixando o ponto de partida em branco para você adicionar. Para marcar o ponto de partida no mapa, basta clicar no ponto com o botão direito e ir em rotas a partir daqui aqui.
Meça distâncias (versão desktop)
Na versão desktop do Maps, é possível medir distâncias entre dois pontos do mapa. Para isso, clique com o botão direito sobre o primeiro ponto e escolha a opção Medir Distância. Em seguida, clique no segundo ponto desejado com o botão direito e escolha agora Distância até aqui. Pronto! O Google Maps traça uma linha em preto como se fosse uma “régua” preta, indicando a distância em metros entre os dois pontos, que ficam representados por um círculo branco com contorno em preto.
Para adicionar mais pontos no caminho, clique novamente com o botão direito, vá até a opção Distância até aqui novamente. Perceba que a distância total, exibida na parte inferior central da tela em uma caixa branca, é atualizada, calculando agora toda a distância do trajeto.
Veja o caminho com o Street View
O Street View é uma ótima ferramenta para conhecer ambientes e explorar o mundo à volta sem sair da tela do seu celular ou do seu computador. Isso porque ele é composto de imagem panorâmicas que revelam diversos pontos de referência de uma determinada cidade, pontos turísticos mundiais, como Coliseu, beleza naturais, restaurantes, empresas, museus ou estádios, por exemplo.
As imagens que aparecem no Street View podem vir de duas fontes: o próprio Google ou usuários colaboradores, que contribuem com imagens em que o carro do Google não conseguiria passar com o próprio celular, por exemplo.
Como você pode ver na galeria acima, a navegação no celular e no desktop é bem parecida: você pode ver as fotos pesquisando um lugar no Google Maps ou clicando (ou tocando, se estiver no celular) em um marcador ou arrastando o Pegman, o bonequinho laranja que fica no canto inferior direito do mapa para qualquer lugar que você deseja visualizar em imagens.
No desktop, outra forma de acessar o Street View é pesquisando o lugar diretamente na Pesquisa Google e à direita, quando aparecer a foto e informações do local, clicar na foto com a indicação “ver por fora”.
Você também pode contar com a bússola que pode te ajudar na navegação. Ela fica à direita da tela e com ela, é possível aumentar ou diminuir zoom, definir a direção para o norte, clicando no canto inferior direito ou usando as setas para a esquerda ou direita.
Use realidade aumentada para ver a rota
Com o Live View, você pode usar a realidade aumentada para descobrir uma rota em seus trajetos a pé, apontando a câmera do celular para edifícios e placas (nunca árvores ou pessoas) que podem ser usados pelo Maps para reconhecer a rua com base no banco de dados do Street View (comparando localização aproximada do GPS e imagens capturadas pelo celular com aspectos visuais mais marcantes, como forma de prédios, por exemplo, do que achou no banco de imagens do Google e a localização conhecida delas) ao criar uma interface entre o Maps e um feed tempo real com a câmera do celular.
O aplicativo ainda usa aprendizado de máquina que permite diferenciar um recurso transitório, como uma chuva ou um poste, de algo permanente, como um prédio.
Quando o Maps reconhecer o local, as instruções de navegação para a rota escolhida serão exibidas na visualização da câmera: grandes setas 3D aparecem sobre as imagens captadas do mundo real pelo celular, indicando nome de ruas, distância a ser percorrida e o sentido que deve ser seguido sempre com um pequeno mapa na parte inferior da tela. Sempre que você chegar à próxima etapa da rota, o celular vibra.
Vale lembrar que o recurso funciona bem em áreas bem-iluminadas e onde está disponível. O celular precisa ser compatível com ARKit/ARCore.
Peça um transporte pelo Google Maps
Você consegue pedir um transporte particular facilmente pelo Google Maps.
Após traçar a rota desejada, toque no ícone de transporte particular. Em seguida, veja as opções de viagem oferecidas e os aplicativos de transporte particular disponíveis. Depois é só clicar em abrir app para que o aplicativo redirecione sua escolha ao serviço escolhido.
A opção transporte público também mostra o mesmo trajeto disponível para transporte por aplicativo. Para isso, role até o final, chegando em Considere Também e descubra as opções de viagem oferecidas e os aplicativos de transporte particular disponíveis
Encontre transporte público acessível
Pessoas com mobilidade reduzida podem ter uma noção mínima de quais são os caminhos mais acessíveis para elas com a opção Acessibilidade do Google Maps.
Para isso, trace a rota desejada. Em seguida, selecione a opção transporte público e toque em Melhor Trajeto. Vai abrir o menu Opções de trajeto. Selecione Acessibilidade e vá em Aplicar. Com essa opção escolhida, você pode procurar por trajetos que facilitam o deslocamento urbano de pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, o Google Maps traz o seguinte aviso: “Tenha cuidado. As rotas com acessibilidade nem sempre refletem as condições reais.”
Também é possível descobrir se os lugares percorridos ao longo do trajeto são acessíveis por meio da indicação do ícone de cadeira de rodas. Toque em um dos locais que deseja verificar sobre as condições de acessibilidade. Vai aparecer a previsão de chegada e o ícone da cadeira de rodas logo ao lado.
Lembre onde estacionou o carro
A difícil tarefa de lembrar onde estacionou o carro deixa de ser uma complicação com a ajuda do Google Maps.
Toque no ponto azul que indica a sua localização. No menu azul que abrir, escolha Salvar local de estacionamento. O Google adiciona uma seta vermelha com a indicação Você estacionou aqui. Tocando em mais informações, você pode deletar a seta marcada no mapa onde estacionou, compartilhar a localização de onde estacionou com outras pessoas, inserir notas, o tempo de estacionamento e também e adicionar fotos.
Para encontrar o local onde você estacionou, digite na barra de pesquisa local de estacionamento.
Veja e apague o histórico do Google Maps
Acessando a página Minha Atividade, você encontra o registro de tudo o que você busca ou acessa.
Para ver os dados do Maps, clique em Filtrar por data e produto. Logo em seguida, escolha o período e selecione Google Maps na lista de produtos que aparecer logo abaixo e aperte Aplicar. Vai aparecer todas as pesquisas feitas por você no Google Maps anteriormente.
Para apagar todas as pesquisas feitas anteriormente, clique nos três pontos e vá em Excluir resultados. Também é possível excluir apenas um registro específico da lista.
Habilite a navegação anônima
Navegando em modo anônimo, você evita que o Google Maps salve o navegador que você está acessando ou o histórico da pesquisa em sua conta ou enviar notificações.
Para habilitar a navegação anônima, toque na sua foto de perfil, e em seguida, ativar Modo de Navegação anônima. Pronto! No topo da tela, vai aparecer a mensagem: “o modo de navegação anônima está ativado”.
Para desabilitar a navegação anônima, toque novamente na sua foto de perfil, e depois, em desativar modo de navegação anônima.
Neste modo, o Google também não usa os dados da sua atividade para personalizar a sua experiência usando o Maps, nem atualiza o histórico de localização nem o local compartilhado, porém assim como acontece na maioria dos navegadores da web, você não fica invisível e também não afeta como provedores de Internet, outros aplicativos, pesquisa de voz e outros serviços do próprio Google usam ou salvam seus dados.
Apague automaticamente o histórico de localização
O Google permite que você apague automaticamente o histórico de localização, estabelecendo um período para isso acontecer: a cada 3 meses, 18 meses ou 36 meses. Também é possível apagar um dado de localização manualmente.
Para isso, entre na página Minha Atividade e clique em Histórico de Localização, que aparece ao centro da tela. Na próxima, vá até exclusão automática. Depois, escolha a frequência que você deseja deletar os seus dados do servidor do Google (mais de 3 meses, mais de 18 meses ou mais de 36 meses), incluindo os locais por qual passou, salvos no Google Maps. Em seguida, clique em Próxima e o Google te mostra a confirmação de Preferência Salva.
Para excluir todo o registro de dados que você tem até o momento, aperte o botão Excluir, logo abaixo da caixa de busca Pesquisar na sua atividade. Na janela Excluir atividade, escolha Todo o período, e em seguida, Excluir.
Também é possível excluir apenas um dado de localização manualmente. Para isso, entre na página Minha Atividade. Na caixa Pesquisar na sua atividade, digite o local que você deseja excluir e aparte o botão Excluir, que vai aparecer logo à direita do registro que você deseja apagar.
Compartilhe a localização com outras pessoas
Com o Google Maps, você pode compartilhar a sua localização atual com outras pessoas por 15, 30, 45, 1 hora ou até você desativar.
Para isso, toque no ícone do seu perfil e vá até Compartilhar local. Escolha o contato com quem deseja compartilhar a sua localização, defina o tempo e toque em Compartilhar. O contato vai ver o seu ícone se movendo em tempo real no mapa.
Você também pode compartilhar um trajeto e seu destino pelo Google Maps ou visualizar a localização da pessoa com quem você compartilhou.
Adicione suas imagens para contribuir com o Street View
Desde o fim de 2020, você não precisa mais das câmeras 360º dos famosos carros do Google para que a sua “visão da rua” apareça no mapa, pois o Street View passou a aceitar imagens capturadas de celulares Android, compatíveis com a tecnologia ARCore.
Para tirar as fotos para o Street View, vai aparecer uma aba Create (criar, em tradução livre), onde você seleciona Connected Photos (fotos conectadas, em tradução livre) para começar a captura de imagens, fazendo uma colagem de fotos em sequência, o que garante a impressão de movimento quando você clica nas setas para frente ou para trás.
Uma vez capturada, as imagens são publicadas via o aplicativo Street View. O Google automaticamente atribui o posicionamento e coordenadas corretas no mapa da colagem de fotos em sequência gerada. E pronto: todos verão o local que você capturou aparecendo no Street View.
Adicione música nas suas viagens
Se você sempre usa o Google Maps para te guiar em uma rota enquanto dirige ou caminha, adicionar música nas suas viagens pode ser um recurso muito útil, pois você não precisa sair do aplicativo para ouvir música. Basta ter o Spotify ou Apple Music instalado no celular e o Maps sincroniza o aplicativo de música para você.
Para ativar o recurso, toque no ícone do seu perfil e vá em configurações. Em seguida, vá em Configurações de navegação. O Maps te pergunta o aplicativo de streaming desejado. Quando escolher, basta clicar em próximo. Você vai ver uma janela com o aplicativo de sua escolha na parte inferior. Você pode avançar para próxima música, voltar ou apertar o play. Também é possível trocar de playlist tocando no nome da sequência de músicas que está em reprodução, à esquerda.
Procure um posto de recarga para carros elétricos
Donos de carros elétricos não sofrem mais para encontrar uma estação de carregamento. Isso porque o Google Maps exibe as estações de carregamento mais próximas de você e você ainda consegue filtrar pelo tipo de conectores de carregamento disponíveis, já que os fabricantes desse tipo de veículo costumam usar plugues diferentes: enquanto carros da Nissan têm os conectores CHAdeMo, BMW e Volkswagen usam CCS e a Tesla usa o seu próprio formato.
Você pode encontrar esses locais, digitando palavras como: postos de recarga de carro elétrico, estações de carregamento de veículo elétrico ou estações de carregamento EV. Em seguida, vá em Mais filtros. Na janela Filtros, selecione Seus Carregadores. Vai aparecer todas as opções de filtro disponíveis. Escolha a opção usada pelo seu carro e vá em Aplicar.
Salve e compartilhe locais
Com o Google Maps, você pode compartilhar salvar e compartilhar lugares com outras pessoas.
Para isso, busque ou toque em algum lugar do mapa. Na janela que aparecer, deslize para cima para aparecer mais opções.
Para enviar o local a alguém, toque em Compartilhar Lugar, caso você queira enviá-lo por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo de sua preferência (como WhatsApp, por exemplo).
Para se lembrar dessa localização, toque em salvar. Automaticamente abre a janela Salvar na lista. Selecione uma opção ou para criar uma nova, vá em Nova Lista. Dê um ok e pronto. Aparece a confirmação de que o local está salvo na lista desejada.
Para voltar no local salvo anteriormente, toque em Salvos, que aparece na parte inferior da tela e vá até a lista onde você salvou o lugar.
Você também pode compartilhar uma lista de lugares com outras pessoas. Nessa mesma tela, toque nos três pontos e vá até Compartilhar lista.
Seja um Local Guide
Você já pensou em ganhar pontos e ter vantagens só porque compartilhou um comentário, acrescentou lugares ausentes do mapa, fez correções, atualizou informações ou adicionou fotos de locais? Na onda da gamificação, comunidades e redes colaborativas, o Google Maps lançou o programa Local Guide, uma forma de estimular o compartilhamento, a formação de um senso de comunidade, ajudar as pessoas a encontrar as informações de que precisam e ainda estimular os pequenos négocios.
O programa com funciona como um jogo que possui 10 níveis. Cada contribuição vale uma quantidade de pontos que permitem você subir de nível no programa: com 15 pontos, já é possível acessar o nível 15 e para chegar no máximo, são necessários 100 000 pontos. Os pontos não expiram, mas podem diminuir se o Google detectar violação de suas políticas em alguma contribuição ou conteúdo feito por usuário.
As vantagens variam desde acesso antecipado a novas funcionalidades e vantagens exclusivas de parceiros do Google, ou por exemplo, gratuidade no Play Music, armazenamento gratuito no Google Drive ou desconto para aluguel de filme no Google Play. A partir do nível 4, você recebe o primeiro selo Local Guide, o que significa que suas contribuições ficarão mais visíveis.
Para se tornar um local guide, basta clicar na botão iniciar na página do programa. Além de seguir o programa em suas redes sociais favoritas, também é possível interagir com a equipe do Google e outros local guides para troca de experiências e dicas na página do fórum do Connect.
Fonte: PCMag | Google | Google | Google | Google | Engenharia é | Reab | Local Guides | Localoo