Índice
- Melhore sua produtividade no iPad
- As melhores dicas e truques do iPad
- Divida o teclado ao meio
- Obtenha um TrackPad
- Trabalhe com várias telas simultaneamente
- Amplifique a barra de atalhos
- Abra arquivos recentes com rapidez
- Mude o tamanho das letras, brilho e filtro das cores
- Use dois, quatro ou cinco dedos ao mesmo tempo
- Transfira conteúdo entre iPhone e iPad
- Anote rápido com Apple Pencil
- Reconhecer música com a Siri
- iPad com mais dicas e truques
Queridinho de muitos e cada vez mais presente na vida das pessoas como um terceiro gadget pessoal, o iPad é um dispositivo ágil, versátil e cheio de possibilidades. Tantas que resolvemos fazer uma seleção de 10 dicas e truques do iPad, exclusivos em sua maioria para o tablet da Apple, que tornarão o aparelho ainda mais versátil e produtivo, capazes de fazer até com quem não liga muito para ele, vê-lo com outros olhos.
A combinação notebook + celular é uma das mais utilizadas hoje em dia quando o assunto é a realização de trabalhos e tarefas em grupo. Adicionalmente, possibilitando uma melhor maneabilidade pela simplicidade com o uso de apps como nos smartphones, além de contar com uma exagerada tela, os tablets se destacam e integram hoje uma terceira opção, por vezes dando conta de todo um trabalho através das suas inúmeras possibilidades.
Melhore sua produtividade no iPad
Através da popularização do iPad, a Apple soube conquistar o público com um aparelho versátil, amplo e mais voltado à prática de tarefas como a escrita e a edição de imagens. Esta novidade, presente há mais de 10 anos, vem se tornando cada vez mais capaz de rodar aplicativos que demandam de um processamento e poder de visualização que os iPhones não possuem e se mostram uma grande alternativa aos iMacs e MacBooks da empresa.
Pode-se dizer que o aparelho é excelente para aqueles que buscam executar multitarefas em um gadget portátil e mais prático que os notebooks. Ele também é perfeito para aproveitar a leitura, assistir a vídeos e realizar reuniões em um aparelho super confortável e com uma boa amplitude de tela e acessibilidade ao toque.
Seja como for, o iPad e toda a sua linha, composta pelos iPad Air, iPad Mini e iPad Pro, são aparelhos com um alto poder de produtividade. Nele, a execução de tarefas se torna mais prática e também acessível dadas as possibilidades de execução de tarefas em uma tela generosa, da possibilidade de integrar dispositivos como o Magic Keyboard e o Apple Pencil, da conectividade remota com outros PCs, entre outros. Enfim, ele é perfeito para você pegar e sair de casa com tudo o que precisa para executar uma tarefa bem sucedida!
As melhores dicas e truques do iPad
Que o iPad é um aparelho cheio de possibilidades, nós não temos dúvidas, mas saiba que muitas dicas e segredos se escondem por trás desta maquininha potente da gigante Apple. Diante de vários truques, entre utilizar muitos dedos ao mesmo tempo, acessar atalhos de modo mais ágil e trabalhar com diversas telas, listamos aqui 10 dicas, a maioria delas exclusivas, que irão fazer você que possui um iPad, ou que pretende adquirir, aproveitá-lo ainda mais!
Divida o teclado ao meio
Com o teclado de digitação aberto em qualquer tela de texto, toque-o com os dois dedos e faça o movimento de arrastar para os lados, como se estivesse abrindo uma tela. Desta forma, o teclado irá se dividir em dois, disposto nos lados esquerdo e direito, mais adaptável à digitação com os polegares. Este recurso possibilita também uma maior visão da tela, revelando áreas que o teclado completo pode esconder.
Obtenha um TrackPad
Ao menos em alguns ambientes no iPad, é possível usar um simulador de mouse daqueles que vêm nos notebooks, também chamados de TrackPad ou TouchPad. Para ativá-lo, toque por sobre o teclado de digitação com dois dedos e arraste-os juntos para que uma seta apareça na sua frente. Este recurso surge para nutrir a indisponibilidade de uso nativo de um mouse via bluetooth em modelos antigos de iPad e é uma mão na roda quando o assunto é selecionar uma grande quantidade de texto ou apontar para uma posição bem específica numa palavra.
Trabalhe com várias telas simultaneamente
O iPad possui o magnífico recurso Split View, que permite rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, partindo a tela ao meio. Para fazer a mágica acontecer, com um aplicativo aberto, arraste a tela de baixo para cima para visualizar o dock, a tela de atalhos inferiores. Nele, selecione um app e arraste para cima em uma das extremidades laterais para que este se fixe na tela. O mesmo recurso pode ser usado entre abas do Safari, bastando segurar um link e arrastá-lo para o lado. Ainda, o PiP (Picture in Picture) permite que, através de um simples toque no símbolo de uma seta, possamos assistir a vídeos em tela pequena enquanto realizamos outras tarefas.
Uma possibilidade adicional (e compatível com modelos mais antigos de iPad) é o recurso Slide Over. Com ele, podemos posicionar uma tela de aplicativo ou pasta à frente de outra, ocupando a tela em modo ativo, enquanto a outra fica em plano de fundo. Para acessá-lo, com uma ou duas telas abertas, arraste um novo item que esteja no dock para cima em uma das laterais.
Amplifique a barra de atalhos
Diferentemente do iPhone, que possui espaço para até quatro itens no dock, o iPad pode suportar de 13 até 15 itens dependendo do modelo de seu aparelho. Para alterá-lo, adicionando ou retirando itens do dock, basta segurar e arrastar o ícone desejado para baixo, encaixando-o em um dos espaços disponíveis. Adicionalmente, o iPad conta com um espaço no lado direito desta barra de atalhos que revela três dos acessos mais recentes, amplificando para 18 a gama máxima de itens a serem dispostos no dock.
Abra arquivos recentes com rapidez
Toque e segure uma pasta ou aplicativo compatível por um breve momento — não muito para não ativar o modo jiggle (sacudir, em tradução), que é o modo de edição dos apps na área de trabalho — e uma janelinha irá se abrir contendo os quatro últimos itens utilizados. Essa possibilidade garante um acesso mais ágil aos documentos e arquivos com os quais esteja trabalhando, viabilizando o trabalho multitarefas, tão caro ao iPad.
Mude o tamanho das letras, brilho e filtro das cores
Através da seção Ajustes > Geral > Acessibilidade, é possível: aumentar o tamanho dos textos e descrições que aparecerão na tela do iPad em Texto Maior; reduzir a intensidade das cores mais fortes e brilhantes através do caminho Adaptações de Tela > Reduzir Ponto Branco; e também variar a paleta de cores, deixando-as mais favoráveis para pessoas com discromatopsia, acessando Adaptações de Tela > Filtros de Cor.
Use dois, quatro ou cinco dedos ao mesmo tempo
É possível mover vários aplicativos e pastas de uma só vez na tela principal do iPad. Para realizar este feito, após selecionar e arrastar um item com um dedo, clique com outro em novos itens para que estes sejam carregados consigo ao mesmo tempo!
Outra possibilidade a ser realizada na tela do iPad é tocar a tela com quatro ou cinco dedos e imitar o movimento de fechar como uma pinça para fazer com que os apps e pastas abertas em segundo plano surjam na tela. Esta técnica também funciona no Safari, bastando usar apenas dois dedos.
Transfira conteúdo entre iPhone e iPad
Uma possibilidade muito bem-vinda no iPad é a conectividade com o iPhone. Caso você esteja com os dois aparelhos logados na mesma conta iCloud, com o Bluetooth ativado e o Wii-Fi de ambos conectados na mesma rede, é possível copiar um texto em um aparelho para colá-lo no outro. Ah, e isto também funciona com imagens!
Anote rápido com Apple Pencil
O Apple Pencil se tornou um dos acessórios mais dinâmicos do iPad, possibilitando um aproveitamento ainda maior da tela em atividades como desenho e anotações, mesmo com a tela bloqueada! Para capturar rapidamente uma anotação, simplesmente toque com o Apple Pencil na tela bloqueada do iPad para que o app Notas, estando ele devidamente configurado, se abra. Prático e ágil!
Reconhecer música com a Siri
Uma última dica e que também é muito interessante é a possibilidade de usar o seu iPad, ou iPhone, como um reconhecedor de músicas “de ouvido”. Não é preciso pesquisar a letra e possíveis nomes de artistas quando algum som aparecer e surgir a dúvida. Basta deixar música rolar e, com um toque para chamar a Siri (clicando e segurando o botão de início, ou superior, ou ainda falando “E aí, Siri”) fazer a seguinte pergunta: “Que música é essa?”. Neste momento, a assistente da Apple irá ouvir e procurar pela obra tocada, surgindo logo depois com o nome da música e ainda lhe recomendando um link para compra da mesma!
iPad com mais dicas e truques
É possível conferir novas dicas e truques do iPad sempre que atualizações surgirem através do app nativo Dicas, presente na tela inicial com um símbolo de uma lâmpada, ou dentro do site de suporte da Apple.
E caso queira conhecer mais sobre o novo iPad da Apple, acesse esta matéria com tudo sobre o novo iPad Pro 2021, anunciado recentemente no evento Spring Loaded da Apple!
Fontes: Macworld, TechRadar e Apple.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.