Índice
Para você que gosta de um thriller psicológico a indicação do mês é A Garota no Trem da escritora britânica Paula Hawkins. O romance chegou a ficar em primeiro lugar na lista de best-sellers de ficção do New York Times e já vendeu 2 milhões de exemplares.
Sinopse
“Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas.”
Enquanto está dentro do trem, Rach, gosta de observar as casas que ficam ao lado da linha de trem. Especificamente uma casa. O que ela viu e o que acontece depois? Quem é Rachel? O que aconteceu na vida de Rach? Essas são algumas questões desse romance.
“Observar desconhecidos na segurança do lar, por algum motivo, me traz uma sensação de tranquilidade.”
História
Todas as manhãs um trem, um trem que não é tão rápido. Sempre a mesma linha, de Asbury para Londres. Sempre no mesmo horário às 8h04.
É assim que nossa protagonista passa suas manhãs, dentro do trem. Em um banco surrado, com um sacolejar que para Rachel Watson, é reconfortante. Rach gosta de observar as pessoas em seus lares enquanto está no trem. Ela observa as casas à margem da linha do trem, especificamente uma casa, a casa de nº 15, sua casa favorita.
Nossa protagonista tem imaginação fértil, então passa seus dias assim, observando as pessoas de dentro do trem e imaginando o que podem estar fazendo, fantasiando como seriam suas vidas, seus hobbies, talentos, humores, personalidades e inventando nome para elas. Enfim, Rach prefere estar no trem do que em qualquer outro lugar.
“Eu gosto de trens, qual o problema? Trens são maravilhosos.”
A narrativa é toda em primeira pessoa, basicamente concentrada nos períodos da manhã e da noite. Os capítulos são divididos por protagonistas: Rachel, Megan e Anna. Começa no presente, no ano de 2013, com Rachel, e no capítulo seguinte fazemos uma viagem no tempo e voltamos um ano, com Megan. Essa alternância temporal acontece até perto do fim do livro.
No início da história nos perguntamos o que aconteceu com Rach, que tragédia se abateu sobre ela? Por que ela é tão infeliz e solitária? Por que bebe todos os dias? Por que parece estar tão destruída?
Inicialmente o ritmo da narrativa é lento como o trem do final do dia, o trem das 17h56, mas nem por isso o livro é maçante. Na verdade, a história flui em ritmo adequado e você só larga depois que descobre o que aconteceu na casa nº 15.
Paula Hawkins, nos traz uma história de mistério, mas também sobre relacionamento humano, relações abusivas, amor, traição, amizade e a capacidade do ser humano em seguir em frente ou a dificuldade em continuar em frente ante a desilusão. Paula cria personagens reais com uma série de defeitos e tentativas de acerto.
Personagens
Rachel Watson é a garota no trem. Começa a história completamente quebrada e um dos mistérios é descobrir o porquê de sua infelicidade. Tem sérios problemas de baixo auto-estima e para aplacar a dor emocional acaba por se entregar ao álcool.
“Viver assim, como vivo hoje, é mais difícil no verão, quando o dia é mais longo e o abrigo da escuridão da noite é curto, quando há tanta gente na rua, a felicidade estampada no rosto. Isso é tão cansativo, e deixa a gente se sentindo mal por não fazer parte daquilo.”
Anna Boyd/Watson é a atual esposa de Tom Watson. Considerando que ela “roubou” o marido de Rach, é uma personagem difícil de se gostar, mas você não chega a detestá-la.
Megan Hipwell é a personagem desaparecida. Moradora da casa nº 15. Esposa de Scott Hipwell, cujo nome fictício dado por Rachel era Jess. Megan tem problemas de fidelidade.
Trailer/Teaser
A Autora
Paula Hawkins trabalhou por 15 anos como jornalista, então resolveu escrever ficção e já no seu primeiro suspense se transformou em um sucesso internacional. Sim, A Garota no Trem é o thriller desta escritora nascida no Zimbábue. O romance de Hawkins além de ter sido um sucesso de vendas, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, já foi adaptado para o cinema.
Arte/Acabamento/Revisão
Minha leitura foi no eBook Kindle então apenas posso dizer que mais uma vez a Editora Record fez um excelente trabalho na revisão.
Algumas Capas pelo Mundo
Qual capa você gostou mais?
Trechos
“Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares dentro da minha cabeça.”
“Nunca entendi como as pessoas podem negligenciar com tanta frieza os danos que causam ao seguir o que manda o coração. Quem foi que disse que fazer o que manda o coração é uma coisa boa? É puro egocentrismo, um egoísmo de querer ter tudo.”
Ficha Técnica
Autor: Paula Hawkins
Título Original: The girl on the train
Tradutor: Simone Campos
Tags: Thriller, Literatura estrangeira, Ficção, Thriller psicológico, Mistério
Páginas: 405
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1310 KB
Edição: 1ª (24 de julho de 2015)
Editora: Record
Lançado em: 2015 (Brasil) 2015 (EUA)
Preço sugerido: R$ 37,90
Premiações
A Garota no Trem foi eleito o melhor livro na categoria Thriller & Mistério do Goodreads em 2015.
Curiosidades
A adaptação do best-seller A Garota no Trem chegou às telonas neste mês de outubro.
O longa conta com a direção de Tate Taylor (Histórias Cruzadas). O papel principal, de Rachel Watson, ficou com a atriz britânica, Emily Blunt (O Caçador e a Rainha do Gelo, Looper: Assassinos do Futuro, Meus Dias Incríveis). Megan Hipwell foi interpretada pela atriz Haley Bennett (Marley & Eu, Letra e Música, O Protetor). Rebecca Ferguson deu vida à Anna, a atriz atuou em Missão: Impossível – Nação Secreta, A Tenda Vermelha e Hércules.
Tom Watson foi interpretado por Justin Theroux (The Leftlovers, A Sete Palmos, Psicopata Americano). Luke Evans (Drácula: A História Nunca Contada, Velozes & Furiosos 7 e 6, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, O Corvo, Os Três Mosqueteiros) interpretou o apaixonado Scott Hipwell.
Conclusão
Garota no Trem é um thriller instigante que te faz ficar grudado da primeira à última página. Nós recomendamos. Aproveite que o eBook está na promoção na Amazon por R$ 10,80.
E você, já leu ou assistiu? Vai dar uma chance ao suspense?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.