A música de Luis Fonsi, a famosa Despacito, já quebrou vários recordes desde o seu lançamento. Um dos mais recentes foi o de primeiro vídeo a alcançar 5 bilhões de visualizações no Youtube. Entretanto, parece que o vídeo foi deletado de sua conta oficial por hackers.
O vídeo oficial da música, que conta com a presença também de Daddy Yankee, chegou na marca redorde na semana passada. O Youtube inclusive prestigiou o recorde, o que deu ainda mais visibilidade para a música espanhola.
Mesmo assim, parece que a visibilidade do recorde de 5 bilhões fez om que Despacito virasse um alvo. Os hackers que se autodenominam Prosox e Kuroi’sh deletaram a música e deixaram uma mensagem ativista na página.
Ativismo hacker no Youtube?
Quando qualquer um entra na página oficial de Luis Fonsi no Youtube verá algo diferente na música. Isso porque sua imagem de miniatura agora conta com personagens do seriado La Casa de Papel. Não se sabe ao certo o motivo dos hackers terem utilizado a imagem da série da Netflix.
Além disso, ao tentar clicar no vídeo para assisti-lo, a mensagem de que o vídeo não está mais disponível aparece. Entretanto, pode-se notar uma intenção ativista de certo modo no ato. Isso porque uma mensagem de “liberte a Palestina” (Free Palestine, no original) pode ser vista abaixo do vídeo.
A visibilidade de Despacito
O sucesso da música espanhola é inegável. Isso porque desde que foi lançada, em janeiro de 2017, ela quebrou vários recordes. Seus principais recordes são em streaming de música, incluindo um para seu single como o maior número de semanas em primeiro nos EUA, com 16 semanas consecutivas.
Além deste recorede, Despacito também se tornou a música mais transmitida do mundo depois de atingir 4,6 bilhões de reproduções. Como se não bastasse, um remix da música com Justin Bieber também alcançou um alto nível de popularidade.
De acordo com o Independent, a BBC identificou que uma conta do Twitter parece ser de um dos hackers. Nela, a pessoa diz que usa o script apenas por diversão. Além disso ainda acrescenta:”Não me julgue, eu amo o YouTube”.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.