Índice
Ao usar o computador, às vezes temos que dar uma pausa no que estamos fazendo para poder ir almoçar ou resolver outro problema. Aí, antes de sair de frente da tela, podemos deixar o PC em suspensão, por exemplo. Mas, pode ser que entre desligar, hibernar ou suspender paire uma dúvida na sua cabeça sobre qual a melhor das configurações de energia. Para entender a melhor opção para o seu dispositivo, a depender da situação, confira todas as informações abaixo!
O que é hibernar o PC?
Nem todos os computadores contam com o modo hibernar. Isso porque ele é feito para computadores que podem usar menos energia que no modo de suspensão. Mas esse modo não deixa que o PC volte com muita rapidez. Ou seja, é uma das configurações de energia que exige um uso mais apropriado. A razão disso é que a hibernação desliga e o computador armazena todos os dados e trabalhos realizados numa pasta chamada de Hibernation File (Arquivo de Hibernação, em tradução livre), que fica guardada no disco rígido.
Quando usar o modo hibernar
Esse modo pode ser escolhido no caso de você ficar longe do computador por um tempo considerável (mais longo que um cafezinho, por exemplo) e se você não tiver como carregar a bateria nesse intervalo. Abaixo, você confere um pequeno passo a passo sobre como ativar essa opção em um notebook.
- No Windows, clique nas configurações de energia do computador, indo no botão “Iniciar” e em seguida vá para as “Painel de Controle”;
2. Clique em “Hardware e sons” e veja a seção “Opções de Energia“;
3. Selecione a opção para alterar o funcionamento dos botões de energia e veja as configurações que ainda não são exibidas no momento de desligar (aparece logo na parte de cima da janela).
4. A opção de hibernar aparece nas opções de desligamento e, se estiver disponível, basta clicar na opção de hibernação (caso o seu sistema tenha esse modo de energia).
A vantagem de se escolher esse modo é que todo o trabalho realizado pelo usuário vai para o disco rígido, sem gastar a bateria. O ruim é que esse modo deixa o reinicialização mais lenta.
O que é suspender o PC?
A opção de suspender é equivalente, de certa forma, com deixar o PC “dormindo” — por isso, é chamada de sleep. Ou seja, ele fica apenas em descanso e ele inicia de novo mais rápido que no modo de hibernação. Entre as configurações de energia, essa é a que salva o que foi produzido e desliga a máquina, caso a bateria está acabando. Esse modo, inclusive, é ótimo pela praticidade: você pode apertar qualquer tecla e a máquina já retorna com o que estava em execução antes de você suspender.
Quando usar o modo suspender
Suspender a sua máquina é o modo ideal para quando você irá fazer uma pausa rápida, como ir comer alguma refeição ou mudar de lugar, ao usar o PC. Porém, tenha cuidado ao escolher esse modo se você não tiver como carregar a bateria do seu computador, afinal o consumo de energia é maior do que durante a hibernação.
Para usar esse modo, você pode ir nas configurações de desligamento ou, se estiver usando um notebook, simplesmente fechar a tela. Deixamos uma explicação simples sobre como deixar o seu computador em suspensão, acessando as configurações de energia no Windows. Comece Clique no botão “Iniciar” e depois no botão para desligar. A opção de “Suspender” aparece entre os modos de de energia, no geral:
Se estiver disponível, basta clicar no botão para deixar em sleep. Senão
- Procure por “Painel de Controle” e clique em “Hardware“;
2. Depois, veja a opção de “Opções de energia“;
3. Veja as configurações que não estão habilitadas e, na parte de cima da janela, clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento” (a imagem a seguir mostra essa opção);
4. Por último, Basta clicar na caixa que contém a opção de “Suspensão“. Clique em “Salvar Alterações“.
O que é desligar o PC?
Desligar o PC, a opção mais conhecida, pode parecer simples, mas precisa ser vista com cautela. Apesar do nome ser bem intuitivo, mostrando que tira a ligação do computador à energia, essa função tem alguns detalhes importantes. Além de fechar todos os programas e arquivos abertos, ela funciona para limpar a memória RAM (por isso que, ao reiniciar, por exemplo, o PC acaba processando algumas tarefas com mais agilidade).
Quando usar o modo desligar
Desligue o computador quando tudo estiver pronto, isto é, se você não planeja retomar às mesmas atividades em que você estava antes de desligar. Vale lembrar que a função de desligar limpa a memória RAM e, ao ligar novamente, você terá que esperar um pouco mais para sua máquina iniciar de novo.
Uma observação importante sobre essa opção de energia é que quanto mais arquivos e aplicações estiverem no computador, mais devagar a inicialização será. E o tempo aumenta mais se os programas abrirem de forma automática quando o seu PC está ligando. Só escolha essa opção se não for precisar usar o PC por um longo período, como ao sair de casa ou quando seu expediente termina, por exemplo.
Salvamento de arquivos e configurações de energia: como decidir entre hibernar ou suspender?
Hoje em dia, os computadores contam com funções muito acessíveis na hora de deixar o seu trabalho salvo, mesmo que aconteça uma queda de energia. Se você usa um computador lançado nos últimos anos e acontecer dele travar no meio de alguma tarefa, é bem provável que você consiga desligar a máquina e, ao iniciá-la novamente, conte com algum conteúdo do arquivo salvo. Se estiver editando um texto, aliás, é bem provável que o programa recupere todo ou pelo menos alguma parte do que você produziu.
Ainda assim, quase sempre os programas já contam com avisos antes do fechamento, perguntando ao usuário se eles realmente querem fechar a janela ou aba em atividade. De todo jeito, é bom que você pause (para descansar, afinal você precisa de vez em quando) e salve o que já foi feito, deixando o computador em suspensão (caso volte logo) ou em hibernação (se for demorar um pouco mais). Dessa maneira, você garante que uma parte do seu trabalho está garantido. Seguindo essa regra, você fica menos dependente de configurações de energia para tirar alguma pausa e não perde o seu trabalho.
Veja também:
Perplexity AI é um ChatGPT que te mostra de onde suas respostas foram coletadas
Fontes: Safety Devices | Suporte da Microsoft.
Revisão do texto feita por: Iris Xavier.