Após sofrer grandes mudanças nos Windows 8 e 8.1 e retornar a um formato mais tradicional no Windows 10, o Menu Iniciar pode ganhar um novo “ajuste” em seu design nos próximos meses.
Prevista para o verão norte-americano em meados de julho, na chamada “Atualização de aniversário” do Windows 10 (Anniversary Update), a mudança consiste em um menu “hambúrguer” no canto superior esquerdo e uma coluna específica para exibição dos aplicativos instalados, dispensando a opção “Todos os aplicativos”.
No menu lateral ficariam opções que hoje são agrupadas na parte inferior do menu Iniciar como “Desligar”, “Explorador de Arquivos” e “Configurações”, além do “Perfil do usuário”. Os botões poderiam ser acionados com o menu hambúrguer expandido ou minimizado, conforme a animação abaixo compartilhada pela Microsoft.
By popular request, to ease some concerns, and because @ZacB_ asked nicely, here’s the new start menu in action! ? pic.twitter.com/MiIPO8Epuf
— Jen Gentleman (@JenMsft) April 4, 2016
O espaço extra seria preenchido pela lista de aplicativos instalados, tornando-a acessível sem a necessidade de cliques adicionais. Não está claro como ficariam as seções de “Aplicativos mais usados”, “Novos” e “Sugeridos” neste novo design.
Por enquanto não foram anunciadas mudanças na área reservada aos Live Tiles, os ícones quadrados ou retangulares animados que se tornaram característicos do Windows desde a introdução do Windows Phone.
A Tela Inicial, exibida em tela cheia como no Windows 8 e recomendada para dispositivos Windows 10 com telas sensíveis ao toque, também sofreria alterações semelhantes.
A Microsoft está solicitando feedback dos usuários através de um formulário (em inglês) disponível neste link. Há inclusive uma opção para manter o design atual.
A proposta apresentada ainda não está finalizada e pode sofrer alterações até a liberação do Anniversary Update.
Fonte: Microsoft
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.