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Definir a estética de uma época não é exatamente uma tarefa fácil. As passagens de tempo são muito bem definidas no calendário, mas os fenômenos culturais acontecem de forma ininterrupta. A espontaneidade da cultura não aguarda por datas para dar início ou fim à novas tendências.
Mas quando o assunto são os anos 80, talvez a coisa não seja tão espontânea assim. Cada década teve seus marcos, muitas vezes transbordando para a década da frente ou se nutrindo da anterior. Os anos 80 foram singulares em muitos aspectos, e em especial, a estética. E nesse caso, há um grupo de pessoas e uma linha de tempo mais bem desenhados.
As formas, as cores, o estilo e a moda oitentistas são extremamente característicos. Não são poucas as pessoas que consideram a década como a preferida em termos de estilo de vida, música e design. E de fato, no caso da estética que permeou a década de 80, o chamado Grupo de Memphis teve um papel fundamental.
A origem da estética da década de 80 – Memphis Groups
O Grupo de Memphis foi fundado em 1981 e foi quem introduziu o padrão visual que ao longo da década iria se tornar marca registrada da época.
Ettore Sottsass, arquiteto italiano, foi o principal fundador do grupo. Junto com vários outros designers e criadores insatisfeitos com a abordagem funcional e minimalista do modernismo, desenvolveu a linguagem que deu à estética dos anos 80 o retrato que possui hoje.
O grupo foi fundado na Itália, mas tinha membros de diversas partes do mundo. Alinhados com a tradição do Design Radical, movimento da Itália da década de 60 que questionava a arquitetura modernista, o grupo propôs uma nova linguagem visual e de design. Algumas das ideias que emergiram foram:
- Distorção de formas tradicionais;
- Cores vivas e fortes;
- Foco na ironia social mais do que na função prática das coisas;
Influências além dos anos 80
A primeira exposição do grupo no Salão de Design de Milão em 1981 ganhou grande apelo midiático devido à nova abordagem. Ao fim, acabou por se disseminar por várias áreas da sociedade, sendo um dos principais componentes do visual que estamos acostumados a chamar como típico dos anos 80.
Peter Shire foi outro nome fundamental do Memphis Group. Um dos representantes americanos que participou do Salão de 1981, é dele a Brazil Table. Representada na imagem acima, a imagem é o retrato da proposta do grupo. Inclusive, a MTV, outro marco da década de 80, também foi inaugurada em 1981.
O logo da emissora, em cores fortes e com design gráfico característico do grupo de Memphis, já era indicativo da influência da nova tendência. De fato, as principais revistas e publicações de design da época repercutiram os lançamentos de 1981. Por toda a década o grupo exerceu profunda influência no padrão visual.
O fim da década de 80?
O Grupo de Memphis terminou no ano de 1987. Os vários móveis que foram lançados na feira de 1981 e posteriormente não foram exatamente um sucesso de vendas. Pouco funcionais para a vida doméstica, as criações do grupo acabaram por ser mais influentes como símbolo da cultura visual e de vida do que como utensílios de casa.
Mesmo após o fim em 1987, o design e as formas que marcaram a estética dos anos 80 continuaram a emergir eventualmente. Um bom exemplo é o Apple Watch de 1995, que era dado de presente aos compradores do sistema MAC e é totalmente influenciado pelo visual de 1980. Desfiles de moda e móveis com design contemporâneo frequentemente também retomam o movimento de Ettore Sottsass.
Poucas décadas tiveram um grupo de pessoas e uma estética tão bem definida como a de 80. Você conhecia o Grupo de Memphis? Compraria uma Brazil Table para você? Não foram só os penteados volumosos e o Hard Rock que fizeram a vida nos anos 80. O pano de fundo visual e de formas de todos aqueles anos vieram de uma proposta de design bem definida. E mesmo depois da passagem do ’80’ para o ’90’, essas ideais ainda inspiram criadores ao redor do mundo.
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