Anunciado na Google I/O de 2013 e disponibilizado em versão pré alpha logo em seguida, o Android Studio é a IDE do Google que vai substituir o Eclipse num futuro próximo.
Baseado na IntelliJ IDEA (tecnologia da Jet Brains), a IDE é específica para desenvolvimento Android e oferece diversas facilidades para o desenvolvedor: exportação de múltiplos APKs, desenvolvimento para Android Wear e TV, pré-visualização de layouts em múltiplos tamanhos de tela simultaneamente e um editor de layouts com suporte a temas.
Após dois anos em constante desenvolvimento, o Google liberou publicamente a versão 1.0 RC (release candidate – ou seja, candidata a final). A nova versão traz novos ícones e logo, substituindo o robô Bugdroid por um compasso no estilo Material Design; uma nova tela de instalação, que exibe o progresso de downloads opcionais (como os arquivos do SDK) e um repositório Maven offline – permitindo (enfim) a criação de projetos caso não haja conexão com a internet. Claro, estão incluídas diversas correções de bugs e melhorias de performance.
Caso você já tenha o Android Studio instalado e queira atualizar, basta acessa a opção help / check for update. Verifique o canal em que o seu Android Studio recebe as atualizações e altere-o para Canary Channel. A notificação de atualização será exibida na tela. Basta confirmar. A versão 1.0 RC 1 é instalada em um local diferente da versão beta, e será preciso reimportar seus projetos.
Se você ainda utiliza o Eclipse e o plugin ADT, pode baixar a nova versão do Android Studio pelo site oficial. A IDE está disponível para Windows, Linux e MacOS.
Já experimentou o Android Studio? O que achou da IDE em relação ao Eclipse? Curtiu? Teve algum problema? Conta pra gente nos comentários! 🙂
[via tools.android.com]Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.