A internet é um serviço já tão integrado ao nosso cotidiano que escolher a banda larga ideal chega ser uma decisão difícil. São tantas as opções, como saber qual delas é a melhor?
Desde 2012, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenta ajudar o consumidor a responder essa pergunta a partir de pesquisas de satisfação e qualidade da internet no Brasil. E esse ano não foi diferente.
Durante o segundo semestre de 2016, a Anatel entrevistou 150 mil clientes de todo o país para saber como eles avaliam o atendimento da operadora, funcionamento do serviço e a capacidade de resolução de problemas.
Confirmando a hipótese de que empresas mais locais oferecem um serviço melhor avaliado, a operadora com maior destaque em 2016 foi a Cabo Telecom. Presente apenas no Rio Grande do Norte, a operadora liderou a média de satisfação geral, assim como as categorias estabilidade, atendimento e disponibilidade.
A Vivo também se destacou, mas pela queda de qualidade. A empresa assumiu a banda larga dos antigos assinantes da GVT, que na última pesquisa esteve em 14 estados como a melhor colocada. Já, nesse ano, a Vivo liderou apenas em 6 dos 17 estados que atende.
A Oi, no entanto, foi a empresa com pior resultado em todo o país. A operadora, que atende em 25 estados, esteve entre as cinco piores notas estaduais do Brasil. Além disso, não atingiu sequer 6 pontos de média nos quesitos satisfação geral, velocidade, estabilidade e disponibilidade.
A melhor banda larga de cada estado
No estado de São Paulo, a Tim foi eleita a melhor banda larga. Com uma média 7,36, a operadora ficou entre as cinco melhores do país. A NET, por sua vez, foi a segunda melhor colocada no quesito velocidade, ao lado da Algar, empresa que atua em alguns municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás. Ambas perderam para a Tim.
Em Santa Catarina, por sua vez, deu empate entre NET e Vivo na categoria melhor banda larga. A primeira operadora tomou a dianteira em termos de disponibilidade e estabilidade. Mas, a Vivo superou a empresa na região de Florianópolis quando o assunto foi velocidade.
No Amazonas, a NET repetiu o resultado de SC e foi eleita a melhor operadora de banda larga, inclusive no quesito rapidez. Contradizendo o observado em âmbito nacional, a Oi foi a segunda colocada quando o assunto foi velocidade e satisfação do cliente. A Sky também se destacou como o melhor atendimento. Quatro operadoras foram analisadas no Ceará e a disputa, novamente, ficou entre NET e Vivo. A última operadora teve o melhor atendimento. Já a primeira foi eleita a melhor internet fixa e a melhor banda larga do estado.
Já em Goiás, a Sky mais uma vez foi considerada a operadora com melhor atendimento. NET e Vivo ofereceram as internets mais rápidas, mas, na média geral, a NET foi a grande vencedora.
Para conhecer o desempenho das operadoras dos demais estados ou ter acesso a informações mais detalhadas, é só acessar a pesquisa clicando aqui. Vale ressaltar que a pesquisa não abordou nenhuma das operadoras de atuam no Amapá.
O site Melhor Plano também criou um mapa interativo com os resultados, apresentando-os de modo mais convidativo.
O que você acha da internet banda larga no Brasil? Qual foi o desempenho da sua operadora? Deixe sua opinião nos comentários!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.