Índice
Durante o Power Next Edge, a Dell e a NVIDIA anunciaram uma novidade importante para profissionais que trabalham com inteligência artificial. As companhias estão unindo forças para lançar servidores de IA que irão permitir o impulsionamento de diversas tarefas, como por exemplo: reconhecimento de fala, segurança cibernética, sistemas de recomendação e um número crescente de serviços inovadores baseados em linguagem.
A nova geração terá 15 modelos de servidores Power Edge, e empresas interessadas já podem fazer o teste gratuito. Confira o que foi anunciado.
15 novos servidores da IA com ecossistema de NVIDIA
A Dell anunciou que sua próxima geração de servidores Power Edge, voltados para IA, será lançada com o suporte para as aplicações de IA voltados apenas para o desenvolvimento de funcionalidades de inteligência artificial.
As empresas esperam que o desenvolvimento ajude profissionais de diversos campos tenham um dia a dia mais produtivo por meio dos avanços oferecidos pelas GPUs e DPUs da NVIDIA, estas também desenvolvidas e focadas para o mercado de inteligência artificial. As companhias são parceiras há 25 anos e esperam que este novo lançamento marque uma nova etapa.
À medida que a quantidade de dados no mundo se expande, a maioria da capacidade de tecnologia da informação estará a serviço da inteligência da máquina. Construir sistemas para IA primeiro é uma grande oportunidade para colaborarmos.
Michael Dell, Diretor Executivo da Dell
Maior eficiência energética e economia
Segundo o comunicado para a imprensa, os novos servidores de IA receberão as Unidades de Processamento de Dados (DPUs) Bluefield, estas que conseguem entregar “descarregar, acelerar e isolar as pilhas de sistema operacional e de rede do data center”. Na prática, é possível ter acesso à uma redução de 25% no uso de energia elétrica, o que trará uma economia significativa no final do mês.
A expectativa é permitir o acesso por meio de diversos canais: instalações privadas, híbridas ou completamente online. Servidores que rodarem o vSphere 8, solução de data center seguro da NVIDIA, também estão aptos para entregar uma maior produtividade para os profissionais que trabalham com IA. Os aplicativos do ecossistema de IA incluem:
- Clara Parabricks: para genômica;
- MONGE: imagiologia médica;
- Morfeu: segurança cibernética;
- Metropolis: análise de vídeo no setor varejista;
- DeepStream: visão computacional;
- Merlin: sistemas de recomendação;
- E muitos outros.
O grande foco está em oferecer um servidor que consegue gerar uma economia de energia sem a necessidade de deixar a potência de lado, além de ter aplicações de IA que foram desenvolvidas para avançar com diversos tipos de projetos.
Além das DPUs Bluefield, as placas de vídeo H100, desenvolvidas para o setor empresarial, serão inclusas nos novos servidores de IA. Foi prometido que o processamento de dados será 25 mais rápido em relação à geração anterior, assim como os servidores Power Edge, com estas GPUs, serão 300 vezes mais eficientes em termos de energia para executar inferência em modelos de linguagem grandes – aqueles excedendo 500 bilhões de parâmetros – quando comparado aos servidores não acelerados da geração anterior.
Novidade pode ser testada gratuitamente
Para permitir que os interessados já tenham acesso aos benefícios dos novos servidores, foi disponibilizada uma página online que deve ser preenchida e logo em seguida, caso esteja dentro dos padrões estabelecidos, o acesso à prévia será liberado por meio do NVIDIA LaunchPad. A potência máxima será aproveitada sem nenhum pagamento necessário.
A previsão de lançamento é para a quarta semana de janeiro de 2023 e informações de preço ainda não foram informadas. É esperado que empresas que possuem alta demanda e precisam de potência para entregar seus projetos sejam o principal público-alvo.
O que achou do anúncio das duas empresas? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
NVIDIA Retail AI é lançada para prevenção de roubos
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.