O conteúdo visto em filmes de ficção científica ficam sempre mais próximos da realidade dia após dia. E falando nisso, hoje foi apresentado o Vision AVTR, o carro da Mercedes-Benz que pode ser controlado pela mente. O veículo foi apresentado durante o IAA Mobility, evento sobre mobilidade urbana, que acontecerá em Munique, Alemanha, substituindo o famoso Salão de Frankfurt.
O nome do veículo, Vision AVTR, é uma sigla para Advanced Vehicle Transformation (algo como “Transformação Avançada de Veículo”, em tradução livre), sendo este nome inspirado no filme Avatar, pois o carro possui capacidade de se conectar ao condutor e/ou passageiro, inclusive de forma orgânica, como podemos ver no filme.
A novidade marca uma parceria entre a Mercedes e a Disney, entregando este carro futurístico. O IAA Mobility acontecerá entre os dias 07 e 12 de setembro deste ano e nele a empresa mostrará ao mundo como este carro poderá oferecer a oportunidade das pessoas controlarem o veículo usando apenas o pensamento.
Como funcionará o Vision AVTR?
O carro controlado pela mente funcionará através do que é chamado de BCI (“Brain Computer Interface“, ou, “Interface do Cérebro do Computador”, em tradução livre), que age da seguinte forma: a pessoa colocará o BCI em volta da cabeça, se concentrará no símbolo marcando o local de onde quer ir, o BCI lerá as ondas cerebrais e codificará essas informações para o computador de bordo do carro e logo em seguida o veículo começará a viagem.
Ao colocar o BCI na sua cabeça, aparecerão pontos na tela do carro, e dentro de um minuto, mais ou menos, o aparelho sincronizará seus padrões de ondas cerebrais com o automóvel.
Essa tecnologia já é utilizada para pessoas que possuem mobilidade limitada, oferecendo uma oportunidade de realizar suas ações. Avançando nesse sentido, agora estamos observando a implementação desta iniciativa em veículos. Outras funções estão sendo pensadas para complementar o conceito dessa experiência, como a troca de toque em telas — trocar de música ou alterar a temperatura do ar condicionado, por exemplo — por mostrar estes ícones ao abrir sua mão, daí você só precisaria pensar no que fazer para que o BCI leia suas ondas cerebrais e trabalhar para aquilo ser feito.
Vale lembrar, no entanto, que esse ainda é um carro conceito da Mercedes, ou seja, ele está longe de chegar aos consumidores finais, que somos nós, reles mortais. Mesmo assim, isso prova que a tecnologia avança a passos larguíssimos.
Veja também:
Confira tudo sobre o Tesla Bot, robô com tecnologia de carros.
Fonte: Autoevolution | TechRadar
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.