Buscando se reestruturar, o Twitter foca suas ações para se tornar mais fácil e atraente para comercialização de produtos e serviços. Para isso a empresa tem implementado páginas especializadas em produtos e locais que irão fornecer tweets e informações relevantes, bem como oportunidades para fazer compras.
O movimento é a mais agressiva tentativa do Twitter para entrar no e-commerce desde o início da plataforma, em 2006. Alguns novos recursos Twitter já podem ser observados, por exemplo no livro Perdido em Marte (The Martian – Leia nossa resenha aqui). Os produtos também poderão ser organizados pelos usuários em curadorias ou coleções. A estratégia publicitária da companhia, também envolve o engajamento de empresas e celebridades como a cantora pop Demi Lovato, Nike e The Ellen Show .
A gerente de produtos do Twitter, Amaryllis Fox, também deu a entender que a empresa pode introduzir recursos adicionais em breve, visando tornar as vendas mais personalizadas: “Nos próximos meses testaremos novas experiências, tentando fornecer a informação mais personalizada e relevante sobre os lugares e as coisas que as pessoas queiram explorar.“, escreveu no blog oficial anunciando as mudanças.
Os novos esforços com foco no comércio eletrônico seguem uma série de mudanças que a companhia está implementando, seguindo o Project Lighting, o recurso faz uma coletânea com os principais eventos que estão acontecendo ao redor do mundo em tempo real, fornecendo aos usuários a melhor maneira de seguir as notícias ao vivo.
As iniciativas são uma tentativa do Twitter se reestruturar para recuperar a tendência de queda que vem sofrendo. Além do lento crescimento de receitas e usuários, o último relatório trimestral da empresa apontou números ruins fazendo com que as ações da empresa caíssem 25% nos últimos 3 meses.
Nas últimas semanas, surgiram sérias dúvidas sobre a liderança da empresa, gerando críticas de investidores, como Chris Sacca, que classificou a substituição do comando da empresa como “superficial e confusa“. Há pouco menos de um mês, Dick Costolo renunciou como CEO do Twitter. Atualmente Jack Dorsey está ocupando o posto CEO interino até que a empresa escolha um nome permanente para a posição.
O e-commerce tem sido uma pedra no sapato para o Twitter. Embora a empresa sempre tenha sido vista como uma plataforma de grande potencial para o anúncio de vendas de produtos, a companhia ainda não descobriu como aproveitar esse potencial.
Em setembro do ano passado, a empresa introduziu um botão “Comprar“, mas seus efeitos ainda são limitados e não constituíram uma receita substancial para o Twitter, além da publicidade, o recurso ainda não atraiu a maioria dos usuários. Além disso, a empresa também vem fazendo aquisições no segmento de comércio eletrônico, como o caso da compra da startup de pagamentos CardSpring em julho do ano passado.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.