Índice
A semana está apenas começando, mas a OpenAI ainda tem uma leva de anúncios para fazer até sexta-feira. A de hoje é a liberação da Sora, inteligência artificial que cria vídeos apresentada pela primeira vez ao mundo. Já disponível para usuários pagantes, incluindo brasileiros, veja como ela funciona e cada uma das funcionalidades que soam bastante interessantes para uma primeira versão final.
Ferramentas da Sora
A ideia da OpenAI é permitir que sua IA que cria vídeos seja usada como um complemento aos criadores, em vez de substituí-los. Com isso mente, uma série de recursos foram colocados na Sora. Vamos conhecer cada um deles de perto?
Aba Featured
O primeiro destaque fica para a aba Featured. Por ali, você pode verificar diversos vídeos criados por usuários da Sora, seja para se inspirar ou usar um deles em novos conteúdos.
Quando clicar em uma opção, será possível ver o comando de texto usado para que ele fosse gerado ou até mesmo receber informações se aquela é apenas uma imagem estática que ganhou movimento via IA.
Storyboard
A aba Storyboard da IA que gera vídeos é onde a mágica acontece: além de digitar os comandos de texto ou enviar conteúdos usados como base, será possível escolher a proporção dos vídeos criados, a duração, a quantidade de vídeos recebidos e até mesmo criar duas cenas que serão unificadas em um mesmo vídeo.
Neste primeiro momento, a Sora consegue criar vídeos de até 20 segundos em resolução FHD.
Re-Cut
Quando não gostar de um vídeo criado pela IA, você pode usar a ferramenta Re-cut, que permite cortar e selecionar uma cena que mais gostou de um vídeo, para que ela tenha sua duração aumentada.
Após clicar no botão de Recut, basta cortar o vídeo e esperar que a cena preferida tenha sua duração aumentada. Simples e fácil.
Loop
Já falando sobre a funcionalidade Loop, ela permitirá que você selecione uma cena inicial ou de um vídeo e transforme isso em um vídeo infinito, dando três opções que podem ser escolhidas conforme o tipo de vídeo criado. A ideia aqui é permitir que o vídeo não tenha fim e possa ser usado em diversas formas pelos criadores. Veja a explicação abaixo:
Remix
Também há o Remix, que permite adicionar, remover ou editar elementos em um vídeo. Para isso, basta clicar no vídeo após ele ter sido criado.
Após clicar no botão de Remix, basta digitar as mudanças e escolher a intensidade da alteração, o que também impactará o resultado. No exemplo que aparece na foto acima, o tipo de casa foi alterada em um vídeo sem que a paisagem em volta ou o tipo de filmagem. Incrível, né?
Blend
Por fim, temos o Blend, que basicamente conecta dois vídeos, sejam eles criados pela Sora ou salvos em seus computador. Para isso, basta apertar o botão de Blend e uma tela com ambos os vídeos será aberta. Você pode selecionar a intensidade em como eles serão conectados e também selecionar a exata parte em que eles se tornarão um vídeo só.
A OpenAI também divulgou uma série de vídeos explicativos sobre como usar a Sora em seu canal no YouTube, não deixe de conferir.
Preço e disponibilidade
Assinantes dos planos GPT Plus e GPT Pro podem fazer o uso completo da ferramenta de criação de vídeos por meio do site oficial.
Quem opta pelo GPT Plus, que custa 20 dólares (R$ 121,58 em conversão direta), pode criar até 50 vídeos. Já assinantes do plano GPT Pro, que custa 200 dólares (R$ 1215,80 em conversão direta), podem criar até 500 vídeos em alta resolução.
Quem paga pelo planos mais barato não pode enviar/criar conteúdos que tenham pessoas, em nome da segurança, mas a OpenAI não descarta a liberação no futuro.
O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!
Assista ao vídeo
Veja também
Com informações: OpenAI (1 e 2)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.