Os sensores biométricos marcam presença em poucos dispositivos, mas é natural os próximos smartphones topo de linha adotem o recurso. A prova disso é a intenção do Google de incluir o suporte nativo para sensores de impressões digitais na próxima versão do Android.
Segundo o BuzzFeed News, a solução da companhia irá permitir que usuários desbloqueiem seus celulares e substituem senhas dentro de aplicativos, assim como a plataforma TouchID da Apple.
Algumas fabricantes que utilizam do Android já incluíram sensores biométricos em seus aparelhos, como a Samsung e Huawei. Para isso, elas precisaram desenvolver seus próprios sistemas de autenticação. Com o suporte nativo no Android, o custo para outras fabricantes incluírem o sensor fica significativamente menor. Além disso, uma plataforma única facilita a integração com aplicativos.
Quando a Apple abriu o seu sistema de autenticação para terceiros, os desenvolvedores rapidamente adotaram o recurso. Comunidades de desenvolvimento afirmam que os apps que suportam o TouchID finalizam mais vendas do que aplicativos que não o utilizam, sugerindo que os consumidores se sentem mais seguros com o recurso.
No começo desse ano, Dennis Woodside, ex CEO da Motorola, revelou que o projeto original do Nexus 6 incluía um sensor para impressões digitais, porém a ideia foi deixada de lado após a Apple adquirir a AuthenTec, empresa responsável pela produção do hardware. Segundo Woodside, o sensor ficaria na parte côncava onde está a marca “M” do Nexus 6.
É provável que o Google anuncie a novidade nessa semana durante a conferência I/O 2015, que acontece nos dias 28 e 29 em São Francisco nos EUA.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.