A história é sempre a mesma. Antes de tirar aqueles merecidos dias de folga, você liga a mensagem automática de “Aviso de Férias” (o conhecido “out of office reply”) no Outlook ou outro serviço de email da empresa.
Dias depois, quando voltar ao trabalho, encontrará a caixa de e-mails lotada, sendo que boa parte do conteúdo já foi finalizado ou respondido. O resultado: horas e horas de separação do joio do trigo.
Pensando em uma forma sensata de resolver esse problema, algumas companhias americanas estão autorizando que empregados deletem todas as mensagens recebidas durante as férias.
Segundo o jornal The New York Times, empresas como a montadora americana Daimler estão criando o “E-mail em Férias”, programa onde o empregado pode informar, educadamente, que os e-mails recebidos durante as férias serão automaticamente deletados, mas oferecendo contatos de emergência, caso o cliente necessite de uma resposta urgente.
A adesão ao novo programa é voluntária para os mais de 100 mil funcionários da empresa, mas a resposta é “99% positiva”, segundo afirma Oliver Wihofszki, representante da Daimler. “Todos dizem que esta é uma ótima alternativa”, completa.
Caso isso não seja possível em sua empresa, uma alternativa seria sugerir ao leitor do seu “aviso de férias” que entre em contato para confirmar se o caso foi retomado ao final do período.
Fonte: LifeHacker, com informações do The New York Times.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.