Conheça o Dash Cart, novo carrinho de compras inteligente da Amazon que sabe o que você está comprando

Avatar de bruno martinez
Novo carrinho de compras inteligente Dash Cart, da Amazon, detecta os produtos colocados em seu interior e calcula automaticamente o valor da compra

A Amazon lançou o Dash Cart, um carrinho de compras inteligente, nesta terça-feira (14). O objetivo do dispositivo é tornar a ida ao supermercado mais funcional, rápida e menos dependente do contato com pessoas. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o novo tipo de carrinho pode se mostrar uma boa opção para auxiliar nas compras básicas.

O Dash Cart possui um conjunto de câmeras, sensores e uma balança integrada. Por meio desses recursos, o carrinho de compras detecta quais itens (e quantos) foram colocados em seu interior e calcula o valor total da compra, que é descontado automaticamente do cartão que o usuário cadastrou na sua conta na Amazon. Sem precisar passar por um “caixa humano”.

Como o Dash Cart funciona

Ao chegar num supermercado da Amazon, o cliente faz login no app da empresa usando um QR Code. Em seguida, é hora de colocar produtos nas sacolas para, depois, colocá-las no carrinho inteligente, que comporta até duas sacolas.

O Dash Cart emite um bipe quando o produto for identificado corretamente ou pisca uma luz laranja se este precisa ser adicionado novamente, para que o dispositivo o identifique.

Novo dash cart da amazon
Dash Cart traz uma tela touch que mostra lista de compras

O carrinho de compras inteligente da Amazon também conta com uma pequena tela touchscreen, na sua parte superior, que mostra as listas de compras do usuário (montadas via Alexa). Outro recurso que o Dash Cart traz é um scanner de cupons, que aplica descontos à compra do cliente.

Depois que a compra é concluída, o cliente pode escolher um caixa digital que cobra suas compras automaticamente. O recibo é emitido via e-mail e o usuário não precisa passar por um “caixa humano” para ter suas compras cobradas.

Possíveis planos da Amazon 

A ideia da Amazon é implementar o Dash Cart a uma unidade da sua franquia de supermercados, que fica em Los Angeles (EUA), até o fim deste ano. Porém, essa unidade não faz parte do megaempreendimento Amazon Go Grocery, de supermercados automatizados. É apenas um supermercado “normal”, que vai contar com carrinhos de compras inteligentes da Amazon.

Isso vai ser possível porque apesar do processo de compra com o Dash Cart ser parecido ao que acontece nas lojas automatizadas Amazon Go Grocery, o carrinho de compras possui uma inteligência própria. Ou seja, ele não depende de câmeras e sensores instaladas nas paredes e no teto do estabelecimento para funcionar, porque já traz essa tecnologia embutida.

Amazon
Jeff Bezos, diretor-presidente da Amazon

De acordo com a Amazon, o novo carrinho de compras inteligente foi projetado para pequenas e médias compras, já que comporta até duas sacolas de produtos. Por ora, a empresa vai testar o novo dispositivo numa unidade pequena de supermercado e não entrou em detalhes sobre seus planos de expansão para as unidades de supermercados. 

Caso o Dash Cart seja um sucesso entre os clientes, é possível que a empresa expanda o uso do carrinho de compras inteligente para outras unidades da sua franquia tanto de supermercados “normais” quanto dos automatizados.

O Dash Cart é fruto de um esforço da Amazon de longa data, que busca aplicar a experiência que a empresa angariou desenvolvendo produtos com tecnologia integrada à Alexa (desde microondas a relógios de parede) em dispositivos para sua franquia de supermercados.

Amazon Go Grocery: compras automatizadas

Funcionário do amazon go grocery
Amazon Go Grocery traz sensores e câmeras que automatizam compras

A Amazon inaugurou este conceito de compras, em fevereiro deste ano, com uma unidade da franquia Go Grocery em Seattle (EUA), que possui mais de três mil metros quadrados.

O supermercado traz cerca de cinco mil produtos únicos, desde industrializados até orgânicos. Por meio de sensores, instalados no teto, e câmeras, nas paredes, o supermercado contabiliza automaticamente os produtos que os clientes colocam nos carrinhos.

Ao terminar as compras, o cliente pode sair da loja sem precisar passar por um “caixa humano”. Isso porque graças ao sensores e câmeras espalhados pelo estabelecimento, o valor da compra já é descontado automaticamente do cartão que o usuário cadastrou à sua conta da Amazon.

Fontes: Mashable e The Verge


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados