Índice
A CyanogenMod 11, versão mais recente da maior e mais popular ROM customizada para dispositivos Android, tem cada vez mais adeptos. O que muitos recém-chegados ao universo da ROM não sabem é que ela oferece recursos interessantes que não são habilitados por padrão. Confira algumas dicas que podem facilitar seu dia a dia:
-
Personalize as configurações rápidas
Por incrível que pareça, vários usuários da ROM desconhecem as possibilidades de personalização da barra de configurações rápidas. É possível adicionar novos (e incrivelmente úteis) tiles e reduzir o tamanho deles, de forma a agregar quatro em uma só linha.
Basta acessar conifgurações / gaveta de notificações / painel de configurações rápidas. Acesse então botões e layout para adicionar novas tiles. Caso queria habilitar o grid com mais blocos por linha, marque a opção “exibir botões pequenos”.
-
Habilite a reinicialização avançada
A reinicialização avançada permite que você acesse opções de inicialização geralmente acessíveis apenas por uma combinação de botões físicos. É um recurso excelente pra quem precisa acessar o modo Recovery com frequência. Para habilitá-lo, ative primeiro as opções de desenvolvedor em configurações / sobre o telefone. Toque 7x em “versão da compilação”. Volte ao menu anterior e acesse opções de desenvolvedor. Marque, então a opção reinicialização avançada.
-
Adicione o botão de captura de tela no menu de desligamento
Usuários que utilizaram a ROM em meados de 2010 vão se lembrar disso. Nos primórdios da CyanogenMod, a ROM oferecia, por padrão, uma opção de captura de tela direto do menu de desligamento. Em muitos casos, isso tornava o processo bem mais ágil e prático – permitindo, por exemplo, tirar screenshots com uma só mão. Com a evolução dos dispositivos e os novos padrões de captura de tela, os desenvolvedores preferiram esconder essa funcionalidade para ganhar mais espaço no menu de desligamento. Felizmente, é possível habilitá-lo facilmente em configurações / botões / menu de energia. Marque a opção captura de tela e volte ao menu anterior.
-
Experimente temas
A Cyanogenmod 11 possui uma engine que permite aos desenvolvedores a criação de temas complexos, modificando absolutamente todos os aspectos do aparelho. Com eles, é possível personalizar fontes do sistema, cores, ícones, papéis de parede, pacotes de ringtones e até mesmo a bootanimation. Você também pode mesclar características de vários temas simultaneamente. É possível utilizar, por exemplo, fontes de um tema X, pacotes de sons de um tema Y e a animação de boot de um tema Z. Flexibilidade total!
Baixe o aplicativo Cyanogen Theme Showcase para explorar os temas disponíveis para download. Ao baixar algum tema, basta ativá-lo em configurações / temas.
-
Bônus: Utilize o CyanDelta para atualizar sua ROM
As versões nightlies (que contém as últimas alterações no código fonte da ROM) são lançadas quase que diariamente. Se você – como eu – é early adopter e atualiza a CyanogenMod sempre que pode, vai gostar do CyanDelta.
O CyanDelta é um aplicativo que, utilizando um arquivo de instalação (nightly) como base, detecta as mudanças no código fonte até o dia atual e faz o download apenas destas alterações. O aplicativo então, se encarrega de recompilar e gerar um novo arquivo .zip instalável. Na prática, significa que você baixa algo entre 10 e 30MB ao invés dos 200MB comuns nos pacotes de instalação.
Como se não bastasse, o CyanDelta ainda mostra a lista de mudanças e permite que você instale a nova atualização automaticamente após o download (desde que seu sistema de recovery seja compatível).
Curtiu o post? Utiliza a Cyanogenmod, tem mais alguma dica e quer compartilhar com a gente? Comente aqui embaixo! 😀
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.